Advertisement

Main Ad

Antevisão 2017/2018: Sport Lisboa e Benfica


              Tendo já sido feitas antevisões sobre as possíveis épocas de Futebol Clube do Porto, Clube de Futebol Os Belenenses e Sporting Clube de Portugal, é tempo agora de abordar aquilo que o Sport Lisboa e Benfica, candidato ao título juntamente com Porto e Sporting, terá de conseguir manter e naquilo que terá de dar o passo seguinte, para conseguir o almejado pentacampeonato.
                Iniciam-se hoje os primeiros passos na caminhada do SL Benfica 2017/2018. Depois de na época anterior, apesar de não ter sido brilhante com um plantel que desde cedo se percebeu que era o melhor em Portugal, o clube conseguiu um inédito Tetracampeonato e mantém a bitola muito elevada para os rivais.
                Depois de se terem terminado as competições, têm surgido várias polémicas à volta do campeão nacional, com os principais rivais a ditarem uma estratégia de aproximação entre eles e a tentarem a todo o custo que a hegemonia não dure muito mais tempo. Tudo o que puder servir para desestabilizar o início de época ou a programação da mesma e retirar o foco sobre aquilo que é o mais importante, será utilizado. Diga-se, que caso sejam apresentadas provas, tudo bem. Falo pelo “timing” utilizado, mas o passar do tempo poderá explicar muita coisa.
                Em relação à época que se aproxima é imperial fazer uma reflexão sobre aquilo que foi a temporada anterior e perceber onde se poderá melhorar. Desde cedo se percebeu que a equipa sem Jonas não responde tão bem e pegando nas palavras de Rui Vitória em relação a mudanças tácticas, será possível afirmar que o Benfica precisa de um plano B, quer sejam outras dinâmicas, pois o sistema táctico será sempre o menos desde que as dinâmicas estejam bem implementadas. Outra das questões passa pela existência de um elemento de meio-campo com características bem vincadas, pois foi perceptivel que Pizzi foi claramente o jogador com melhor rendimento no plantel, mas que houve fases da época em que esteve menos bem e que a equipa necessitava de alguém que ajudasse na alavancagem do jogo ofensivo e elevasse a dinâmica da equipa para outro nível. E estas são apenas algumas questões…


          Olhando exclusivamente para a época 2017/2018, estão já confirmadas as saídas de 2 elementos fulcrais na estabilidade que a equipa conseguia apresentar. Ederson e Lindelof por aquilo que apresentavam e apesar da sua juventude conseguiam dar muita segurança à defesa benfiquista, além de acrescentarem e muito, na qualidade de saída de bola desde o primeiro terço. Se no caso de Lindelof, o SL Benfica irá ter em Jardel e Lisandro, duas boas soluções e jovens como Kalaica ou Ruben Dias à espreita de uma oportunidade para se afirmarem, no caso de Ederson surgem algumas dúvidas quanto ao possível rendimento de Júlio Cesar, que quando foi chamado, nem sempre conseguiu corresponder ao rendimento que os adeptos estavam habituados com o seu compatriota. Certo é que precisam de pelo menos mais um guarda-redes e nesse caso, Bruno Varela já foi resgatado depois de se apresentar a um bom nível no clube sadino. LFV anunciou um reforço vindo de um clube internacional e espera-se que seja André Moreira a ingressar nos quadros, numa perspectiva de futuro ou até, quem sabe, assumir, entretanto, as redes benfiquistas.


                 Na defesa não deverão existir muito mais mexidas. Nélson Semedo poderá estar de saída e caso aconteça, Pedro Pereira tem estado a ser preparado desde Janeiro para a sucessão no cargo. Apesar de terem características diferentes, poderá rapidamente incluir-se naquilo que RV deseja na alteração de dinâmicas. André Almeida será novamente o bombeiro da equipa e Alex Pinto que foi pescado em Guimarães, será alvo de preparação para a sucessão no futuro.
                Do meio-campo para a frente poderão existir algumas saídas que permitirão a entrada no grupo, por parte de alguns jovens talentos saídos do CFC. Fala-se numa eventual saída de Samaris para Inglaterra, que a suceder irá abrir algum espaço para que Pedro Rodrigues, uma das grandes esperanças da equipa b, se afirme no plantel principal. O regresso de João Carvalho também está confirmado e entram Krovinovic e Chrien. O empréstimo do ex-Viktoria Plzen a algum clube da primeira liga será o mais provável, até por se desconhecer o real valor deste atleta, apesar das boas indicações deixadas no Europeu Sub-21.


