Advertisement

Main Ad

Antevisão 2017/2018: Clube de Futebol “Os Belenenses”


Com o iniciar dos trabalhos de pré-época a aproximar-se, o Futebol Apoiado decidiu fazer uma antevisão de várias equipas do Mundo. Como tal, ao longo deste período que irá anteceder o início da Liga, irão ser feitas algumas antevisões daquilo que poderá acontecer na época 2017/2018.

Depois de uma época tranquila, sem grandes preocupações quanto às contas da descida, (apesar de ficar um sabor agridoce quanto àquilo que poderia ter sido feito a mais), verificou-se uma certa falta de qualidade no plantel, a qual impediu o conjunto de Belém de mirar a outros vôos. Foram visíveis algumas lacunas ao longo da época, sendo fácil de identificar um défice de qualidade no centro da defesa e na baliza, posto que foi rodando entre Cristiano e Ventura.
A inexperiência de Edgar Ié e Domingos Duarte no centro da defesa foi causando alguns problemas à equipa e, com algumas más abordagens, não conseguindo dar a tranquilidade necessária para poderem almejar algo mais.
Do meio-campo para a frente estiveram algumas das melhores unidades do plantel, com André Sousa a comandar o meio-campo e Maurides a facturar lá na frente, conseguindo 6 golos em 12 jogos. O problema esteve na falta de um companheiro de qualidade para André Sousa e Vitor Gomes e na escassez de qualidade nos extremos, que se ia ressentindo da falta de Miguel Rosa.
No banco também esteve sempre um dos grandes problemas, sendo certo que a relação entre presidente e Treinador nunca foi a mais fácil. Quim Machado orientou a equipa até bem perto do final, apresentando uma ideia bastante inconstante de jogo com bola no chão, pecando depois em alguns aspectos igualmente importantes nas transições.
Fruto da relação menos boa entre Treinador e Estrutura surge Domingos Paciência, que supostamente só iria iniciar na próxima época. E não é que algo fosse melhorar, nem a nível desportivo nem futebolístico! Falta de tempo, claro. 


Em relação à próxima época e observando alguns dos pontos enumerados previamente, é agora mais fácil conseguir perceber algumas das lacunas da equipa para, com tempo, as resolver. Certo é que muitas serão as mexidas operadas no plantel e é precisamente essa a indicação dada por Domingos Paciência (ou pelo presidente ou por Hugo Viana?)
Na baliza serão várias as mexidas, sendo fácil de identificar um perfil para o que se pretende. Os três guarda-redes apresentam uma estampa física assinalável, todos acima de 1,90 cm. Muriel vem directamente do Brasil para assumir a titularidade da baliza e Ricardo Fernandes, que foi resgatado ao Fafe após empréstimo, irá lutar pela titularidade. Filipe Mendes completará o trio.


Na defesa, tendo em linha de conta aquilo que deverá passar pela melhoria do 14º lugar e o ataque aos lugares europeus, será importante segurar João Diogo e Florent nas alas. No centro da defesa, depois do regresso de Domingos Duarte ao Sporting, Sasso perspectiva-se como uma boa contratação e junta-se a Gonçalo Silva e Edgar Ié, falando-se ainda em Oulo para lutar com Nuno Tomás pela vaga de 4º central. Certa ainda não está a entrada de Tiago Gomes, apesar de o mesmo estar bem encaminhado para um regresso a casa.


Do meio-campo para a frente existem algumas mexidas com a entrada de Filipe Chaby para a posição 10 e Tandjigora para uma posição mais defensiva. Chaby, que irá possivelmente acrescentar qualidade com bola, é um jogador formado no Sporting, sendo um valor a ter em conta no futuro. Já Tandjigora regressa a Portugal após uma breve passagem pela China, esperando-se que dê mais músculo ao meio-campo e confirme o valor que lhe era apontado antes de rumar ao continente asiático. Ainda se fala na possibilidade de André Santos, que poderia vir a revelar-se uma excelente opção, assim como o regresso de Rúben Pinto. Ficaria um belo meio-campo juntamente com André Sousa e Vítor Gomes, dando opções suficientemente consistentes, às quais se poderia ainda juntar algum júnior.


Na frente de ataque, onde, na minha opinião, estão as grandes necessidades da equipa (também fruto de uma inexplicável saída de Miguel Rosa), já são conhecidas as contratações de Freddy e Balogun, que vem directamente do Aves, onde apontou 5 golos e tem somente 24 anos. Freddy regressa a casa para dar outra alegria e experiência ao ataque da equipa do Restelo, podendo mesmo vir a ser um bom elemento a ter em consideração para o leque de capitães de equipa. É também de capital importância manter Maurides, goleador da equipa e com margem de progressão para render um valor superior no futuro. Com isto, ficam a faltar opções de qualidade, pois serão várias as dispensas neste sector. Fala-se em Tomané, mas pouco mais se sabe em relação a uma possível oportunidade a jogadores oriundos da Formação.


Mais importante do que as contratações, o Belenenses terá de se revelar uma equipa com a casa em ordem, algo que assombra o Restelo neste momento. São vários os conflitos internos, não conseguindo segurar os jogadores provenientes da Formação por inúmeras razões. Da mesma forma, dar estabilidade e segurança ao Treinador para trabalhar da forma que pretende, revela-se algo crucial neste processo, pois denota-se como um dos grandes factores em causa do bom rendimento desportivo.

Antevisões:

                                                                          Ricardo Carvalho
   

Enviar um comentário

0 Comentários