Advertisement

Main Ad

O Case Study Setién



Barcelona e Setién. Setién e Barcelona. Quem diria, há uns anos, que ambos encontrar-se-iam algures a meio do caminho? Quem ousaria afirmar que o antigo treinador do Las Palmas iria um dia chegar a Camp Nou, não fruto dos títulos, mas sim pela qualidade do seu trabalho, pelos jogadores que por ele passaram e com ele cresceram?
Grande parte da beleza, da magia e da aura deste “casamento” reside precisamente aí. Quique Setién não é o renomado treinador ganhador, dono de uma invejável coleção de títulos, com estantes e armários a abarrotar de troféus ou distinções. Ele é “apenas” um treinador que se preocupa em extrair o melhor dos seus jogadores, proporcionando-lhes o maior estado de felicidade possível através do futebol em que acredita. “Apenas e só isso”...
E foi precisamente esse mesmo futebol que o levou até Camp Nou. Até a um dos maiores clubes do mundo, com uma das afficións mais exigentes do mundo. Porque em Barcelona não basta vencer. Não basta somar títulos. É preciso mais, muito mais. E não falo de trabalho, mas sim de alma, de inspiração, de genialidade, de independência
Quique Setién poderá ser tudo isso e muito mais. Basta ver como jogaram as suas mais recentes equipas. Basta analisar cuidadosamente quais os princípios aplicados ao seu modelo de jogo, quer no Las Palmas, quer no Bétis de Sevilha, por exemplo.
A bola, sempre ela, no centro das suas atenções. Em 1433, em 1343, em 1352, tanto faz. Fosse qual fosse o sistema tático apresentado, as ideias estavam lá e os jogadores seguiam-nas. Com muitas ganas, mas igualmente com muita alegria. Porque a bola estava sempre lá. No centro do seu jogo.
De tal forma que os seus jogadores pareceram sempre estar apaixonados pelo que faziam. Pela forma como se divertiam, pela forma como jogavam olhos nos olhos fosse quem fosse o adversário, pela forma como ousavam em todas as zonas do campo, é fácil perceber que os jogadores orientados por Setién estavam apaixonados pelas ideias do seu treinador. E não há nada mais bonito do que uma equipa apaixonada por uma ideia de jogo.

Creio que, entre outras coisas, é também isso que falta a este Barcelona. Ernesto Valverde teve e tem os seus méritos, mas, a meu ver, para além de nunca ter conseguido disfarçar a sua incapacidade em criar um modelo de jogo que respeitasse a história do clube catalão, o agora ex-treinador Blaugrana nunca conseguiu transmitir paixão à sua equipa. Excepção feita a pequenos e pontuais fogachos exibicionais, o Barcelona de Valverde pareceu sempre mais amorfo e sem ideias do que apaixonado e genial.
Com Setién acredito que Messi e companhia voltarão a desfrutar do jogo. De um jogo mais condizente com as suas características e com a sua história. De um jogo apoiado, enleante, envolvente, arrebatador, ao nível daquilo que os catalães estão habituados e ao nível daquilo que todos os verdadeiros amantes de futebol gostam de ver.
No final muitos irão olhar para esta sua passagem e contabilizarão apenas os títulos. Eu irei entreter-me a ver quantos elogios mais, por exemplo, Busquets terá dito ao seu novo treinador. https://maisfutebol.iol.pt/internacional/espanha/busquets-entrega-camisola-com-dedicatoria-ao-treinador-do-betis
Laurindo Filho

Enviar um comentário

0 Comentários