Advertisement

Main Ad

Treinador de Guarda-Redes: Viver através de sonhos de outros


A relação Treinador de Guarda-Redes - Guarda-Redes é especial. Ao longo dos vários textos que já escrevi para este blogue deixei essa ideia bem clara. Hoje quero vos falar de um sentimento muito próprio mas que penso que se aplica um pouco a todos os Treinadores, principalmente aqueles que mantém uma relação muito próxima com os seus atletas. A vivência dos seus sonhos…
Como Treinador de Guarda-Redes, ao manter uma relação próxima com os meus Guarda-Redes, tento sempre traçar os seus perfis e conhecer a fundo todas as suas características. Principalmente as do foro pessoal: ambições, objetivos, motivações, etc. É um pouco conhecer a personalidade de cada atleta. Este é um processo que demora tempo e como se costuma dizer “nunca iremos conhecer os outros a 100%”. Mas é através deste conhecimento de cada atleta que eu posso como Treinador fazer os meus atletas render mais. Desta maneira eu sei qual é o “botão” que devo pressionar e quando pressionar. É importante nunca esquecer que esta relação tem de se basear em confiança e honestidade.
Indo ao encontro do fundamental da questão e não querendo parecer demasiado irrealista a verdade é que nós Treinadores vivemos os sonhos dos nossos atletas. E não só, também sentimos quando eles erram, quando eles se sentem frustrados e quando eles estão nervosos. Porque como disse esta é uma relação próxima. Eles são o fruto do nosso trabalho! E quando as coisas correm bem não podemos aparecer para colher os créditos, assim como quando as coisas correm mal não nos podemos afastar e não assumir as nossas responsabilidades.


           Sendo o Treinador dos “meus” atletas há momentos em que temos de colocar uma máscara. A verdade é esta. Temos de fingir que nada se passa. Temos de fingir que não estamos nervosos e que estamos 100% preparados pois essa é a mensagem que os Guarda-Redes precisam: Confiança.  
Cada pessoa, seja atleta ou treinador, tem os seus sonhos e aspirações mas no caso dos Treinadores muitas vezes “vivemos através dos nossos atletas”. O seu resultado será o nosso resultado. A sua evolução será a nossa evolução. Como avaliar e conhecer um Treinador? Avaliando e questionando o seu trabalho: os atletas.
           Deixo-vos com um pensamento final… Estaremos dispostos a viver os sonhos deles? 

           Uma crença infindável nos “meus” Guarda-Redes… SEMPRE!

           Juntos somos mais fortes,

Miguel Menezes

Enviar um comentário

0 Comentários