Advertisement

Main Ad

Mercado de transferências – Fecha a janela que já se vai jogar!



Como normalmente acontece no dia 31 de Agosto encerrou-se a janela de transferências nos principais países europeus. Como sempre um dia agitado para os clubes de Futebol e jogadores no  que diz respeito a negócios de última hora. No entanto, nem todas as Ligas fecham nesse dia ou à mesma hora, algumas fecham no início de Setembro e outras fecharam antes.
Cada ano há duas janelas de transferências que se encontram reguladas pela FIFA. Uma no intervalo entre as duas épocas (num máximo de doze semanas) e uma mais curta (num máximo um mês) a meio da época. As datas específicas de cada campeonato dependem do planeado pelos responsáveis de cada Liga.
Muitos são os Treinadores que já manifestaram o seu desagrado sobre o atual modelo de mercado de transferências. Em Portugal, os Treinadores dos “três grandes”, antes de finalizar o mercado de transferências, teceram várias considerações sobre o assunto: Sérgio Conceição - “Em relação ao mercado, não somos a única equipa a sofrer. O Moreirense ainda agora perdeu um dos avançados. Estamos sujeitos a isso, a entradas e saídas”; Jorge Jesus - “É mais fácil eu perder jogadores do que ganhar jogadores novos, porque há jogadores do Sporting que estão a ser alvos de atenção, infelizmente para mim.”; Rui Vitória - “Nós, Treinadores, podemos ficar de um momento para o outro sem alguns jogadores. Manifestámos a nossa opinião no Fórum para que o mercado fechasse mais cedo”.
Os interesses dos Treinadores que pretendem fechar mais cedo possível o lote de jogadores com que vão trabalhar choca com os interesses dos agentes e dos proprietários dos clubes, os quais procuram rentabilizar ao máximo os seus activos. No entanto, desportivamente é difícil aceitar que a temporada arranque em Agosto e que as equipas permaneçam “sob ameaça” durante praticamente quatro semanas (pelo menos em relação às Ligas mais competitivas).
A questão que se levanta na minha cabeça (e de outras pessoas) é o porquê de a janela de transferências não ser toda ajustada nos clubes europeus? Vamos perceber o que de mais importante se passou até à data de 31 Agosto, apenas naquelas que são consideradas as melhores Ligas da Europa:

- Alemanha, Itália e Espanha estão disputadas 2 Jornadas
- Inglaterra estão disputadas 3 Jornadas
- Portugal e França estão disputadas 4 Jornadas
- Foram sorteados os grupos da Champions League
- Foram sorteados os grupos da Europa League


Será que os atletas conseguem ter estabilidade para competir até ao último dia do mercado de transferências? Na minha opinião isso poderá ser um dos factores de desestabilização da maior parte das equipas do início da época. Obviamente que o fecho tardio também permite aos jogadores menos utilizados fazerem uma análise e decidir se o melhor será procurar outros destinos. A questão aqui é que os jogadores mais valiosos nas suas equipas irão estar mais na expectativa até ao último dia, pois, diga-se de passagem, muitos deles procuram dar o salto para outros campeonatos, outras Ligas ou outros locais financeiramente recompensadores.
As equipas com poderio financeiro até podem dar-se ao luxo de, depois do sorteio da Champions e da Liga Europa, contratar os melhores jogadores das equipas adversárias, batendo as suas cláusulas de rescisão, de maneira a que na fase de grupos tenham jogos mais facilitados! Será justo fechar o mercado depois do sorteio de uma competição tão importante desportiva e financeiramente?
Terá que haver um esforço por parte da FIFA e das várias Ligas para que reúnam e decidam quando irão começar os campeonatos, de modo a que no dia anterior fechem o mercado de transferências. Acabar com esta especulação de valores à volta dos jogadores parece-me positivo para que não aconteçam estes negócios “fora de horas”, porque, por muito profissional que seja o atleta, acaba sempre por mexer com a sua cabeça e consequentemente com o seu rendimento desportivo.
É caso para dizer “ fecha a janela (de transferências) que vai começar o campeonato!”
O que pensam sobre este assunto? Acham que a mudança irá trazer só vantagens? 

                                                                            Rui Gomes


Enviar um comentário

0 Comentários