As novas tecnologias
permitem levar a cabo a frase popular “uma imagem vale mais que mil palavras” e
proporcionar à nossa equipa informação relevante de como temos que desenvolver
o nosso jogo.
As novas tecnologias estão associadas ao uso de computadores e à utilização de informação mediante computadores e sistemas computorizados. Portanto, podemos dizer que as novas tecnologias são aquelas ferramentas que nos permite, mediante o uso de inteligências artificiais, desenvolver aquelas funções que queremos levar a cabo de uma forma más eficiente e produtiva.
Dentro das novas tecnologias, já centradas na parte da análise, encontramos 2 grandes grupos de classificação. Por um lado, temos aquelas que têm uma base informática e por outro as que se fundamenta o seu desenvolvimento com base a imagens ou vídeo (Sánchez, 2015).
No 1º grupo, podemos identificar as bases de dados, de onde podemos ter um conjunto de ficheiros de vídeo e de dados estatísticos relevantes ao seu desempenho técnico-tático. No 2º grupo, podemos identificar as aplicações tecnológicas que nos permitem desenvolver a análise do nosso conteúdo para poder ter um resultado mais realista dos comportamentos, e sobretudo, oferecer aos nossos jogadores a informação mais relevante da forma mais eficiente tendo em conta o seu entendimento (Sánchez, 2015).
Sánchez (2015), classifica as plataformas e softwares segundo a sua aplicação e função que proporcionam aos clubes, departamentos de análise e equipas técnicas. Estão agrupados em:
Plataformas
Profissionais:
1.
Wyscout
É a plataforma mais antiga e
com maior experiência no mercado, é de origem italiana e tem presença em muitos
países e é considerada umas das ferramentas mais poderosas na análise
técnico-tática de equipas e jogadores. Tem informação necessária e muito
completa de todos os jogos, ligas, assim como sub20 e sub18. Possui uma base de
dados de vídeos, onde dispomos de jogos, estatísticas e analises de rendimento,
mas de distribuição, relatórios, resultados, ferramentas de edição para
analisar os jogos, etc.
2.
InStat Football
Um dos softwares mais completos do mercado,
sendo que oferece uma base de jogos em formato de vídeo de todas as competições
e relatórios baseados em métodos analíticos de modo a ajudar os treinadores a
analisar o seu próximo adversário. Contam com uma variedade de produtos que vão
desde o scout, editor de vídeo, análise táctica-técnica.
3.
Prozone
É uma plataforma de análise, onde oferece
um conjunto de dados da própria equipa e do rival. A informação é disposta
através de formatos vídeo, dados, animações de campo, gráficos.
Plataformas
“Big Data”
1. Opta
Plataforma que se dedica a apresentar
dados, onde conta através dos seus analistas, a análise através de diferentes
parâmetros mediante os algoritmos
2. E4Talent
Empresa Dinamarquesa, onde realiza um tipo
de trabalho semelhante à Opta.
3. MediaCoach
Ferramenta utilizada nos campeonatos
espanhóis, e permite aos clubes ter uma análise de vídeo com dados físicos e
táticos.
Softwares
de Análise
1. ER1C
Ferramenta utilizada no
departamento de análise do Barcelona, sendo que reúne todas as ferramentas
necessárias para análise e estudo de estatísticas em só uma ferramenta.
2. VideObserver
É uma das poucas plataformas
que permite trabalhar simultaneamente as componentes de estatística individual,
análise colética e quantitativa e por sua vez correlacionar ambas com a
visualização de vídeo e a reprodução rápida das listas de reprodução e
relatórios.
3. Darfish
Produz informação de maneira
instantânea fazendo uso da análise de vídeo. Contém muitos dados para os
treinadores onde se pode desenvolver relatórios estatísticos. Utiliza etiquetas
que servem para se dividir o jogo.
4. SportsCode
Um dos
principais programas de análise e Scouting. Permite aceder à informação de forma
rápida e simples e pode-se cortar os vídeos mediante o teclado.
