Advertisement

Main Ad

Taça das Confederações 2017 - Rússia vs Portugal


Vitória de Portugal por 0-1. Apesar de uma exibição melhorada em relação ao primeiro jogo, desta vez a equipa lusa perdoou na finalização, dispondo de várias oportunidades para não ter de terminar em sofrimento como no final do jogo. Realçar a falta de jogo interior no último terço, tentando sempre a solução através de cruzamento ou de saídas através de passes na profundidade para os seus avançados. Bernardo Silva justificou e de que maneira a opção de FS, demonstrando a qualidade reconhecida e levando sempre o jogo da equipa para o meio campo ofensivo, sendo que foram poucas as vezes que decidiu mal. Ronaldo a ser Ronaldo e a dar-se bastante ao jogo com bons pormenores e a decidir o jogo com um belo cabeceamento. A defesa conseguiu controlar as operações. No lado da Rússia Akinfeev brilhou, mas pouco mais se viu. Smolov foi lutando enquanto conseguiu, mas a envolvência ofensiva é muito curta e como tal, são poucos os destaques da equipa russa. Mantenho a questão, chegará isto para levantar o caneco? Há muito a melhorar e outros elementos a precisarem de rodagem dentro do relvado.

11 Portugal: Rui Patrício, Cédric, Pepe, Bruno Alves, Raphael Guerreiro, William, Adrien, André Gomes, Bernardo Silva, Ronaldo e André Silva.
11 Rússia: Akinfeev, Shishkin, Vasin, Dzhikya, Glushakov, Smolov, Kudryashov, Golovin, Zhirkov, Samedov e Kombarov. 

Num jogo que opõe o campeão europeu e o anfitrião da competição, duas equipas que à partida têm motivação suficiente para tentar lutar pela vitória na competição. Um jogo que rapidamente obteve lotação esgotada e que servirá para testar o estatuto de Campeão Europeu de Portugal e para perceber se factor casa chegará para a Rússia ou terá de apresentar valores mais elevados.

A Rússia a apresentar-se numa sistema 1-3-4-3 com um bloco médio baixo enquanto Portugal se apresenta no habitual 1-4-4-2 clássico, com Bernardo Silva a assumir mais o corredor direito e a dar largura sobre esse corredor. Ao contrário da seleção mexicana, a Rússia não consegue imprimir o mesmo tipo de intensidade sobre o portador da bola, o que irá facilitar a saída a construir na primeira fase de construção.
GOOOOOLOOOOOOO!! SIIIIIIIIIII! Rússia 0-1 Portugal. Grande cruzamento de Raphael Guerreiro e Cristiano Ronaldo dentro de área com um cabeceamento ao seu estilo a meter a bola no fundo das redes, inaugurando o marcador. Boa e rápida saída da zona de pressão sobre o lado direito e boa decisão de Raphael Guerreiro que com todo o espaço do Mundo, meteu um grande cruzamento para a cabeça de Cristiano Ronaldo.
Grandes pormenores de Bernardo Silva até ao momento, destacando-se pela forma como se dá ao jogo e procura a bola, não se abstraindo de servir os avançados com qualidade. A capcidade de levar a bola para o meio campo ofensivo ou de conseguir que a bola chegue ao último terço, fazem toda a diferença.
Portugal com um esquema tático nos cantos com marcação mista, interessante? Veremos o resultado ao longo do jogo.
Boa iniciativa no corredor esquerdo ofensivo de Portugal com André Gomes a servir um passe a rasgar para Raphael Guerreiro que vinha em velocidade desde trás, mas não conseguiu segurar a bola, apesar de tentar uma grande recepção em rotação.
Cristiano Ronaldo ao minuto 25 com um remate num livre à entrada de área sob o corredor direito, mas a bola a sair fácil para as mãos de Akinfeev.
Grande pormenor de Cristiano Ronaldo à passagem da meia-hora tirando com um excelente pormenor o defensor da frente e a rematar para uma boa defesa de Akinfeev.
Alteração táctica no meio campo de Portugal com Bernardo Silva e André Gomes a trocarem de lado, talvez numa tentativa de melhor definição no espaço que é deixado sobre aquele corredor. Portugal a conseguir retirar bem das zonas de pressão e a bascular rapidamente para o outro corredor, mas depois a definição está a ser previsível e terrível. Tudo muito previsivel com o recurso ao cruzamento como principal arma. Falta poder para conseguir romper aquela defesa russa através de combinações em jogo interior, algo que está a falhar e muito no último terço.
A Rússia só aos 40m conseguiu a primeira oportunidade de perigo, apesar de a bola ter saído bastante ao lado.

