Advertisement

Main Ad

E depois do adeus...?


A época perfeita traz títulos, conquistas e valoriza todos os agentes desportivos envolvidos nesse percurso vitorioso. Há jogadores que saem, há jogadores que entram e, quando as mexidas são muitas, é comum ouvir-se que “os novos jogadores ainda estão a ambientar-se ao clube e os processos levam o seu tempo a ser assimilados”. Como se no Futebol Profissional o tempo fosse algo devidamente respeitado e considerado pelas afamadas Estruturas...

No entanto, o que acontece quando após uma época de glória o timoneiro das conquistas abandona o barco juntamente com a sua equipa técnica? Seja para abraçar um novo projecto profissional, seja porque decidiu tirar um ano sabático, seja pelo que for. O que acontece a um clube que ganhou tudo com determinada liderança e vê-se obrigado a encontrar um novo líder?

Surge este texto a propósito de Jorge Jesus e do Flamengo. Antes de mais, toda e qualquer menção a Jorge Jesus será extensível à sua equipa técnica, pelo que importa deixar isso bem claro, pois ninguém vence nada sozinho ou se não estiver rodeado dos melhores profissionais nas suas mais diversas áreas.

Sob a égide do treinador português, o Flamengo venceu todas as competições em que esteve envolvido a nível nacional e sul-americano, tendo faltado apenas o Campeonato do Mundo de Clubes. Nada que belisque o excelente trabalho desenvolvido pelo experiente treinador lusitano, o qual não se limitou apenas a vencer, pois também convenceu até os mais cépticos.

Tudo parecia bem encaminhado para mais um ano de glória, não fosse o Benfica ter entrado em cena e Jorge Jesus ter decidido regressar ao seu país. Até aqui nada de novo naquilo que é o Futebol. Sai um treinador vencedor, o clube procura o seu substituto e encontra-o. Não interessa se foi a primeira, segunda, terceira, centésima opção. Encontra-o.



O novo treinador chega em cima do primeiro jogo oficial do campeonato, quase não tem tempo para treinar e perde na estreia. Segue para o segundo jogo, frente a um adversário teoricamente mais acessível, e perde. Surgem as primeiras críticas, surgem especulações acerca de como se treinou de determinada forma e se jogou de outra, enfim, surge tudo aquilo que podemos facilmente imaginar, pois é de futebol que falamos.

A verdade é que, e é isso que me traz aqui hoje, quão difícil é substituir uma equipa técnica vencedora num contexto como o do Flamengo? Porque estamos a falar de um contexto deveras complexo.

A nível nacional o clube carioca não vencia títulos de maior importância há mais de uma década. A nível sul-americano não vencia a Libertadores há mais de 30 anos. Apenas os estaduais constavam do currículo recente de um dos maiores emblemas brasileiros, algo manifestamente curto para um clube desta dimensão. E em poucos meses tudo mudou. Para melhor claro...

A Direcção fez o seu papel, mas será que conseguimos fazer um pequeno exercício: Quais os critérios utilizados para a escolha ter recaído em Domenec Torrent? A experiência? O modelo de jogo? A liderança? A comunicação? O conhecimento do futebol brasileiro?



E por falar em Torrent, quão difícil é a tarefa do treinador que se segue ao treinador vitorioso? Quais os seus primeiros desafios? Manter o mais possível os automatismos já assimilados pelos jogadores, os quais deram fruto no passado recente? Para isso ele teria de saber o que se passava. Será que sabia? Mudar tudo e procurar incutir o seu cunho pessoal o quanto antes? Para isso teria de ter tempo de treino. Não teve.

Será que a derrota para o Atlético Mineiro de Sampaoli foi por falta de tempo, ainda que se tenha tentado manter a matriz recentemente consagrada? E a derrota para o Atlético Goianiense terá surgido porque se alterou tudo o que de bom havia sido feito? E como se explica a vitória em Coritiba?

Sim, eu sei, são demasiadas questões para um texto tão pequeno. Mas por aqui percebe-se a complexidade do assunto. Não há fórmulas mágicas nem segredos indesvendáveis. Há, isso sim, Futebol. E ainda que haja sempre situações que podem ser ponderadas, previstas e trabalhadas, em Futebol tudo pode acontecer. Especialmente depois do adeus...


Laurindo Filho

Enviar um comentário

0 Comentários