5. Nacsport
O programa
proporciona dado objetivos do rendimento tanto quantitativos como qualitativos.
Permite comparar diferente ações que se desenvolvem no jogo. Permite a criação
de comandos de análise dos partidos.
Softwares
Amadores de Análise
1. LongoMatch
Programa de utilização
gratuita, que permite realizar os cortes de vídeo, observação em direto, cortes
de imagens e animações.
Programas
de Gestão Desportiva
1. ProCloud11
Possibilidade de estruturar
uma época completa de treinos, desenhas os microciclos e sessões de treino,
tarefas e outros eventos assim como a criação de relatórios de análise da
própria equipa e do adversário.
Cada uma delas possuiu
características especiais que são dotadas de um poder amplo a nível da
informação, capacidade de gestão e rentabilidade de tempo. Sem dúvida que o
tempo é a maior preocupação, que graças a estas novas tecnologias, dispõem uma
maior quantidade de dados e imagens que fazem ter uma visão mais objetiva do
Futebol. Contudo, pode-se acrescentar a este leque: os sistemas de câmaras
(e.g. Provispo e o Pixellot) e os programas de apresentação
(e.g. Chyron Ego (Coach Paint); Piero).
Outro aspeto da inovação tecnológica no Futebol, permite ao treinador poder otimizar a sua ação técnica e tática juntos dos seus jogadores. Neste contexto, os clubes têm procurado criar infraestruturas nos seus centros de treino que permitam uma análise no momento, como é o exemplo do Hoffenheim. Nagelsmann pediu ao clube que instalasse no centro de treinos um ecrã gigante que reproduz o treino em tempo real. Assim, e também em tempo real, o jovem técnico, através do seu iPad, consegue parar as imagens, corrigir aspetos táticos em plena sessão de trabalho, conseguindo, assim, de forma inequívoca, explicar aos jogadores os processos desejáveis para a equipa (in jornal Abola).
“Se o sistema der certo, nós podemos
deixar os jogadores em suas posições durante a maioria dos treinos de situações
de jogo, ainda mostrando soluções em tempo real. Quando eu paro uma cena,
tenho a oportunidade para desenhar minhas soluções e sugerir as melhorias, tudo
através do iPad”, afirmou Nagelsmann, em entrevista ao site oficial do clube.
Nos tempos em que era auxiliar de Thomas Tuchel no Augsburg, o prodígio
treinador trabalhava justamente como analista de vídeo. O desenvolvimento do
conceito do Videowall foi feito em
parceria com Raffael Hoffner, coordenador do setor de inovação tecnológica
do Hoffenheim.
Estes programas/softwares permitem otimizar o processo de observação e análise de jogo, apoiando o processo de treino, tendo em conta o objetivo de melhorar o rendimento das equipas e dos jogadores.
O resultado da evolução tecnológica fez com que crescesse um número significativo de softwares que atualmente estão à mercê dos clubes com capacidade económica para os adquirirem. Para além disso, já não basta que os clubes adquirem o produto, mas sim de pessoas especializadas, capazes de trabalhar com este tipo de ferramentas em tempo útil, algo que aumenta o raio de ação destes profissionais.
As “máquinas”, todavia, não ganham por si mesmo os jogos entre as equipas e são as pessoas que fazem a balança entre uma e outra. Mas é certo que a aplicação adequada das novas tecnologias supõe um aspeto mais diferencial entre duas equipas, como faz o treino “invisível”, os hábitos saudáveis, a alimentação adequada, o treino “mental”, a recuperação, treino específico e muitos outros aspetos que cada vez têm maior implementação dentro do mundo do Futebol.
Conhecer o adversário e a nossa equipa, é um aspeto que cada vez mais as novas tecnologias adquirem maior importância no sentido que permitem levar a cabo o trabalho de “espionagem”, análise, mais profundo e preciso.
Ricardo Alves
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