                É falada uma possível saída de Pizzi, algo que o FA não acredita até por se tratar de um jogador com 27 anos e que dificilmente encaixará num dos grandes europeus. Ao nível que se encontra consegue apresentar-se facilmente com um rendimento bastante elevado e marcar a diferença na Liga Portuguesa. Krovinovic poderá vir a ser um bom complemento ao seu futebol, assim como João Carvalho, mas muito dificilmente não irá entrar um médio box-to-box, capaz de progredir com a bola e furar linhas defensivas, mudando as dinâmicas de jogo da versão anterior. E não esquecer que ainda há Horta e F.Augusto, agora claramente adaptados ao que RV pretende para a equipa, não sendo também, de todo, crível que Celis ou Danilo regressem dos empréstimos.


                No ataque espera-se o afirmar de atletas como Zivkovic, Cervi e Rafa, que permitiriam que o TetraCampeão elevasse o seu futebol a outro nível. Jovens promessas como estas e com muita magia nos pés, são o tipo de elemento capazes de decidir um jogo de um momento para o outro. Como tal, neste sector não se preveem grandes mexidas, contudo Heriberto terá a sua oportunidade de se mostrar a RV, mas certamente terá o empréstimo como destino. Aguarda-se com expectativa aquilo que Zivkovic poderá, por exemplo, fazer esta época e mostrar tudo aquilo que o Futebol Mundial espera dele, com os grandes clubes à espreita de uma evolução por parte do sérvio, uma das grandes esperanças da idade dele.


                Na frente e apesar de as vagas parecerem fechadas, acredita-se que um dos avançados venha a conseguir uma transferência para outros voos, entretanto. Mitroglou depois de uma grande época, poderá receber uma proposta que o faça repensar em relação àquilo que é o seu futuro. Jimenez espera por uma oportunidade para se afirmar em definitivo e poderá trazer algumas características diferentes para o jogo do Benfica, mas precisa de melhorar as muitas lacunas que ainda tem. Seferovic foi contratado e espera-se para ver o que poderá fazer e acho que poderá vir a ser uma boa surpresa em relação ao custo rendimento-valor. Diogo Gonçalves irá ficar na sombra de Jonas e ir conquistando o seu espaço, numa espécie de adaptação de posição na sequência de Gonçalo Guedes, vendido em Janeiro. Arango irá rodar para a equipa b ou ser emprestado, enquanto José Gomes continuará à procura de uma oportunidade para demonstrar trabalho.
                No entanto, e no seguimento da reflexão feita no início, caso existam saídas na frente, continuo a pensar que o Benfica para dar o salto qualitativo e mudar de patamar, precisará de um jogador que também faça a diferença e não deixe tudo a cargo de Jonas. Como tal, precisaria de um jogador à imagem de Jackson Martinez, alguém capaz de um momento para o outro resolver, num momento à ponta-de-lança. E que jeito poderia dar Aboubakar, na minha opinião… Contudo, qualquer uma destas soluções está fora do radar e Lima também não me parece o elemento necessário, como tal, é capital o scouting benfiquista colocar-se em acção, pois cada vez mais os adeptos desejam um patamar diferente e as condições parecem estar a ser criadas com uma academia a servir os séniores, estabilidade e organização directiva, faltando estabilidade financeira para o resto.
              Conseguirá dar o próximo passo já na próxima época? As meias-finais da Liga dos Campeões poderiam ser a prova disso, apesar de ser um objectivo algo irreal tendo em conta os restantes rivais europeus. Nada é impossível, prova disso é o Mónaco e a grande temporada anterior. Boa dinâmica = bons resultados com maior probabilidade de sucesso.

Antevisões:
@FC Porto
             @CF "Os Belenenses"
             @Sporting CP

Ricardo Carvalho

Enviar um comentário

0 Comentários