Portugal vai gerindo o ritmo de jogo, não permitindo facilidades no seu sector defensivo. Aqui Pepe vai comandando e cortando o perigo que vai aparecendo no seu sector. Tenta o Campeão Europeu descortinar o 1-3-4-3 da Rússia que no seu meio campo defensivo passa a 1-5-2-2-1 com os dois jogadores da posição 10 a dividirem a despesa entre o meio e os laterais da equipa Portuguesa. Fruto das suas características, Kombarov vai demorando algum tempo a fechar o seu corredor (sendo essa distracção momentânea que permitiu o golo português), algo que se for melhor explorado poderá criar um resultado avolumado para Portugal. Aquela dinâmica não está bem conseguida, apesar de Shishkin à direita ir fechando bem o seu corredor! Se Portugal conseguir acelerar no último terço e melhorar a forma de fazer chegar a bola lá, certamente conseguirá resultados diferentes na criação de momentos de finalização.


Ao Intervalo: Rússia 0-1 Portugal

Início da 2º Parte com a Rússia a fazer uma alteração entrando Erokhin para o lugar de Shishkin.
Boa circulação apesar de pausada por parte de Portugal que permitiu à chegada no último terço com grande tranquilidade, permitindo um excelente cruzamento de Cédric para um óptimo cabeceamento de André Silva à qual Akinfeev respondeu com uma defesa em grande estilo, impedindo assim o avolumar de resultado por parte do Campeão Europeu.
Bom envolvimento de Cédric que remata e mais uma vez, Akinfeev a dizer presente.
O jogo começou a abrir e com o resultado em 1-0 veremos se Portugal com espaço será capaz de matar o resultado ou se a Rússia conseguirá tirar partido do seu maior envolvimento ofensivo. A Rússia a meter mais elementos na frente e com mais rapidez a aparecer no último terço.
Grande contra-ataque conduzido por Cristiano Ronaldo, que com um bom pormenor retirou o adversário da frente, passou para André Gomes e o português cruzou para o capitão Ronaldo que, por muito pouco, não aumentou a vantagem para 0-2.
Mais um grande contra-ataque com bom envolvimento entre Bernardo Silva e Ronaldo que termina com um remate de Ronaldo para as nuvens!
Eliseu a substituir Raphael Guerreiro aos 66m por lesão do lateral esquerdo português.
Jogo partido no momento com Portugal a baixar a sua linha de pressão e a remeter-se para o seu meio-campo, tentando explorar o espaço agora deixado pelos Russos. A equipa anfitriã tenta colocar mais elementos na frente e circular rapidamente a bola, mas até ao momento continua sem criar perigo de golo. Alguns calafrios, até ver...
Livre perigoso sobre o lado esquerdo do ataque da Rússia e Bernardo Silva a ver amarelo. Sem perigo para a área, acabando com um cartão amarelo muito alaranjado para Djikia, por tentativa de agressão a Pepe. Vídeo-Árbitro?
Saída de André Silva e entrada de Gelson à chegada ao minuto 80. Portugal passa agora a defender num 1-4-5-1 com Ronaldo sozinho na frente e Gelson a passar para o corredor esquerdo tentando agora controlar a "excitação" ofensiva por parte da equipa Russa e colocando mais gente no momento defensivo, não permitindo a entrada por espaços interiores.
Fernando Santos a defender o resultado colocando Danilo e sacando Adrien, tentando segurar com um meio-campo ofensivo mais físico e alto, não querer de certeza perder o poder de choque no seu meio campo defensivo.
A Rússia a passar com 2 elementos na frente de ataque com a entrada de Bukharov. Certamente iremos ver alguns chuveirinhos nesta parte final do encontro visto que a qualidade evidenciada para entrar através de jogadas e dinêmica ofensiva é praticamente nula.
Grande jogo de Bernardo Silva, a merecer a oportunidade.
4m de compensação e a verificar-se o que se previa, várias bolas bombeadas para a área procurando tentar alguma distracção na defensiva portuguesa.
Esta marcação mista nos cantos contra Portugal...

Final do jogo: Rússia 0-1 Portugal

MVP: ?

Ricardo Carvalho

Enviar um comentário

0 Comentários