Advertisement

Main Ad

Importância da comunicação verbal? COVIDizer que sim!


Em sociedade, como na vida, a comunicação é algo fundamental e, no futebol, a comunicação é algo elementar que se pode revestir de muito importante. Analisa-se muito a comunicação existente entre Treinador-Jogador, mas a comunicação entre jogadores muitas das vezes não lhe é prestada a devida relevância.

Atualmente, e devido à pandemia do Covid-19, os jogos são realizados à porta fechada e, portanto, nos Estádios não existe aquele fervoroso apoio que os jogadores tanto gostam. Obviamente é uma situação que ninguém gosta e tanto os clubes, como os adeptos e os jogadores, querem esta situação revertida o mais depressa possível. São estes momentos de adversidades que nos permitem retirar algo positivo como ouvir/analisar algo que nem sempre era percetível (pois o barulho do apoio dos adeptos não nos permitia escutar), como a forte comunicação verbal que existe entre os jogadores.
Embora com os comentários dos jornalistas, é possível ouvir neste vídeo alguns exemplos da importante comunicação verbal dos jogadores em contexto de jogo. Alguma comunicação foi destacada com legendas:


Obviamente que a comunicação entre jogadores não é apenas verbal, existe a linguagem corporal, os gestos e os movimentos feitos pelos atletas que podem ser igualmente eficazes para a comunicação em campo. Por exemplo, os gestos para atacar um espaço onde se quer receber a bola, ou indicar ao colega que um avançado necessita de ser marcado, etc. são outras maneiras de comunicação entre a equipa. Em situações normais, este tipo de linguagem não-verbal (visual) sempre foi mais percetível do que a verbal.
Acredito que durante o jogo a comunicação possa mudar as ações dos atletas e quando eficaz pode ser a diferença entre transformar uma posse de bola no golo marcado ou no golo sofrido. A comunicação, sendo ela eficaz no jogo de futebol, fornece aos colegas informações valiosas para a sua tomada de decisão, tanto dentro como fora do centro de jogo.
Penso que quanto mais informação um Atleta tiver melhor será a sua tomada de decisão, logo quanto mais e melhor os Atletas comunicarem, mais informações terão no momento. Com mais informações os jogadores estarão mais aptos a tomar as melhores decisões no decorrer do jogo.
Considero que a potencialização e o melhoramento da comunicação entre jogadores pode ser outro fator de melhoria de desempenho das equipas. Levando esta temática para o contexto de treino há que criar situações onde seja necessário esse estímulo. Se o Atleta não for impelido e exercitado semanalmente para comunicar no processo de treino dificilmente ele o vai fazer no jogo. Portanto, há que pensar no momento de elaboração dos exercícios não apenas as componentes física, técnica, tática, mas também o carácter/personalidade dos atletas e onde e como são englobados esses aspetos da comunicação.


Este desenvolvimento para colocar os atletas a comunicar é algo que deve existir nas metodologias de treino nos escalões de base para que de forma natural cheguem aos escalões de rendimento. Sabemos que estes aspetos estão ligados com a personalidade do atleta (uns mais reservados, outros mais líderes, etc.) e, reconhecemos que haverá sempre uns com maior dificuldade em adquirir essas competências que outros, no entanto, todos têm que ser potenciados para o bem da equipa.
A maioria das vezes "a solução do problema está na comunicação”. Quantos de nós já perdemos jogos por falta de comunicação entre atletas? Semanalmente, em exercícios do treino, qual a importância e preponderância que estimulamos na comunicação entre atletas? 

Rui Gomes

Enviar um comentário

0 Comentários