Portugal e Chile
disputam hoje a passagem à final, num jogo que se prevê de grande qualidade. Se
por um lado temos o Campeão Europeu, que alterna entre momentos de boa posse de
bola e letal no momento em que cria as situações ofensivas e consegue finalizá-las.
Ronaldo e Bernardo Silva têm estado em grande plano, carregando a equipa às
costas. Se o primeiro tem feito aquilo que o notabiliza, conseguindo ajudar a
equipa com golos, o outro tem carregado o piano às costas e acrescentado a
qualidade com bola que Portugal estava a necessitar. A grande dúvida será
perceber se as alterações forçadas na defesa não irão condicionar o jogo da
equipa portuguesa, tendo em Pepe a grande baixa. Do Chile poderemos esperar o
típico jogo de uma equipa sul-americana com um jogo bastante intenso e os seus
jogadores a entregarem-se de corpo e alma ao terreno de jogo. Certamente irão
colocar bastante pressão sobre os adversários e disputarão cada bola como se
fosse a última, numa esperança alta de conseguir o acesso à final que lhes é
tão desejada. Irão ter em Vidal o elemento chave para o sucesso da sua equipa e
Alexis Sanchez terá de acrescentar algo mais, de forma a conseguir incomodar a
defesa do Campeão Europeu.
11 Oficial: Rui Patrício, Cédric Soares, José Fonte, Bruno Alves, Eliseu, Danilo, Adrien, Bernardo Silva, André Gomes, Ronaldo e André Silva.
11 oficial: Cláudio Bravo, Isla, Medel, Jara, Beausejour, Vidal, Aránguiz, Pablo Hernandez, Marcelo Diaz, Vargas e Alexis Sanchez.
Resumo FA:
- Primeiros minutos de jogo com o jogo a ser jogado a bom ritmo.
- O Campeão Europeu a apresentar-se em 1-4-4-2 clássico com Bernardo Silva a dar bastante largura sobre a direita e a assumir o jogo a partir daí. O Chile apresenta-se num sistema tático em 1-4-2-3-1 com Vargas bastante solto na frente e Vidal a assumir a batuta do jogo, com todo o jogo a passar por si.
- Nos primeiros 10m o jogo a ser bem disputado e aberto nos dois lados. Oportunidades para o Chile quando Vargas rasga entre os centrais e aparece em fora-de-jogo na cara de Rui Patrício que saiu rapidamente a fazer a mancha e a cortar o lance. Para Portugal, fica um extraordinário passe de Ronaldo para André Silva, que sozinho e na cara do guarda-redes a conseguir chutar contra Bravo.
- O jogo acalmou entre os 10 e os 25m com as duas equipas a conseguirem equilibrar-se e a deixar pouco espaço para que fossem criadas oportunidades.
- Numa das muitas situações assim criadas ou tentadas, um livre rapidamente marcado e Isla a projectar-se bem no ataque, explorando o espaço deixado no lado direito, com um bom cruzamento que Aranguiz aproveita, mas a bola a sair ao lado. Os laterais chilenos estão a conseguir-se incorporar bastante bem no ataque, criando constantes desequilíbrios através de uma basculação rápida em que atraem os adversários a um lado para rapidamente fazer um passe para o lateral solto sobre o outro lado e assim criar bastante perigo para Portugal.
- A equipa Chilena a ser bastante mais activa na transição defensiva, com uma procura intensa pela recuperação de bola perto da perda e a conseguirem colocar bastante músculo e agressividade (boa) na procura pela disputa.
- Portugal apesar de ir equilibrando a partida com o Chile, com um jogo bastante fechado entre as duas (e daí se aceitar o resultado 0-0 ao intervalo), consegue criar mais perigo no último terço fruto da sua maior qualidade individual, com Bernardo Silva e Ronaldo a criarem bastante perigo no último terço. com vários cruzamentos de perigo que André Silva e Cª não estão a conseguir aproveitar.
- Resultado que se ajusta até ao momento.
Ao Intervalo: 0-0
- Tudo igual no início da segunda parte, nenhuma mudança nas duas equipas.
- Portugal numa das primeiras vezes em que consegue algum jogo interior no último terço, com um bom passe vertical a entrar em André Silva, que sozinho roda e chuta frouxo para fora. Uma das principais lacunas neste Campeão até ao momento na competição, passa pelo pouco jogo interior no último terço, algo que devidamente corrigido poderia melhorar e muito o estilo de jogo português. Certo é que existiriam condições para isso com Adrien a ter qualidade para isso, já para não falar dos dois avançados que estão mais que habituados a jogar assim.
