Advertisement

Main Ad

Proteja-se Mister! De Silas e Pedro Ribeiro a Dr. Varandas



Proteja-se Mister, porque será o primeiro a ser preterido. Todos sabemos da posição frágil que os treinadores vivem em Portugal. Em alguns países existe definitivamente uma tolerância superior e cá até se tornou popular a expressão “cada treinador está a sete maus resultados do despedimento”. Então, se este posto é de uma incerteza tão grande, não terão os treinadores que se proteger? Bem sei que muitos, para o fazer, colocam as culpas na arbitragem, ou tiram do bolso estatísticas mirabolantes de títulos de papel que não são festejados mas que parecem justificar trabalhos vazios de qualquer conteúdo exibicional que se possa assinalar. Mas vamos primeiro a Jorge Silas.
O ex-Belenenses chega ao Sporting com a missão de substituir Marcel Keizer, vencedor da Taça de Portugal e da Taça da Liga em 2018/2019. Silas entrou no Sporting no final de Setembro, já com o mercado de Verão fechado e com o seu plantel formado, Silas aceitou trabalhar estes jogadores, até porque considero que nenhum treinador pode fazer juízos de valor sem conhecer, apreciar e avalizar os atletas que tem à sua disposição. Mas não será preciso ter o nível IV de treinador para perceber que o Sporting possui um punhado de jogadores que não têm a mínima qualidade para representar esta camisola de pesada herança. Eliminado da Taça de Portugal por uma equipa da antiga 3ª divisão (Alverca), eliminado da Taça da Liga recentemente pelo SC Braga e um trajeto no campeonato inenarrável, do qual não tem inteira culpa sejamos sérios, Jorge Silas comete um pecado maior que qualquer um dos outros que possa ter cometido: chegado o dia 1 de Janeiro, com nova abertura de mercado, com jogos com FC Porto e SL Benfica em Alvalade, com uma Final Four da Taça da Liga em Braga, como pode o novo timoneiro do Sporting continuar a aceitar trabalhar com nomes como Jesé Rodriguez, Eduardo, Idrissa Doumbia, Bolasie, Fernando (entretanto despachado) e Tiago Illori, entre outros? Passa pela cabeça de um treinador associar o seu bom nome e a sua competência com um conjunto de jogadores que não tem a mínima capacidade para representar um clube que acarreta este tipo de responsabilidades, e que levarão a que a porta da rua seja mostrada, novamente, ao treinador, por não conseguir potenciar quem não tem qualidade para ser potenciado? “ Sou demasiado teimoso para vacilar ou desistir de algum jogador” - Jorge Silas. Pois é Mister, proteja-se.
A Jorge Silas sucedeu Pedro Ribeiro no comando técnico da Belenenses SAD. Entrando com a equipa nos últimos lugares da classificação com dois pontos conquistados em doze possíveis, foi capaz de escalar alguns lugares na tabela classificativa com vitórias sobre Marítimo, Desportivo das Aves, Paços de Ferreira e Tondela, melhoria esta que culminou com um empate caseiro frente ao vice-campeão FC Porto. Mas muito pouco desse jogo viria a ser discutido senão o acesso aos balneários, durante o intervalo. Altercação que envolveu inúmeros agentes e que para o bem-estar do futebol português em nada contribuem, o episódio ficou marcado por um suposto soco de um animal de elevado porte, o macho da vaca, ao qual chamamos de boi. Pedro Ribeiro, agredido, sentiu-se na necessidade de tratar o assunto como taboo, assim como toda a direção da Belenenses SAD. Ora, Pedro Ribeiro não só não limpou a sua imagem como não foi capaz de voltar a pontuar, com uma derrota de 1-7 pelo meio frente ao SC Braga. E aqui, proteja-se Mister. É que não só o título de Boi 2019/2020 ficou entregue, como prevejo que o regresso de Pedro Ribeiro a primeira liga não aconteça tão cedo. E veremos quem vencerá este título na próxima temporada. Há bem mais candidatos do que ao título nacional.


Por fim, o Dr. Varandas. Não é mister, é homem. Sotor, proteja-se homem ! Com uma época, a primeira em que verdadeiramente a sua gestão pode ser avaliada ao pormenor, que iniciou com a frase “Futebol? Fácil…” aquilo a que temos assistido é uma época inenarrável do ponto de vista dos resultados, inclusive de alguns episódios dignos de um belo show dos apanhados. Desde o GR Max que fez toda a sua formação no Sporting CP para depois não aparecer na fotografia da equipa na sua estreia a titular, para Jovane Cabral que demorou 9 minutos a entrar em campo porque… tinha a t-shirt de Plata. Expulsões constantes, derrotas com Benfica(2x), FC Porto, um punhado de reforços que envergonham qualquer sportinguista e até já o que parecia ser um ótimo projeto, equipa de sub-23, está a tornar-se um desastre semana após semana. Está claro que se Silas não tem o nível IV de treinador, Varandas, Hugo Viana e Beto Severo não têm qualquer nível para exercer os respetivos cargos. “Evitado o precipício e assegurada a sobrevivência…” foi uma frase proferida pelo ainda presidente leonino. Já repararam como o Sporting nos últimos vinte anos foi capaz de ter presidentes incapazes de mostrar resultados, mas todos eles salvaram o Sporting? Proteja-se homem! Já chega!

Pedro Cardoso

Enviar um comentário

0 Comentários