Advertisement

Main Ad

Seguir os jogadores através das equipas ou da sua tomada de decisão??


É uma forma diferente, mas, por vezes, mais atractiva de seguir os jogos e perceber o que se passa dentro deles. Detectando talento é o principal sinal para se detectar uma boa equipa, mas nem sempre funciona assim quando o colectivo, por razões mais globais, perde a consistência.
O que pode confundir uma equipa é o... Jogador. Um talento hoje indefinido que tem de jogar sobretudo... sem bola pois, é nos seus movimentos de recuo, arrastando marcações para outros entrarem desde trás, que está a sua principal missão, quando ele próprio é que podia ser, o maior criativo da equipa jogando apoiado e expressando o traço do passe.
Verificamos que não é fácil conciliar jogadores de perfil táctico-técnico tão diferente na ligação entre a primeira e segunda linha do meio-campo e o Treinador tem de encontrar forma de conciliar estas duas expressões de bom futebol. É nesta contradição que caem por vezes várias equipas, o que em campo se traduz na incapacidade de ganhar uma identidade clara.
Tudo depende sempre mais das dinâmicas pois, os sistemas não têm, por si só, vida própria, mas a verdade também é que é exactamente a melhor aplicação delas que fica em causa quando se muda o posicionamento (o sistema) dos jogadores nos quais se começa a jogar (a meter dinâmica o jogo). Nenhuma equipa joga melhor em cima de dúvidas.


É verdade que se criaram oportunidades e bastaria uma ou outra ter entrado para tudo ser diferente. Pura ilusão. Seria diferente o resultado, sem dúvida. Não seria a encruzilhada mental de abordagem ao jogo.
"A tomada de decisão com base nas emoções não é uma excepção, é a regra" (Damásio, 1994). O futebol, tem regras de acção que ditam o aproximar mais ou menos da vitória. E consoante essas regras, quem cumpre, com elas… esses são os melhores. Porque jogam o jogo como deve ser jogado. Tal como no xadrez, o melhor é o que joga o jogo melhor. Porque podes até ter, ocasionalmente uma vitória ou outra, mas a longo prazo, ganha o que melhor jogar o jogo. E o que é melhor a jogar o jogo? É cumprir com os princípios fundamentais de jogo? Sim, talvez...
Agora pensem naqueles treinadores que investem horas de treino naqueles exercícios padronizados, sem oposição, em que a tomada de decisão do jogador está completamente ausente, em que este não tem que analisar o contexto e escolher o melhor caminho em função deste.


O futebol joga-se “aparentemente” com os pés, mas essencialmente com o cérebro. A partir do conhecimento específico (conhecimento táctico), surgem os processos cognitivos de compreensão que os jogadores utilizam para dar resposta às diferentes situações que o jogo apresenta. A tomada de decisões rápidas e tacticamente exactas constitui-se numa das mais importantes capacidades do atleta e determina muitas vezes os sucessos dos jogos técnico-táticos, sendo frequentemente responsável pelas diferenças de desempenho individual.
Por isso, nesta fase a questão é só uma: Decidir como quer jogar; jogadores para o interpretar. Viver no meio de dois sistemas só leva a perder identidade e colocar-se na dependência da bola bater no poste ou entrar.
O futebol em vez de ser o jogo de “sorte ou azar” a que muitos gostam de resumir, é antes um jogo de pensamento táctico e estratégico. E ganha quem o pensa melhor (tem é de ter uma identidade, uma ideia clara do que quer fazer). Sem isso, nada faz sentido….

Bruno Rodrigues

Enviar um comentário

0 Comentários