Advertisement

Main Ad

A Preparação Psicológica dos Guarda-Redes de Elite


Hoje venho falar-vos sobre algo que me desperta bastante interesse quando se fala da preparação do atleta ao mais alto nível, e não só, e que é uma área onde nem sempre as opiniões são fáceis de aceitar, visto que o domínio do Treinador é normalmente reduzido. Pode-se falar em várias dimensões na preparação do atleta: técnicas, tácticas, físicas e psicológicas. Irei abordar sucintamente (devido à sua dimensão) um pouco a dimensão psicológica por defender e acreditar que esta dimensão tem grande influência sobre todas as outras, tanto pela positiva como pela negativa.
Quantos de nós, Treinadores, por vezes não conseguimos perceber o porquê de determinada decisão ou de determinada prestação do nosso Guarda-Redes? Eu diria muitos. Diria ainda que por vezes nem pensamos nem valorizamos esta preparação psicológica, quer seja do Guarda-Redes quer seja de qualquer outro jogador. No Guarda-Redes, por toda a envolvência em torno da posição, a solidão, o erro, etc., esta dimensão devia merecer especial atenção.
O exemplo que vos trago é o de Rui Patrício, o nosso Guarda-Redes campeão europeu e uma estratégia que ele usa para a sua preparação – o Yoga. Não sou praticante de Yoga nem conheço os detalhes, mas após algumas pesquisas despertou-me o interesse. Uma rápida pesquisa fala-nos em que “seguir e conhecer os exercícios físicos e mentais do Yoga traz benefícios e pode até resultar em mudanças radicais de vida.” Isto interessa! Indo mais a fundo, “a importância do equilíbrio entre o corpo, a mente, a energia e as emoções.”. Isto interessa ainda mais! Em qualquer atleta de alto rendimento, ainda para mais num Guarda-Redes, a capacidade de controlo corporal, o foco e frescura mental, a economia energética e a gestão emocional são elementos fundamentais para uma performance de alto nível.


No caso de Rui, como pode ler-se na hiperligação disponibilizada abaixo, ele vai mais além, referindo até outras técnicas:
         “A primeira melhoria que notei com a prática do Yoga foi na postura. Trabalho o equilíbrio, a concentração, a flexibilidade e a estabilidade, que são muito importantes na minha profissão. O meu trabalho à baliza e o Yoga têm em comum o uso da mesma ferramenta: o corpo - o que torna esta prática ainda mais especial para mim. Aliando-a ao relaxamento e à meditação, sinto-me mais tranquilo e completo.”
Falamos aqui de várias coisas bastante interessantes na preparação do Guarda-Redes: as posturas, o equilíbrio, a concentração, a flexibilidade e a estabilidade. Para além do Yoga, Rui Patrício refere ainda o relaxamento e a meditação como peças fundamentais na preparação para a sua profissão.
Concluindo, a meu ver, fica clara a importância da preparação psicológica do atleta ao mais alto nível. Esta é uma área que acho que é difícil para os Treinadores na sua larga maioria. Podemos pesquisar e tentar criar estratégias para uma performance mais elevada, mas penso que nestes casos (ao mais alto nível) devemos tentar encaminhar o atleta para pessoas especializadas na área (da preparação mental). Queria vos deixar algumas questões:

A preparação psicológica é somente importante num nível de elite? Quando se deve começar a preparação psicológica do atleta (idade)?
Como Treinadores já sentiram a influência “do psicológico” num rendimento desportivo (quer pela negativa quer pela positiva)? Outras estratégias que conheçam e queiram partilhar? 
Juntos somos mais fortes!




Miguel Menezes



Enviar um comentário

0 Comentários