Advertisement

Main Ad

Mais uma semana de Futebol Tuga


Cá estamos mais uma vez, não é? E que semana...
Vou começar com um pedido público de desculpas ao Mister Paulo Sérgio...é que afinal, ele não come mesmo gelados com a testa. O GD Aves lá foi jogar. Faltou autocarro, faltou pagar as contas, faltou pagar a jogadores, faltou tanto... mas não faltou Nuno Manta.
Por tudo isto, a primeira grande mensagem vai para o Mister. Desce com o Aves, mas mais uma vez deixa claro que é um grande Homem. Já o tinha sido no Feirense, mas desta vez foi a um extremo que ninguém deveria ir nessa profissão. Manteve sempre uma postura que deveria servir de exemplo a tantos que reclamam de tudo. Se a imagem do Aves sai muito prejudicada, a do Nuno sai muito beneficiada.
Entretanto, o Aves desceu de divisão duas vezes na mesma semana... incrível, não é? O Salvador diz que o Braga é o único clube que vendeu dois treinadores num ano, já em tempos tivemos um treinador que desceu duas equipas num ano, e agora temos um clube que desceu duas vezes. O futebol Português sempre na vanguarda.


Vamos falar do derbi eterno? Sim, vamos. Sporting igual a si mesmo, ou seja, sem ideias na construção, com um meio-campo desligado, sem capacidade para criar em espaços intermédios, e pior do que isso, muito previsível. O Rúben Amorim tem o mérito de lançar miúdos e jogar com uma média de idades de 23 anos... mas faltam outras coisas. Fecha com uma média de pontos inferior ao Silas... just saying. Acho que tem potencial, mas não era má ideia fazer mais qualquer coisa. Ou ele resolve aquela incapacidade gritante de construir e fechar os espaços com o duplo pivot, ou se calhar, a coisa vai tender a não correr bem. A ver vamos, e temos de dar tempo. Acho que vamos ter caso sério no Nuno Mendes. Daqueles que não engana. Tiago Tomás também entrou bem, e o Matheus Nunes terá feito o melhor jogo da temporada.  E o Benfica? Perguntam todos vós em completo êxtase. O Benfica foi bom o suficiente para ganhar a um Sporting sem grande qualidade. Atendendo às últimas 10 jornadas, já não é um mau elogio de se fazer. Um bom tónico para a final da Taça, onde se espera um Porto muito motivado e um Benfica a querer limpar a imagem de uma época muito complicada. Será uma grande final no Jamor que afinal não é o Jamor.
Falando do Benfica, “Anda bater que tu bates bem. Se falhares, que se f*da”, reza a lenda que terá sido a mensagem enviada pelo Luís Felipe Vieira ao Jorge Jesus e que o convenceu a voltar ao Benfica. Com o Moutinho funcionou, talvez tenha sido o apelar a uma estratégia com provas dadas. Estou curioso para saber se o Luís Felipe Vieira irá passear na mesma praia com o Jorge Jesus, comparativamente à que ia com o Bruno Lage. Pode tornar-se constrangedor, tipo quando te divorcias e vais ao café da terrinha com a nova namorada(o) e alguém te pergunta pela ex-mulher/ex-marido. Na minha opinião, essa deveria ser uma das primeiras decisões a tomar. Talvez possa pedir ao Rui Costa, que olhando para a estrutura, será dos que tem mais tempo livre (infelizmente).


Estou curioso para ver este Benfica de Jorge Jesus. Não tanto como Pedro Guerra, mas com um bom nível de curiosidade. É que quero ver como será mantido o Made in Seixal, e gastar 100M em novos reforços. Talvez os 100M sejam para um lateral-esquerdo?
Benfica com Jorge Jesus estará muito mais perto de vencer, até porque contrata um enormíssimo treinador, que potencialmente vai trabalhar com Rui Costa de uma forma muito mais próxima, criando muitos problemas aos outros clubes. A grande questão que se colocará é: Estará o LFV verdadeiramente mais próximo de vencer eleições ao escolher Jorge Jesus? Ele vai consultar com a família e responde nas próximas semanas.
E a Liga? Terminou, e essa talvez seja a melhor notícia. Uma palavra para o Vitória de Setúbal, que lá conseguiu manter-se na Primeira Liga... ah espera, acabei de receber uma informação em primeira mão, ainda antes do Mais Transferências, que afinal não. Afinal vai descer de divisão, mas talvez só daqui a dois anos, que se for agora é uma chatice.
Outra palavra para o Portimonense, que infelizmente acaba relegado, mesmo tendo um excelente projeto. Espera, afinal também não. A mesma fonte diz que se calhar ficam.
Que chatice, nem dá para dar parabéns e condolências. Bem, vai pelo menos um abraço para o Vizela e Arouca, que estão de volta à Segunda Liga. Espera, também não?
Desisto. Se calhar, cancelávamos isto, e começávamos de novo... mas em bom. Fica a dica!
Epá oh Rui, só falas de desgraças. Eu? Então a SIC resolveu cancelar os programas tóxicos de futebol e a CM TV diz que programas desses são democráticos... e a culpa é minha? “O Burro sou eu?
Ficam os meus destaques, que não quero a malta chateada para o fim-de-semana:
  1.       Nuno Mendes fez um jogão contra o Benfica. Personalidade, caracter, qualidade técnica, leitura de jogo. Muito Nuno para tão pouco Sporting;
  2.       O José Mourinho lá assegurou a Liga Europa e isso são ótimas notícias. Ter Mou nas competições Europeias é sempre positivo. A ver se ganha a terceira em três tentativas;
  3.       O Bruno Fernandes qualificou-se para a Champions. O Manchester United, dirão todos vós. E eu repetirei...o Bruno Fernandes;
  4.       O final do jogo do Famalicão é demasiado inglório, mas não pode apagar o trabalho fantástico feito pelo João Pedro. Senti uma enorme tristeza por não ver este Famalicão qualificar-se para a Europa.
  5.       Muitos bons treinadores Portugueses a fazerem um excelente trabalho em Portugal. Isso é de louvar.
Foi longo, mas foi bonito. Fica este cheirinho para que não se esqueçam do futebol de bancada.

Rui Pedro Silva

Enviar um comentário

0 Comentários