Advertisement

Main Ad

“As Lições de Luís Castro”


Dizem que somos do tamanho dos nossos sonhos. Concordo. Quem sonha, por norma, alcança. Quem ousa sonhar, por norma, acaba por trilhar um caminho muito seu, muito próprio, muito simples na sua complexidade e muito complexo na sua simplicidade.
Mas somos também do tamanho dos nossos valores. Da nossa integridade. Da nossa humildade. Da nossa boa índole. Da nossa coerência. Da nossa capacidade de análise. Do respeito que temos para com os nossos, sejam eles quem forem. Do respeito que, sem querer propriamente fazer por isso, conseguimos granjear juntos dos outros, sejam eles quem forem.
E falar de valores é inevitavelmente falar de Luís Castro e do seu primeiro título na Liga Ucraniana. Um feito que vai muito além da conquista alcançada a cinco jornadas do fim. Uma proeza que vai muito além do passeio de classe, criatividade, talento e bem jogar a que se assistiu nos relvados ucranianos ao longo desta época.
Para quem anda distraído, há muito que elogio o trabalho de Luís Castro. O meu Facebook e a minha coluna de opinião no zerozero.pt são prova disso mesmo, portanto, não sou mais um daqueles que costuma elogiar quem ganha quando ganha. Os títulos são importantes, mas os legados vão muito para além dos troféus conquistados e Luís Castro começa a ter um belo legado neste futebol que todos amamos.


O legado de Luís Castro são as constantes lições que ele nos vai dando, as constantes lições com que nos vai brindando dia após dia, jogo após jogo, conferência de imprensa após conferência de imprensa, enfim, a todo e qualquer momento, desde que estejamos devidamente atentos e predispostos para ouvir e escutar, olhar e ver, entender, compreender e assimilar.
De todas elas, destaco três lições que me parecem inequivocamente intrínsecas ao seu eu e uma espécie de “imagem de marca” deste treinador:

Lição nº 1: Humildade

“Dedico a conquista a todos os que procuram o êxito e a sociedade não dá hipótese de alcançar. Muitos querem crescer e são oprimidos por uma sociedade que não deixa. Dá uma oportunidade a uns e não a outros. Dedico este título a eles, aos que lutam para ter esse espaço e não conseguem”
Esta declaração de Luís Castro fala por si só. E espelha muito bem quem é o Homem que antecede o treinador. Como diria o Professor Manuel Sérgio, “é o Homem que se é que triunfa no Treinador que se pode vir a ser” e podemos ver isso claramente em Luís Castro.
Na hora da conquista e da consagração, com tantas outras possibilidade à sua frente, a lucidez e, acima de tudo, a humildade de um Homem que começou nas divisões distritais e que passou por muito até chegar a este título.
Na hora do triunfo, quando muitos preferem a auto-proclamação e auto-bajulação, Luís Castro mostrou que não se esquece de onde veio nem do caminho que trilhou desde que começou a sonhar...

Lição nº 2: Saber Ser e Saber Estar

Independentemente das incidências do jogo, Luís Castro é um Homem sóbrio nas suas abordagens ao mesmo, seja numa flash interview, seja numa conferência de imprensa. A esta sobriedade junta uma elegância e um respeito pelo próximo que fazem dele um treinador à parte. E num mundo em que, cada vez mais, ele parece ser a excepção, é precisamente esse facto que nos deveria levar a parar para pensar e ver que, às tantas, ele deveria ser a regra...


Lição nº 3: Resiliência

De Águeda a Donestk vai quase uma vida a treinar. Uma vida dedicada ao treino. Ao ensinar. Ao aperfeiçoar. Ao potenciar. Ao tornar claramente os outros mais capazes e competentes, não só graças ao seu trabalho de campo, mas também graças às suas soft skills.
De Águeda a Donestk existe todo um percurso que não foi, em momento algum, fácil. Mas ao longo de todo este caminho, ao longo de todo este trajecto, tão importante quanto o sonho que o levou a dar os primeiros passos foi a crença nas suas capacidades e a sua resiliência nos momentos menos bons.
Um treinador que não sonha, que não acredita em si e nas suas ideias e que não é resiliente não pode ser sequer treinador, quanto mais alcançar o que Luís Castro alcançou...
Dizem que somos do tamanho dos nossos sonhos. Mas somos também do tamanho dos nossos valores. Não sei se existe uma escala que consiga quantificar o quão grande e distinto é Luís Castro no mundo de hoje, mas sei que não posso esperar pelas próximas lições de um Homem que ainda vai conquistar muito mais, certamente. No Futebol e na Vida...

Laurindo Filho

Enviar um comentário

0 Comentários