- Mais uma situação em que o lateral esquerdo chileno consegue chegar com bastante facilidade ao ataque e com um cruzamento mortífero, a colocar a bola para a entrada de Arturo Vidal pela frente de Eliseu, mas a cabecear para bastante longe.
- Que jeito daria a Portugal um box-to-box como Arturo Vidal não?
- Pontapé-de-Canto para o Chile e Portugal a assumir marcação mista que tantos calafrios tem trazido e mais um, nesta situação. A bola é batida para a área e sobra para Vargas que num remate à meia volta, permite uma grande defesa de Rui Patrício para canto.
- Numa das situações em que o Campeão Europeu mais se destaca, ganham a bola no seu meio-campo através de uma boa recuperação de André Gomes que solta bem e a bola a ser servida para Ronaldo, que desfere um bom remate mas a embater numa boa defesa de Bravo.
- Chegada aos 60m com o jogo a começar a partir, fruto de algum cansaço na transição defensiva e a permitir mais espaços para rápidos contra-ataques. A marcar a passagem do minuto sessenta, grande remate de Arturo Vidal numa transição rápida, mas a bola a ser controlada com o olhar por Rui Patrício.
- Boa recuperação de André Gomes e a lançar muito bem uma transição rápida (mais uma) que acaba com um bom remate de Ronaldo, a desviar em Jara e quase a entrar na baliza chilena.
- Nani a substituir André Silva aos 79m. Primeira substituição no jogo entre as duas equipas! Mantém-se tudo igual no sistema táctico de Portugal, sendo que André Gomes aparece agora mais próximo do apoio a Ronaldo e a ajudar a pressionar a defesa chilena pelo meio.
- Segunda alteração no jogo sem que antes tenham existido mais oportunidades ou desenvolvimentos. Saída de Bernardo Silva e entrada de Ricardo Quaresma. Será que iremos ter um momento de desequilíbrio por parte do "Ciganito"?
- Bom cruzamento de Cédric mas Ronaldo a cabecear bastante perto da baliza de Bravo, ainda que não tenha levado perigo. Bastante sozinho no meio de toda a defesa chilena.
- Resultado no final do tempo regulamentar: 0-0
- Início do Prolongamento.
- Dentro dos possíveis, a equipa Chilena a conseguir manter a pressão sobre o portador da bola no seu meio-campo defensivo.
- GRANDE OPORTUNIDADE, com um cruzamento de Isla (mais uma vez) para um cabeceamento de Alexis Sanchez a passar bastante próximo, diria por muito pouco, a bola a não entrar!
- Aos 101m, última substituição para Portugal. Entrada de Moutinho para o lugar do já desgastado Adrien!
- Jogo morno no final da primeira parte do prolongamento. Portugal a aparecer mais frequentemente no meio campo ofensivo, mas a solução passa sempre pelo cruzamento para um MUITO desapoiado Cristiano Ronaldo. Sem perigo apesar da insistência.
- Tudo muito lento e o jogo a caminhar para as grandes penalidades.
- Substituição no Chile com a saída de Hernandez e a entrada de Silva ao minuto 112.
- Falta de recurso a matar o contra-ataque da equipa chilena. Cartão amarelo para Cédric Soares!
- Novidade da 4ª substituição durante o período de prolongamento. Gélson a entrar ao minuto 116 para o lugar de André Gomes.
- 119m e Portugal com a ajuda dos Deuses. No primeiro momento grande remate de Vidal no poste e na recarga, bola na trave. QUE SORTE!
- FINAL DO PROLONGAMENTO: 0-0
- VAMOS ÀS GRANDES PENALIDADES. Inicia o Chile!!
- Grande Penalidade para Arturo Vidal. MARCA!
- Grande Penalidade para Ricardo Quaresma. DEFESA DE BRAVO!
- Grande Penalidade para Aránguiz. MARCA!
- Grande Penalidade para João Moutinho. DEFESA DE BRAVO!
- Grande Penalidade para Alexis Sanchez. MARCA!
- Grande Penalidade para Nani. DEFESA DE BRAVO!
VITÓRIA DO CHILE (0-3) G.P.
0 Comentários