Advertisement

Main Ad

Teoria da Evolução e da Aprendizagem


O que seria um jogo sem erros e em que tudo fosse perfeito? Talvez o sonho de um qualquer Treinador. O que seria de um jogo que resultasse numa vitória e o Treinador não aprendesse nem retirasse ilações? Ou ainda, um jogo onde não pudessem existir pormenores para um Atleta melhorar?
          Nos últimos tempos, como um qualquer Ser Humano, tenho aproveitado cada vez mais, para dar atenção aos detalhes e ver até que ponto, podemos alcançar o sucesso pisando a linha da perfeição. Mais do que vencer, mais do que qualquer amealhar de 3 pontos, quero e gosto que a equipa perceba a minha Ideia de Jogo. Quero que a entendam e coloquem em prática, dando-lhes o seu toque através dos atributos individuais de cada um.
          Tenho em atenção que cada um lidará da forma que entender com os seus problemas, nem é isso que está em causa. No entanto, o que seria se perdêssemos um jogo e não procurássemos as causas? Será que tudo correria bem? Penso que teremos de aprender e evoluir, logo será algo dentro disto:

  • A semana de treinos terá sido boa? Terá o planeamento sido ajustado às necessidades reais da equipa? Ou por ventura, estará o Treinador apenas a introduzir aquilo que sente ser o que pretende para a equipa? Mais do que ter uma Ideia de Jogo, o ideal é perceber quando, onde e como tem o Treinador de introduzir as bases para os Atletas irem aprofundando o seu conhecimento e idealizarem um plano perfeito de jogo.
  • O Contexto Social!! Mais do que ter uma Ideia de Jogo e uma forma específica de jogar, há que entender o Contexto Social onde o Treinador se insere. Isto, porque nunca será o mesmo ter uma equipa de um Clube tradicionalmente habituado à derrota ou a uma filosofia de jogo totalmente diferente e, querer chegar e implementar um Futebol Apoiado e de bolinha totalmente no chão. Nunca será o mesmo entrar num Clube de fundo de tabela, meio de tabela e/ou topo da tabela! Tem de se ter em atenção aquilo a que a massa está habituada, até pelo impacto que será necessário criar, pois um Futebol que não se encaixe, pode rapidamente levar a outros caminhos.
  • O Feedback Instrucional terá sido correcto? Terão os Atletas e até o próprio Treinador, conhecimento suficiente daquilo que se pretende? Terá a mensagem chegado da forma mais apropriada ao Atleta? Ou o elo de ligação terá sido perdido?
  • Se a semana de Treinos surge depois de uma vitória no fim-de-semana anterior, terá o Treinador olhado aos erros da mesma forma que o faz nos momentos de derrota?! Um grande erro que costumo observar é que nas vitórias tudo parece mais certeiro. No entanto, a semente já se encontra lá.
  • Se a semana de Treinos surge depois de uma derrota no fim-de-semana anterior, terá o Treinador percebido o porquê? Terá tentado encontrar os detalhes que fizeram a diferença? Terá conseguido encontrar a resposta ou será algo dentro do antigamente “Esta semana levam uma malha que até começam a correr mais” e berrarias e afins? 


      Cada Treinador poderá pensar e intervir da forma mais correcta na sua maneira de entender os problemas. Cada personalidade estará em causa quando chegar o momento da decisão e será através disso que se dará a relação causa-efeito. Como tal, não pretende o presente artigo julgar o que quer que seja. Cada um estará em aprendizagem constante (ou deveria), ninguém é um produto acabado e, como tal, cada um chegará mais perto da linha de sucesso ou da desilusão através do seu cunho pessoal.
          Quero com o presente artigo fazer passar uma só Ideia. Acredito firmemente que será através da Aprendizagem e da Evolução que deverá o caminho ser trilhado. Acredito que será com reflexões e introspecções no momento do sucesso e do insucesso que se poderá dar passadas firmes e estar cada vez mais consciente daquilo que se quer e pretende.
        Creio afirmar correctamente que o Sucesso, é esse sim, o ópio do Treinador de Futebol. Segundo dizem, o ópio mascado provoca inicialmente euforia e, de seguida, um sono onírico. E é isso que acontece em grande parte dos casos, onde cada um se deixa adormecer na sombra do Sucesso. São poucos os que conseguem continuar a melhorar mesmo no momento das vitórias. Veja-se que todos dizemos que é impossível vencer um Campeonato só com vitórias. É impossível estar uma época toda a vencer? E porquê? Muitas são as causas é certo, mas acredito que se o trabalho for muito bem feito, nada será impossível. Tem é o Treinador de perceber se o Treino está a ter o desejo pretendido. Tem o Treinador de baixar a margem do erro a uma percentagem mínima.
            O que seria de um Treinador que olhasse para o exercício, para o Treino no geral e até para o Jogo anterior e não encontrasse erros e margem para evoluir? O que andaria lá a fazer? O que seria do Atleta que não cometesse falhas e não pudesse melhorar? O que andaria lá a fazer? É na mudança de mentalidades que está o grande chavão. É na mudança de mentalidade que estará o Treinador/Atleta a um passo mais próximo de pisar a Linha do Sucesso.
        Não poderá existir dúvida que será através da constante Aprendizagem que estaremos no caminho correcto. Não posso deixar de pensar que será através desta maneira de pensar que estará o Treinador cada vez mais perto de atingir os objectivos. Afinal, como seria possível gerir uma época sem Evolução e Aprendizagem? Como poderia sentir-se realizado o Treinador se não se sentir a aprender com os seus Atletas e com as variadas situações em que estes o colocam?
           Servirá o Treino e o Jogo sempre como a Teoria da Evolução e da Aprendizagem do Treinador e do Atleta e de todos os que os rodeiam. Não poderá nunca deixar de se receber informações e estar atento aos detalhes, pois a verdade é que é esse o caminho. É esse o caminho de quem pretende vencer mais vezes do que perder. É esse o caminho do Treinador que pretende desfrutar do Futebol da sua equipa, que no final, é a imagem de marca do seu Treinador. 

Ricardo Carvalho

Enviar um comentário

0 Comentários