Advertisement

Main Ad

Como Construir um Microciclo de Treino de Guarda-Redes?


Por esta altura, para alguns, as épocas já se iniciaram, enquanto para outros ainda faltará algum tempo para o seu início. Como Treinador de Guarda-Redes, um dos primeiros passos a ter em conta na preparação de uma época desportiva será construir o Microciclo Semanal Padrão de trabalho. Basicamente o microciclo não passa de uma descrição das sessões da semana de trabalho-padrão com os conteúdos das várias dimensões dividas por essas sessões.
As primeiras questões a responder aquando da construção do microciclo serão: Quantas sessões de trabalho terá a semana? Que conteúdos pretendo abordar durante a semana de trabalho? (Dentro desses conteúdos, há que priorizar os vários trabalhos). Quanto tempo terei usualmente por sessão para o meu trabalho específico? Que espaço terei disponível?
Apesar das questões aparentemente simples, talvez as últimas sejam claramente a que todos os Treinadores de Guarda-Redes terão mais dificuldade em responder. Passo a deixar-vos as minhas sugestões. Na Formação, para quem trabalha com vários escalões, que sejam vocês a definir um tempo essencial por semana de treino específico de Guarda-Redes por cada escalão. “Ganhem esse espaço” discutindo com os Treinadores Principais ou com o Coordenador atempadamente. Para quem trabalha somente com um escalão, na Formação, o acompanhamento pode ser mais dedicado e pode trabalhar-se consoante as necessidades do escalão, dos atletas e da equipa. Mais facilmente existe comunicação directa entre Treinador Principal e Treinador de Guarda-Redes. Aqui aconselho mesmo a fazerem parte do planeamento. Num contexto Sénior as coisas não diferem muito do último exemplo. Fazer parte do planeamento, trabalhar em Equipa Técnica na obtenção do resultado da equipa.
A palavra essencial a reter seja em que escalão e nível for será sempre a palavra ADAPTAÇÃO. Por muito planeamento e organização que exista qualquer Treinador tem de ter a capacidade de se adaptar. Como Treinador de Guarda-Redes essa capacidade tem de ser ainda maior. Isto não quer dizer não haver planeamento, mas sim sermos conscientes e realistas na hora de tomar decisões quanto ao que trabalhar. Rentabilizar o tempo de trabalho é essencial.
Passo a deixar alguns exemplos de microciclos semanais:

(Exemplo com duas sessões de treino + jogo para Futebol de 7)

(Exemplo com quatro sessões de treino + jogo para Futebol de 11)

(Um exemplo de contexto sénior, neste caso Campeonato Portugal Prio com 5 sessões de trabalho + jogo. Este exemplo com outro tipo de orientações.)

Para concluir, é importante voltar a referir a capacidade de adaptação, a rentabilização de tempo e a priorização de conteúdos. Na minha opinião, o tempo mínimo de sessão deve ser de 15’ e no máximo entre 45’ e 60’, sendo que este tipo de sessão terá claramente um carácter mais táctico com mais recuperações e pausas.

Planear -> Organizar -> Adaptar -> Planear -> Acção

Juntos somos mais fortes! 

                                                                        Miguel Menezes



Enviar um comentário

0 Comentários