Advertisement

Main Ad

De Filhos a Senhores do Futebol


Anos e anos de preparação, anos e anos de sonho, a percorrer uma possibilidade de uma carreira de profissional de Futebol. Horas e horas de esforço e de dedicação, porque, segundo quem lá anda, a viagem entre a Formação e a Profissionalização é uma tarefa árdua e que certamente não será para todos. Para falar sobre o caminho que qualquer jovem em qualquer Escola de Formação terá de percorrer até pisar os relvados dos melhores campeonatos, até repetir as pisadas dadas pelos seus ídolos, baseio-me no programa da Sport TV, transmitido na passada quinta-feira, intitulado “ Report TV – Filhos do Futebol “.
O programa consistia nos depoimentos de vários intervenientes do Futebol, todos eles ligados ao Sporting Clube de Portugal: Rui Patrício e Adrien Silva, que em jeito de flashback olhavam para imagens da sua Formação, comentando-as e recordando histórias dos seus 14/15 anos; Aurélio Pereira, também conhecido como “Senhor Formação”; Luís Martins, actual Treinador da Equipa B do Sporting; Rúben Semedo e Gelson Martins, que sem o suporte visual falavam só da sua experiência enquanto atletas jovens da Academia de Alvalade; e dois jovens Juniores actualmente residentes na Academia e atletas do Sporting.
Escusado será dizer que, com este painel, disseram-se muitas e excelentes coisas em relação ao Futebol de Formação, ao percurso do sonho e que condicionantes existem para lá chegar. Vamos por citações:

Aurélio Pereira sobre Fábio Paim: “ Nunca fez mal a ninguém. A única coisa que fez foi mal a si próprio. Factores externos que não se conseguem controlar. ”

Ficamos a saber através do documentário que Fábio Paim continua a ser o exemplo apresentado a não seguir pelos jovens que são trabalhados na Academia. Todos conhecemos esta história e o seu talento voltou a ser enaltecido no programa por Rui Patrício e Adrien. Que nunca tinham visto nada assim. Factores externos? A minha interpretação leva-me ao background do menino Fábio Paim, onde cresceu, como cresceu, factores realmente muito difíceis de contornar. Os conselhos do Treinador devem ser seguidos, mas como entrar na cabeça destes miúdos? Nem o “Senhor Formação” considera esta tarefa fácil.

Aurélio Pereira: “ Jogadores que começam a ter sucesso muito cedo, é mais natural que muita gente os queira acompanhar e nesses períodos nem sempre as pessoas estão preparadas para lidar com essa fama. Os mais influenciáveis acabam por ter esse fim.”

Declaração baseada no facto de Fábio Paim, Ricardo Fernandes e Adrien Silva terem sido aliciados pelo Chelsea na sua fase de Sub-15 para prestarem provas, sendo que Fábio Paim prefiro nem saber onde joga, Ricardo Fernandes em equipas distritais de Coimbra e Adrien Silva titular da selecção campeã europeia de 2016… Mas a Fama é difícil para o jovem atleta? Se é. Valerá a pena um jovem atleta fazer a sua Formação, não nos melhores clubes, mas em clubes onde tenham a certeza que estão a ser devidamente potenciados pelo seu Treinador e, aquando da mudança para o Futebol de 11, procurarem encaixar nas melhores equipas que jogam os melhores campeonatos? Concordando com estes três casos temos a opinião de Luís Martins, quanto às condições de Formação entre os dois países…

Luís Martins: “ O Futebol de Formação em Inglaterra não tem as mesmas condições que cá em Portugal ”

Referia-se à falta de qualidade dos processos, falta de qualidade das equipas e quadros competitivos menos exigentes. Interessante, não é? Mas quando é que a Inglaterra ganhou algum título nacional? Então qual é a pressa?
Quanto ao Processo de Formação, temos excelentes opiniões também dos mesmos ilustres, senão vejamos…

Rui Patrício: “ Os miúdos têm é que se divertir. Não pode haver a pressão que actualmente existe ”



Contextualiza-se esta opinião no comportamento dos pais durante os jogos, mas sobretudo na pressão que os jovens atletas trazem de casa. Quem na minha opinião pode e deve colocar pressão? O Treinador. Esse sim pode e deve exigir, porque se a exigência não for a máxima do trabalho desenvolvido, andamos simplesmente a “dar pão para malucos”. O comportamento dos pais durante o jogo, e até nas abordagens com os filhos em casa, deverá ser sempre de incentivo. Incentivo à prática, incentivo ao sonho, incentivo a arriscar e acima de tudo, incentivo a cumprir com os pedidos do Treinador. Isto porque…

Adrien Silva: “ Tivemos as pessoas certas ao nosso lado que nos souberam levantar “

Será que acreditamos que todos estes craques a dada altura das suas carreiras não tiveram dúvidas em relação aos seus futuros? Se lá chegariam ou não? Foi sempre tudo fácil? Relembrar que Adrien deixou os pais residentes em França com apenas 14 anos para morar na Academia. Um grande sacrifício para uma possibilidade de carreira. Porque aos 14 anos o máximo que um jovem pode ter no Futebol é uma possibilidade, nunca uma certeza, isto porque segundo Aurélio Pereira...

“ É preciso que tudo corra muito bem, há tantos obstáculos para se ter sucesso. É preciso encontrar as pessoas certas ”

Lembrar que Rui Patrício foi aposta de Paulo Bento, erro após erro após erro. Nas bancadas pedia-se Stojkovic, mas Paulo Bento formou o melhor Guarda-Redes português desde Vítor Baía. E o único campeão europeu e titular pela selecção.
Para rematar a mais importante das declarações e aquela que verdadeiramente ficou na minha cabeça em relação àqueles que lá chegam…

Aurélio Pereira: “ Há aqueles que podem ser e aquele que querem ser”

Esta sem dúvida que retive. Sem mentalidade não há quem resista. Neste ramo e noutro qualquer. Quem não alimentar o sonho, quem não tiver quem lhe alimente o sonho jamais terá possibilidades de lá chegar. Recordo declarações de Rio Ferdinand quando diz que trabalho bate o talento por grande margem. E concordo. Treinador potencia Talento através do Trabalho, atleta sonha com o estrelato, trabalhando para lá chegar, e em casa alimenta-se este sonho. E a História faz-se daqueles que querem ser.

                                                                                            Pedro Cardoso


Enviar um comentário

0 Comentários