Advertisement

Main Ad

10 Dicas: Como o treinador pode agir ao intervalo?


O intervalo do jogo de futebol é algo muito valorizado pelos treinadores pois, é um momento onde podemos estar com a equipa para corrigir comportamentos e motivar os jogadores. Não existem regras nem receitas mágicas, mas acredito numa série de procedimentos que consigam fazer com que esse tempo possa ser aproveitado ao máximo.
1 – No início do intervalo o descanso inicial dos atletas é um ponto fundamental. É necessário o treinador dar uns minutos iniciais para hidratação e retorno à calma. Dar fôlego aos jogadores torna-os mais recetivos aos comentários. Os jogadores devem recuperar do esforço da primeira parte da partida e diminuir as pulsações e, se possível, serão acompanhados por membros da equipa médica. Dar algum desse tempo inicial para o diálogo entre os próprios atletas parece-me também positivo.


2 – O treinador quando entra no balneário já tem que ter recolhido uma série de notas. Esses minutos iniciais que são dados aos atletas também são fundamentais para que a equipa técnica possa discutir sobre o que tem que ser melhorado no jogo, em função do plano de jogo que foi trabalhado semanalmente e também perceber alguns pontos que sejam fatores a explorar na segunda parte.
3 – Depois disso, o treinador tem a responsabilidade de decidir a mensagem a ser comunicada. A equipa estará à disposição do técnico para transferir essas informações relevantes.
4 – A mensagem deve ter uma ordem clara e fácil para os atletas. Por exemplo falar dos vários momentos dos jogos. Como foi a nossa organização ofensiva? E defensiva? As transições? E as bolas paradas?
5 – Para os jogadores não chega dizer o que foi feito bem e mal, há que depois complementar, com indicações para a segunda parte. No máximo 3/4 indicações concretas, mais que isso o atleta pode não assimilar e também pode indicar que a estratégia do jogo não foi a mais correta. Há que saber priorizar a mensagem para o que é mais importante para a equipa melhorar o rendimento na segunda parte.


6- Dependendo dos jogos, mas penso que será importante iniciar pelos aspetos positivos para começar a dar confiança aos jogadores, depois disso, aos poucos, pode-se ir corrigindo o que de menos positivo foi feito.
7- Não se deve perder tempo a encontrar responsáveis, mas sim a dar soluções aos atletas, o que está feito já não dá para alterar. Além disso poderá só fazer com que haja problemas entre jogadores para a segunda parte.
8 – Se possível o treinador pode concluir e reforçar esta mensagem mostrando imagens ou vídeos que podem ser solicitados ao analista. Devem ser coletadas imagens que nos fornecerão informações relevantes para partilhar no intervalo da partida.
9 – Possíveis indicações individuais devem ser dadas depois da mensagem coletiva e poderão ser dadas por alguns responsáveis da equipa técnica desde que vão ao encontro da mensagem do treinador principal.
10 – Acabar a palestra com uma frase de confiança e algo motivacional para que vão para o campo com o espírito elevado.
Acabo como comecei, cada treinador terá a sua forma de agir e portanto não existem fórmulas mágicas…
Quantos de nós conhecemos treinadores que vão para o balneário minutos antes de acabar a primeira parte? Quantos de nós conhecemos histórias de treinadores que não corrigiram um único detalhe e apenas deram uns berros? E alguns também não têm resultados assim? E vocês como é que aproveitam o vosso tempo de intervalo?

Rui Gomes

Enviar um comentário

0 Comentários