Advertisement

Main Ad

Carta ao Jogador


          És Jogador de Futebol? Então este texto é direcionado para ti!
         Esta será a mensagem que cada treinador entregaria aos seus atletas, pois na maioria das vezes não nos é dada a oportunidade de agradecer, deixar conselhos ou explicar algumas situações que na nossa lógica da soma do todo faz sempre sentido.
      Tudo porque na realidade é fácil de olhar e ver uma equipa num percurso imaculado, sem derrotas e com um futebol que encanta todo o Mundo. Difícil será descrever e pensar nas inúmeras conversas individuais que o Treinador teve e o efeito que elas tiveram, ou pensar no papel daqueles que durante esse percurso jogaram menos, mas encontraram-se no lugar ideal e souberam ajudar. Diria mais, é difícil pensar no foco que é necessário em todos os atletas para que a melodia saia perfeita!
         Eu sei o quanto é difícil pensares naquilo que perdes durante a tua adolescência enquanto outros se divertem até mais tarde, ou aproveitam o final das aulas e vão até mais tarde sair e divertir-se com os colegas, enquanto tu não podes, pois tens jogos e treinos para cumprir. Mas será que perdes alguma coisa? Eles podem e pensam assim, no entanto, tu sabes o quanto os valores grupais que aprendes são lições para a vida e o quanto lutar com tanta paixão por um objetivo te pode levar a atingi-lo, ou não, mas isso faz parte da lição que é a vida.
         Eles não entendem o quanto é difícil conciliares e focares a tua atenção na escola, futebol, tpc’s, vida social e família. Muitas das vezes acabas de castigo por não conseguires cumprir em toda essa jornada, mas isso só tem de te fortalecer e servir de aprendizagem para o teu futuro, pois é necessário saber dar atenção a todos os pormenores.


         Quem caminha por este meio sabe que a jornada nunca será fácil e que o valor da vitória é tão saboroso, pois muitos sacrifícios foram feitos pelo caminho. Quer isto dizer que quando não se vence esses sacrifícios não são feitos? Nada disso.
         Podem existir inúmeras explicações para uma derrota e desde logo aquela que gosto mais, é o valor do adversário. Se venceram é porque foram melhores, seja apenas num ou em vários aspectos.
Quero com isto dizer que independentemente da vitória, empate ou derrota, o teu Treinador irá estar lá para te suportar e levantar, colocando-te na direção correta para o teu futuro. Mais do que os pontos conquistados, a lição que ele pretende que recebas é de que o teu foco tem de estar em saber dar o melhor de ti, tentares sempre transcender-te e mais que tudo, querer ajudar a equipa (o teu grupo, a tua família).
          Já pensaste que quase de certeza que passas mais tempo, durante um ano, com os teus companheiros do que propriamente com alguns familiares? Deves desfrutar ao máximo e defendê-los com um empenho superior àquele que imaginas conseguir ter.
           É óbvio que umas vezes o teu desempenho é melhor e noutras pior. Ninguém sabe o quanto te dói a ti não estares a conseguir render o que pretendias e sabemos que as críticas são fáceis de chover, mas acredita o teu Treinador está lá para te ouvir e suportar.


          Acredita que muitas das palavras que ouves vindas da parte dele, são para o teu bem. Pior do que palavras que doem, é o silêncio, o mau estar em não saber o que vai na cabeça do outro. O silêncio por parte do Treinador nunca poderá ser bom, pode mesmo ser considerado como uma desistência em relação ao jogador.
        Acredita que deves ouvir com atenção aquilo que te é dito, mais do que questionar as suas palavras e apontar o dedo na cara do Treinador. É teu amigo e conselheiro e, certamente, não deseja o pior a um pupilo seu.
          Esforça-te e luta por aquilo que queres, pois ao contrário daquilo que tentam implementar na educação, nada será dado de mão beijada e, não vale a pena, estar com meios termos, pois o Mundo do Futebol é duro e cruel. São demasiados atletas atrás do mesmo sonho e existem sempre outros valores e interesses que se podem meter à mistura. É duro e dói, é a realidade e não vale a pena “proteger os meninos”, mas isso sim, incutir a ideia de ir à luta e dar tudo o que tem.
             Essa é a tua missão.
            Independentemente de ganhares mais ou menos, teres mais ou menos visibilidade, essa é a tua missão. Lutares por ser melhor, por querer ajudar a tua Família e tentares atingir patamares que nem nunca sonhaste atingir.
            Essa é a luta que tens, somente contra ti. E cá estará o Treinador para te apoiar e fazer-te sentir o sabor da soma de todos os sacrifícios que fizeste, no contacto com a vitória e o sucesso.

Ricardo Carvalho

Enviar um comentário

0 Comentários