Advertisement

Main Ad

É a Errar Que Se Aprende


São inúmeros os relatos que vamos ouvindo de falta de respeito, fair play e de confrontos físicos do público durante jogos de formação. Esse mesmo publico que é constituído por amigos, familiares, dirigentes e/ou meros conhecidos que se interessam pela prática desportiva.
De facto, não poderemos ignorar que tudo isto advém de um longo histórico em que se assistiu a estes acontecimentos pelo país fora, tanto na transmissão de jogos da nossa Liga Profissional, como pelo Distrital fora e em que tudo isso serviu de experiência para o dito Público que assiste a esses jogos. A verdade é que somente agora se começam a mudar mentalidades e muito do que se vai sabendo chega até nós graças às novas tecnologias pois, nada disto é novidade nesta realidade e chega a hora de repudiar este tipo de comportamento. Como diria um Treinador da 1ª Liga “Afinal já estamos em 2020…”!
Nada disto valerá a pena se o primeiro impacto com as dificuldades continuar a ter o mesmo tipo de resposta. Na realidade refiro-me precisamente aos principais intervenientes do jogo dentro das 4 linhas, o Atleta.

"Como Avalia a Sua Vida? - Clayton M. Christensen"
Em toda a minha vida fartei-me de errar e bater com a cabeça contra a parede e felizmente os meus pais nunca me facilitaram o caminho, talvez por não poderem ou talvez por não quererem, não sei. No entanto, agradeço todos os dias por isso pois, transformou-me numa pessoa que realmente luta pelo que quer e não se deixa ir a baixo na primeira dificuldade. Pelo contrário, sempre que existe uma dificuldade olho para ela com um positivismo inabalável e procuro novas soluções, novos caminhos que me farão lá chegar no tempo que está destinado para que lá chegue.
Se se continuar a proceder apenas através do instinto de proteção do filho, não o estarão claramente a ajudar. A verdade é que o Encarregado de Educação deve muitas vezes tornar-se realmente no Melhor Amigo do filho! Sabem aquela velha frase que diz que o amigo verdadeiro não é o que te diz aquilo que queres ouvir, mas sim aquilo que precisas de ouvir? É precisamente isso! Será que estão a ajudar os vossos filhos quando à primeira adversidade lhes dizem que se ele não quiser pode escolher outra coisa qualquer? Será que se não estiver no 11 inicial, o melhor caminho é despachar a culpa para cima do Treinador? Será que nas Derrotas o mais importante é culpar os restantes colegas, treinador, árbitro ou perceber efetivamente o que tem de melhorar e tentar fazer melhor na próxima vez? Será que não deixar cair o atleta e principalmente o adolescente será o melhor exemplo para o seu futuro?
É importante perceber-se que todos os dias influenciamos o comportamento do jovem adolescente. Se não os estimulamos de forma a conquistar as respostas para os seus problemas, por mais pequenos que sejam ou idiotas de sequer se pensar, estaremos a contribuir para o insucesso desse jovem. De facto, aquilo que muitas vezes se pensa ser o melhor para o jovem, é o facilitar de um caminho que se pensa poder trilhar sempre lado a lado com ele. Infelizmente, chegará o momento em que não se estará presente e o adolescente que virou homem irá fracassar e desistir pois, possivelmente seguirá o caminho que lhe foi ensinado ao longo da sua vida. Devem ser criadas as experiências necessárias para o jovem pois, só a errar é que ele irá aprender qual a sua resposta aos problemas. 

"Como Avalia A Sua Vida? - Clayton M. Christensen"

O Desporto tem a capacidade de nos dar certos valores que poderão ser utilizados no resto da nossa vida futura. O Espírito de Equipa e saber trabalhar em Grupo de forma a atingir determinados objetivos, a criação de Bom Balneário pode servir para se tornar num bom elemento dentro de determinado contexto, a Crença e a Perseverança servirão de certeza nas dificuldades que lhe possa aparecer pela frente, assim como caraterísticas de um bom líder, como por exemplo, a comunicação e o espírito de iniciativa poderão virar fundamentais no futuro. E são apenas exemplos...
Tudo aquilo que se vai adquirindo serve como experiência e base para construir a personalidade do jovem. Deve-se deixar experimentar e errar, guiar-lhes o caminho e estar lá para ajudar a ter a perseverança necessária para encontrar o seu caminho.
O erro é um elemento muito importante para o crescimento e, por vezes, tenta-se negligenciar isso. Deixar o seu filho errar e caminhar pelas suas próprias ideias torna-se fulcral para o crescimento, apesar de ser importante estar sempre atento a comportamentos desviantes ou à necessidade de experienciar e encontrar algo de que realmente goste de fazer.

          "Um soldado pediu ao seu superior para ir buscar o amigo ferido no campo de batalha. O superior negou, pois não queria perder mais um elemento. Ele acabou por desobedecer a essa ordem: foi atrás do seu amigo e encontrou-o a morrer no local do combate.
Ao retornar a carregar o seu amigo, o soldado fora atingido, também, mortalmente. O superior enraivecido disse-lhe: “Eu ordenei que não era pra ires! Agora vou perder dois soldados. Agora diz-me: valeu a pena teres arriscado a tua vida?” “Sim”, disse ele. “Quando eu cheguei lá, ele ainda estava vivo e pôde me dizer: ‘Eu sabia que tu virias!'”.

Ricardo Carvalho

Enviar um comentário

0 Comentários