Advertisement

Main Ad

Treinador de Futebol: Como Ser Eficiente Num Meio Cada Vez Mais Pluridisciplinar?



                “Tragam sapatilhas que amanhã é para ir correr para a serra”, ou “hoje o Treino é subir e descer as escadas do Estádio”, quem não se lembra? Muitos de vós, poderão ter tido a sorte de não terem este tipo de memórias. Outros, tiveram o azar de ter sofrido na pele a essência dos Treinos físicos.
                Hoje em dia, tudo mudou. Cada vez mais é necessário estar actualizado e dentro das mudanças diárias do Mundo do Futebol e de toda a sua envolvência. Fará confusão a alguns, saber que um Atleta (ou vários), antes de um jogo de futebol, em pleno Balneário, ainda irá tirar uma selfie ou fazer um directo a demonstrar aquilo que se estará a passar no momento. Talvez digam que o foco não está direcionado para a actividade exigente que se irá seguir. Talvez nem a preparação mental seja a ideal. Ou não, talvez seja a forma de o Atleta se preparar e esvaziar aquilo que lhe vai na sua mente. Esvaziar nervosismo talvez? Ou talvez não, não sei.
                Sei firmemente que hoje as necessidades de um Atleta são incomparáveis com as de outrora. Nem valerá o esforço fazer comparações pois, os tempos e as tecnologias evoluíram e vivemos num Mundo cada vez mais conectado ao segundo e, como tal, não pudemos desfasar o Desporto Rei dessa realidade. Pode até fazer confusão a elementos de outras gerações mais antigas e com outras vivências, no entanto, há que saber aceitá-lo e integrar essa realidade, tentando tirar o máximo proveito de tal.
                É, hoje, impossível de afirmar que numa realidade mais amadora, o Atleta Sénior de primeiro ano irá ter um respeitinho enorme pelos elementos mais antigos do grupo. E serão eles a ensinar-lhes as regras do Balneário e a fazê-los passar pela sua “praxe”. Não, tudo mudou! Hoje são eles mais atrevidos e menos ligados ao meio, sabendo que fruto da realidade em que vivem e do “pouco” dinheiro que recebem, que não estão para aturar isso. Será assim? Ou talvez não.
                Com algumas dúvidas e alguns pontos de interrogação na minha cabeça e, talvez na dos Leitores, é nesse sentido que reflicto imensas vezes e tento encontrar soluções. Soluções para conseguir estar por dentro das várias áreas que abrangem o nosso Futebol. A verdade é que o Treinador tem de saber sobre Psicologia e, as cada vez mais faladas outras componentes que a envolvem. Seja o Coaching, o Mind Training, ou outra qualquer… Há que saber sobre a vertente Social do Atleta, do Clube, do País, de tudo!! O Treinador tem de dominar e se o contrário acontecer, algo de errado irá acontecer. Irá também preocupar-se em Filosofar e encontrar dentro da sua Filosofia caminhos que cativem os seus Atletas. Não basta hoje o Treinador preocupar-se apenas com o momento do Jogo, pois tudo se alterou. Hoje é difícil e duro conseguir obter resultados e, ao mesmo tempo, ter prazer em implementar a sua Ideia de Jogo. Aliás, isso é o expoente máximo a obter por parte do Treinador.



                É nesse sentido, que quem me segue de perto e conhece a realidade, sabe que procuro dotar-me das mais variadas áreas. É, na minha óptica, de capital importância absorver todos os detalhes que nos possam ajudar a estar um passo mais perto do sucesso. Não quer dizer que tenha de acontecer, mas pelo menos estou-me a preparar para quando o momento chegar, estar preparado. Sei que são poucos ou nenhuns que se preocupam com a forma de correr dos Atletas e lhes ensinam Técnica de Corrida. Sei que são cada vez mais os que se preocupam com a coordenação motora por parte dos Atletas, no entanto, sinto que não há ainda muita informação útil sobre a colocação em prática e correcção de erros dos Atletas. Talvez alguns se preocupem com a vertente Psicológica, outros com o Mind Training, ou talvez, outros apenas em incentivar ao trabalho Físico e alguns toques no Tático da equipa. Talvez… Talvez ainda seja assim não?
                Com isto, parece-me óbvio que será difícil alguém dominar as várias áreas. Será bastante complicado, estar constantemente actualizado em todas essas vertentes, no entanto, parece-me bastante claro que para acompanhar a evolução do meio desportivo, tem o Treinador de rodear-se de informação e de saber selecionar o mais importante e útil para a sua Ideia de Jogo. Tudo o que possa beneficiar os seus atletas e ajudá-los a atingirem uma melhor performance.
                Será difícil estar num meio desportivo cada vez mais pluridisciplinar, parece-me óbvio. No entanto, dentro da realidade a que assisto diariamente e apesar de sentir que ainda existe um longo caminho a percorrer, é o Treino Psicológico aquele a que cada vez mais se irá dar atenção nos próximos anos. Tentar controlar e melhorar para atingir objectivos que nunca foram imaginados pelo Atleta. Ajudá-los a elevar níveis de concentração, intensidade ou mudança de atitude e controlo de sentimentos, poderá (tenho poucas dúvidas) vir a revelar-se cada vez mais essencial.


                Pode parecer difícil nos escalões de Formação, trabalhar nesse sentido. Agora reflicto de forma contrária… E se conseguirmos mudar o pensamento de cada Atleta ou mesmo de um Grupo? Se os levarmos a acreditar num rumo diferente? Se conseguirmos entrar na mente do Atleta e fazê-lo perceber que terá benefícios claros nessas mudanças? Tudo irá ajudar a uma melhor performance, não somente no aspecto mental mas, sem dúvidas, a sua performance técnica/tática/física irá melhorar. (Sem estudos sobre isto, é apenas e somente uma crença)
                Parece-me então, que para puder vir a ser eficiente há que estar por dentro do meio. Não adormecer durante as vitórias nem acordar somente nas derrotas. Há que procurar acertar e no erro procurar novas fórmulas. Há que estar atento e dar atenção às várias ciências, tentando conhecer um pouco de tudo. Dominar o pormenor e dar-lhe a importância devida, demonstrando estar preparado para as várias situações. E, quando não estiver, procurar saber ainda mais. Há que cada vez mais, largar o trabalho de campo e entrar no Team Building, no trabalho Comunicativo entre Atletas, na sua forma de correr, no acreditar que pudemos fazê-los melhorar, etc.
                Ser eficiente é, segundo o dicionário, algo que funciona e produz o efeito desejado. É, para mim, nesse sentido que o Treinador deverá trabalhar. Procurar dominar e saber aquilo que irá funcionar melhor para o seu Grupo de Atletas e, no fim, sentir que está a produzir o efeito desejado, será o melhor sentimento que irá ter. Perceber que estamos a contribuir para um melhor desenvolvimento do Atleta e, ao mesmo tempo, preparar-se para o momento que poderá chegar. E irá chegar para quem é eficiente.

Ricardo Carvalho

Enviar um comentário

0 Comentários