Advertisement

Main Ad

Jogador ou treinador: Dicas do distrital ao profissional


A grande maioria dos jogadores e treinadores de futebol têm a ambição de chegar ao sucesso máximo no desporto rei. Sem dúvida que o maior passo será quando passam a treinar ou a jogar em contexto profissional, ou seja, passam a viver do que mais gostam de fazer.
     Em diálogo com vários amigos treinadores fomos tecendo algumas considerações importantes para que, quer jogadores quer treinadores, possam ficar mais perto de dar esse tão esperado salto na carreira:
  • Estar no futebol como um profissional. Qualquer que seja o contexto amador prepara-te como se fosses um profissional pois, só assim, quando tiveres a oportunidade, será possível estares à altura do desafio. Sempre ouvi dizer que “se queres apanhar o comboio tens que estar no local certo e pronto para o apanhar”.
  •  Estar sempre preparado para sair da sua zona de conforto. “If you never try you'll never know”! Se andamos à procura das oportunidades quando elas chegam não as podemos descartar e para isso vamos ter que fazer esforços nesse sentido.
  • Agir como “sendo mais um no grupo” em vez de pensar “ser a estrela da equipa”. Ser humilde, persistente e trabalhador nos momentos chave são características que fazem a diferença. Ainda não cheguei e posso nunca chegar… mas sigo com a cabeça tranquila de continuar a trabalhar.
  • Estar sempre actualizado. As formações são vantajosas no imediato e no futuro, para conhecermos e determos o máximo de informação sobre cada tema. Todos os detalhes contam para o conhecimento individual ou colectivo (nosso e/ou dos adversários). Isto não é sinónimo de adesão às “modas futebolísticas”, mas sim saber o que é importante para nós em cada momento.

  • Saber responsabilizar-nos mesmo no insucesso. Não procurar “bodes expiatórios” quando as coisas não correm bem, temos que olhar para nós como os principais responsáveis. Tanto jogadores como treinadores, por vezes, empurram as coisas menos positivas para os colegas. Se formos mais auto-críticos certamente poderemos crescer mais e de forma mais sólida.
  • Não ter receio/medo de falhar. O mais importante é descobrir onde estão os erros e os pontos fracos para que na próxima o erro já não exista. Aprender nas derrotas para regressar às vitórias!
  • Conseguir trabalhar com ideias novas. Penso que será muito importante tanto para jogadores como para treinadores. Quando trabalhamos sobre a alçada de outro, certamente vamos aprender. É necessário acreditar no novo processo e, segui-lo, pois só com todos a caminhar para o mesmo lado é que aparece o sucesso.
         Por fim, e, não menos importante, realço que a prática da modalidade não obriga a que todos cheguem a profissionais. Poderá não ser esse o interesse da maioria, nem tal seria possível! Bastava ver o número de jogadores ou de treinadores de base no futebol versus número dos que chegam a profissionais. Nunca criar excesso de expectativas, que mais tarde poderá levar ao desânimo dos muitos que são e sempre serão praticantes amadores… que simplesmente gostam de futebol!

Rui Gomes


Enviar um comentário

0 Comentários