Advertisement

Main Ad

Notas Soltas – Do Otcho ao Oitchentcha


Otcho

                É quando abdica de Jorge Jesus em 2015 que Luís Filipe Vieira dá início ao seu projeto e à total aposta na formação do Seixal até então não seguida à risca pelo atual treinador do Flamengo. Aparentemente passados cinco anos, Jorge Jesus foi novamente contactado para assumir o Sport Lisboa e Benfica, o que só pode ter uma interpretação: a visão de Vieira não era a mais indicada para o Benfica e o atual presidente já se apercebeu disso mesmo. Esta obsessão por usar jogadores como Ferro e ambos Tavares, jogadores não preparados para jogar pela equipa principal do Benfica parece ter custado o título a um Benfica que em termos de quantidade e qualidade do plantel partia à frente de qualquer outro. E como usufruo deste espaço para dar a minha opinião vou ter de ser brutalmente sincero: faz-me confusão imaginar um treinador a utilizar este tipo de jogadores se não for por obrigação. E aqui, uma de duas: ou Bruno Lage abdicou de algum poder de decisão para treinar uma equipa que é favorita internamente a qualquer título ou foi demasiado passarinho. Demasiado para eu acreditar!
                Esta gestão desportiva do reinado de Vieira está completamente esgotada e terá o presidente de mudar de rumo se quiser dar a volta por cima. Uma gestão desportiva completamente falível a cada boa proposta por um ativo, o que faz com que a altura mais excitante da época do Benfica sejam os mercados de transferências e não a fase de grupos da Liga dos Campeões ou a fase de decisões dos importantes títulos internos. Sabemos que nos últimos anos a posição que tem gerado menos dinheiro talvez sejam os laterais direitos. Há quantos anos Vieira não contrata um lateral direito digno de qualidade? A resposta terá de ser superior a 10 anos. Laterais direitos não geram grandes negócios. E é nisto que o futebol do Benfica está mergulhado, não em transições, mas sim em transações. Dir-me-ão com razão: mas o Benfica tem a hegemonia do Futebol Português. Concordo, mas não significa que sendo a gestão desportiva do Benfica lamentável, que a dos adversários não seja ainda pior. E saia uma medalha para toda esta gente por favor!

Otcho virgula Otcho



Como o 8,8 não é muito superior ao 8, a recente “demissão” de Custódio do Sporting Clube de Braga após seis jogos, substituindo Rúben Amorim sendo o terceiro treinador da época do clube. Mais uma vez temos um dirigente do futebol português em grande paródia e gargalhada: António Salvador, como já nos habituou nos seus discursos riquíssimos, dignos de um comediante em início de carreira. Então, Salvador culpa as arbitragens dos recentes jogos do S.C. Braga para justificar os maus resultados, apontando também para 5 pontos a mais que o seu rival na tabela classificativa, Sporting C.P. tem devido a questões de arbitragem. Tudo isto depois de um pacto de silêncio que iria durar até 2021, sem falar de arbitragens. Apenas durou 6 jogos. Memorável. De fazer levantar uma plateia, ainda que as lotações hoje em dia não possam ser as máximas.
Questão! Como permitir que o técnico principal se “demita” perante uma ausência total de responsabilidades nos recentes maus resultados? Como permitir que esta “demissão” que vamos admitir ser demissão sem aspas, vá avante, se a responsabilidade dos maus resultados é única e exclusivamente dos árbitros? Entretanto não se fala que também o S.C. Braga vá terminar a temporada com cinco treinadores. Como eu gosto de ti Futebol Português!
Adjacente a este assunto, através de dados retirados da página de Facebook “Falar de bola”, estão aqui listados alguns treinadores já despedidos de clubes portugueses. A saber:

  1. Jorge Jesus
  2. Marco Silva
  3. Nuno Espírito Santo
  4. Paulo Fonseca
  5. Vitor Pereira
  6. Jesualdo Ferreira
  7. Luis Castro
  8. Lito Vidigal
  9. Carlos Carvalhal
  10. Ivo Vieira
  11. Pedro Martins
  12. Ricardo Soares
  13. Sérgio Conceição
  14. Bruno Lage

Mais uma vez, permitam-me: tadinhos destes fatos e gravatas que, podendo encher plateias noutras áreas, continuam a poluir o Futebol Português! Mais uma quantas medalhas, vamos lá?


Otchentcha


Finalmente chego quase sem energia aos elogios. É preciso energia para aturar tanta patetice!
Isto sim é futebol! Foi preciso chegar ao sétimo jogo ao serviço do Manchester United para não ser o melhor em campo. Foi preciso um hat-trick de Antony Martial para que Bruno Fernandes não fizesse 7 em linha. Novamente contra o Brighton, uma exibição de gala do médio português que se afirma cada vez mais como o jogador português em melhor forma. Numa altura em que Cristiano Ronaldo caminha para os seus últimos anos de carreira, precisando Portugal de referências, o ex-Sporting C.P vai certamente ser uma delas. Que reforço teve o impacto que Bruno Fernandes está a ter no Manchester United? De repente já não se fala nas atitudes de Pogba, na possível saída de Ole Gunnar Solskjaer. O que os resultados permitem! Bruno pegou na bitola da equipa, joga e faz jogar, e é um exemplo de profissionalismo. Os adeptos adoram-no. E eis que os 55M+10M parecem uma brincadeira com o que Bruno anda a fazer em campo. Capacidade de remate, visão de jogo e liderança são os principais atributos que tem trazido para cima da mesa. Há sem duvida um Manchester United pré e pós Bruno e certamente que reforçado com mais dois craques, será um forte candidato à luta pelo título. E eis que é um português que faz regressar o gigante adormecido de Manchester.

Pedro Cardoso

Enviar um comentário

1 Comentários

  1. Rui Vitória e Bruno Lage foram campeões com a mesma aposta na formação. Parece-me injusto dizer que a estratégia de aposta na formação pós JJ foi má, ou "a visão de Vieira não era a mais indicada para o Benfica ". Esta segunda metade da época correu mal, muito mal, sim, mas estes mesmos jogadores jogaram muito bem na Liga Europa na época passada. Fruto da sorte? Talvez. Houve erros imperdoáveis nestes últimos jogos.
    Sobre o discurso de Salvador, plenamente de acordo com a sua perspetiva.
    Bruno Fernandes tbm me merece os mais rasgados elogios :)

    ResponderEliminar