Advertisement

Main Ad

Pai, Mãe, Lutem as Minhas Lutas!


                Por muito que seja missão dos treinadores de formação zelar pelo bem-estar dos atletas que têm à sua frente, ajudando-os a progredir nas suas capacidades futebolísticas, guiando-os para casos de êxito e expô-los a casos de fracasso, corrigindo e retificando aquilo que não está bem, sem qualquer agenda referente a utilizar “a” ou “b”, porque o “b” tem olhos azuis e não pretos… a verdade é que já todos fomos confrontados com pais reclamando minutos para os seus bebés, apetrechados de conhecimento técnico e científico, munidos de experiências de campo, questionando o treinador sobre as suas opções.
                Com efeito, se quando na escola as coisas não correm bem, se tira o telemóvel e a PlayStation, como se isso já não demonstrasse uma brecha educacional, devido ao excessivo valor que estes aparelhos têm no quotidiano do jovem, já no contexto futebolístico o prémio terá de ser dado ao seu educando, suportado em treinos que 90% deles não estão lá a ver, porque está frio e chuva e é uma chatice. Toda a gente tem de ter as mesmas oportunidades, tal como na escola toda a gente tem de ter positivas. É este o plano, correto?
               Enquanto na imagem principal deste artigo há uma demonstração de amor, carinho e afeto de um avô para com o seu neto, protegendo-o da chuva da maneira que podia, cenário plausível e aplaudível perante a idade da criança, o que vemos hoje em dia é um conjunto de garotos adolescentes, que levam os seus pais no dia da matrícula na faculdade, para os ajudarem. A superproteção de que são alvos em idades mais jovens, faz com que as novas gerações sejam superdependentes, quando não o deviam ser. Então, qualquer brincadeira se torna bullying e qualquer piada se torna numa pré depressão.
              Este texto é para ti, jovem atleta. A partir de certa idade, corta o cordão umbilical. Questiona o Treinador! Fala com ele! Pergunta-lhe o que podes fazer para melhorar a tua situação, quais os teus defeitos e como corrigi-los, quais as tuas virtudes e como é que podem sobressair ainda mais em campo! Interessa-te pelo teu percurso, mostra-te interessado e terás o proveito! Não permitas que controlem o teu percurso, que te digam a que realidade pertences, porque só tu compreendes o esforço que demonstraste.



                Este é um dos atletas do momento. Ansu Fati estreou-se com 16 anos numa das melhores equipas do Mundo. Aos 17 anos podemos dizer que conquistou a titularidade no Barcelona perante a infeliz lesão de Luís Suarez. Olha para ele e toma-o como exemplo! Se achas que tens qualidade, talento e perseverança luta pelas tuas oportunidades! Se tentassem controlar o trajeto deste menino, algum dia seria titular neste Barcelona? E o teu ídolo CR7? Se não trabalhasse, algum dia era o jogador que ainda hoje é?
                Os teus pais são os teus alicerces e quando marcas um golo é com eles que devias festejar pois, eles fazem tudo por ti e pela tua felicidade. Mas se vieres de braço dado com eles questionar o Treinador demonstras dependência, se fores TU a questionar o Treinador demonstras interesse e espírito crítico. Uma grande diferença. Está na hora de pegares no comando! Daqueles que não têm um círculo, um X, um quadrado e um triângulo. Os teus pais não têm de lutar as tuas lutas. Sobretudo, a partir de certa idade.

Pedro Cardoso

Enviar um comentário

0 Comentários