Advertisement

Main Ad

Opinião de Jogadores sobre Treinadores e os extremos de Marco Silva

               
          E aqui temos. Ao final de quatro jornadas podemos considerar o Treinador sensação da Premier League, o novo treinador dos Hornets, Marco Silva. Invicto tal como Guardiola e Mourinho, o Watford continua a surpreender, não só pelos pontos que tem amealhados, mas pela qualidade do futebol da equipa. Os adeptos já felicitam Marco Silva porque, segundo eles, quando vêm um jogo da sua equipa, divertem-se a vê-lo. Sabem de antemão que serão 90 minutos de bom Futebol e que isso obviamente os aproximará do sucesso.
         Com efeito, durante a minha juventude prestei atenção e comecei a valorizar bastante a opinião que os jogadores tinham dos Treinadores que pelas suas carreiras passavam. Foi então que comecei a perceber que havia certos Treinadores que eram bastante elogiados, e outros nem tanto. Mas que havia Treinadores que eram elogiados porque o seu estilo de Liderança cativava os jogadores. Eles trabalhavam para alguém que admiravam. A capacidade do Treinador em fazer com que um jogador o admire certamente que será o primeiro passo para esse jogador dar os 100% em campo por si próprio e pelo Treinador.
       Fui verificando que era muito difícil encontrar alguém que não gostasse ou criticasse José Mourinho. Conhecemos o caso de Pedro Léon, que data a 2010. Foi então que pensei: um Treinador que dispensa jogadores, vende outros, encosta alguns, deixa sete no banco semanalmente e uns quantos na bancada, como é possível não ser tão criticado como os demais? Com Mourinho é isto que se vê: uma capacidade e humanidade pessoal tão forte, que é capaz de direccionar os seus atletas para o foco. Consegue retirar deles o melhor que eles têm para dar, pois eles admiram quem os dirige. Até me lembro de Mário Balotelli dizer que não gostava de Mourinho, mas que ele era o melhor. E Balotelli não foi propriamente um caso de sucesso… ou não foi o caso de sucesso que poderia ter sido.
           Outro caso é o de Jorge Jesus. É tido como senso comum que Jorge Jesus é exímio na vertente táctica do jogo e que no treino é dos melhores. Será que o podemos comprovar através de declarações de jogadores ou antigos jogadores por si treinados? Elias, ex atleta do Sporting Clube de Portugal foi treinador por Jorge Jesus durante cerca de quatro meses, tendo sido pouco utilizado. Ainda assim atente o leitor Futebol Apoiado no que Elias falou sobre Jesus: "Aprendi muito com Jesus. É fantástico.” Como Elias há muitos outros que já proferiram declarações como esta sobre Jesus. Aquilo que podemos também perceber é que, enquanto muitos elogiam a sua componente táctica, a pessoal nunca é elogiada. Porque será? Não estamos todos enganados ou estamos?
Com Marco Silva, as coisas não diferem muito das de Mourinho. Ultimamente temos visto a capacidade do Treinador português, do qual me assumo fã do seu trabalho, em conseguir amealhar admiradores, tanto na falange adepta dos clubes por onde passa como pelos próprios jogadores. Conseguiu fazê-lo mais precisamente na sua aventura por terras de Sua Majestade. Em Hull deixou saudades, apesar de não ter conseguido a sua missão, que se revelava por si só bastante difícil e, para já está a fazer um super trabalho em Watford. Haverá melhor prenúncio que este para o sucesso?


         Recordemo-nos que, após a saída de Marco Silva do Sporting Clube de Portugal, o 1x4x3x3 clássico quase que se extinguiu. Nuno Espírito Santo quebrou também com a tradição deste desenho táctico no Dragão com a entrada de Tiquinho Soares e o 1x4x3x3, que em tempos reinava, deixou de existir. Em Inglaterra vemos as mesmas ideias que Marco Silva implementou nas suas restantes equipas (Estoril, Sporting CP, Olympiakos). Façamos novo exercício de memória e lembremo-nos das duplas de extremos usadas por Marco Silva: Sebá/Licá, Nani/Carrillo, Hernâni/Pardo, Grosicki/Markovic e agora Richarlison/Carrillo.
            Podemos inegavelmente afirmar que se tu és extremo, e queres estar ou estás numa equipa treinada por Marco Silva, ou tens gosto pela finta, pelo desequilíbrio, pela fantasia ou então escolhe outra equipa trabalhada por outro Treinador. Não se vê muitas equipas com este foco nos extremos e naquilo que eles conseguem produzir através da sua competência técnica. No passado sábado o Watford visitou o Southampton e venceu por 2-0. E o jogo, para lá da solidariedade defensiva, com o primeiro remate à baliza de Heurelho Gomes ter sido aos 93min, para lá da rapidez de processos e dos poucos toques que os demais jogadores de Marco Silva tem autorização para dar, o jogo focou-se em dois craques: Richarlison que é estupendo de ver, e Carrillo, não o Carrillo que jogou no Benfica, mas um novo Carrillo renascido com o Treinador que mais o fez render na sua carreira. E estes sim, têm autorização para fazerem qualquer defesa suspirar pelo apito final.
           Para mim o confronto mais interessante da próxima jornada será o Watford x Manchester City, independentemente de no dia seguinte se jogar um Chelsea x Arsenal… Simplesmente porque quando se é fã de algo, que se percebe que merece ser valorizado, rapidamente a nossa atenção fica captada.

      Pedro Cardoso

Enviar um comentário

0 Comentários