Advertisement

Main Ad

O Guarda-Redes na Defesa de Baliza: Distâncias Ótimas

 


O jogo de futebol continua em evolução e com ele a tarefa e exigência do Guarda-Redes (GR) nos vários momentos de jogo. Apesar disso continuará a existir um momento fulcral: a defesa de baliza. Podemos balizar GRs pela sua qualidade fora dos postes ou no jogo de pés, mas a sua tarefa fundamental continua a ser defender a baliza.

Com um jogo cada vez mais rápido e executantes mais capazes em termos ofensivos torna-se fulcral o rigor posicional para aumentar as probabilidades de sucesso através do posicionamento, quer seja na bissetriz e/ou na profundidade do posicionamento.

O que é a distância ótima em termos posicionais? O GR vive num paradigma entre ocupar espaço (reduzir o ângulo de remate) e o tempo para reagir e executar a sua ação. Suficientemente perto para ocupar o espaço (ângulo) ou suficientemente distante para ter a capacidade de reagir. Assim como nos outros momentos do jogo este é um momento complexo onde a interação entre tempo, espaço, colegas e adversário é fundamental (*daí a importância de situações abertas em treino, tanto em termos específicos como integrados com equipa e adversário. Jogar o jogo). O posicionamento numa distância ótima visa aumentar a probabilidade do GR defender remates com maior eficácia (aumentar probabilidades não quer dizer ser capaz de defender tudo, ou seja, há remates que pode haver um posicionamento ótimo e mesmo assim vai haver golo).  

No vídeo abaixo trago vários exemplos de alguns posicionamentos, onde não está em causa a qualidade dos intervenientes, mas sim analisar, refletir e trazer à discussão exemplos que nos possam fazer crescer. Ainda há, assim como em várias áreas e contextos, vários tipos de visões sobre o tema. Importante ressalvar que muitas vezes não existe somente uma única forma de obter sucesso. Para além disto é fundamental adaptar os posicionamentos às características físicas (perfil antropométrico) e perfil técnico-tático dos GRS. Ao nível do treino é fundamental dotar os GRs da capacidade física e técnica para resolver os problemas do jogo. Mas sem a tática (o posicionamento) muitas vezes o fundamento técnico não chega (a ação técnica é sempre enquadrada num contexto tático que tem decisão).



Aguardo os vossos comentários para discussão.



MIGUEL MENEZES

Enviar um comentário

0 Comentários