Advertisement

Main Ad

"Até para o ano, Mister..."


Chegou ao final mais uma época desportiva. Independentemente dos objectivos que foram propostos no início terem ou não sido cumpridos, esperava nestas palavras demonstrar o tanto que ficou por dizer.
         Foram imensas horas gastas e ganhas em planeamento, cujo a maioria dos atletas nem sabe existir. Tarefa árdua do Treinador que se aplica diariamente na expectativa de ver as ideias das suas pinturas empregues e que a tela fique magnífica aos olhos dos interessados. São tantos os momentos de ansiedade em perceber que os detalhes que o Treinador vai coleccionando irão notar-se na evolução diária dos atletas. E o quão bom é ver um atleta a crescer a olhos vistos…
         Independentemente das ambições naturais de cada um, seja atleta ou Treinador, apraz-me dizer que é extremamente saboroso ver um atleta evoluir e ultrapassar limites outrora impensáveis. A vitória do atleta na Formação também passa por aí não? Crescer individualmente, pois saberá que assim conseguirá ajudar o grupo a atingir os objectivos a que se propuseram. E nos momentos maus, caberá ao Treinador saber refugiar-se também nessas pequenas vitórias, mas não no sentido literal da palavra, pois, como disse, é apenas uma pequena vitória. Saborosa, mas não chega…
           Por outro lado, há as pequenas vitórias que não chegam. Atletas que pela razão a,b ou c, não conseguem dar o passo em frente e evoluir o desejado e o expectável! Fala a experiência que diz que muitos não o fazem devido a bloqueios psicológicos. Muitos não o conseguem, pois, a cabeça estará em todo o lado menos onde deveria estar: na evolução diária, no trabalhar com afinco, no querer e desejar algo e lutar para que aconteça…Muitas foram as horas durante a época que o Treinador perdeu com isso, nunca desistiu! E sim, digo perdeu porque no final fica o sabor agridoce de que tudo poderia ter sido diferente. Mas até esses atletas estarão sempre no coração do Treinador, pois certamente saberá lidar com isto de outra maneira no futuro.


               É para mim bastante claro que nem tudo corre como expectável e desejável. Sei que é este o caminho a seguir e que nem tudo irá correr dentro daquilo que é um sonho, mas será também a partir daí que nascerá a evolução de cada Mister. E apesar de ninguém mais se interessar por isso, é certo que cada Treinador saberá que, durante a centena de sessões de treinos postas em prática ao longo da época, nem todas tiveram a intensidade e a qualidade desejadas. É óbvio! Mas foi a partir desse momento que surgiu a resolução do problema e que se trabalhou ainda mais para que os atletas adquirissem o conteúdo que se pretendia para o momento e para a sua etapa de Formação!
         Com toda esta problemática aqui referida, o Treinador esquece-se da parte fundamental da vertente desportiva, ou seja, reviver o que de bom foi feito e agradecer por isso. No final, quando se faz uma reflexão, é o momento em que se apercebe o quanto ficou por dizer a cada atleta! Agradecer aquele momento em que fez rir o Treinador, pois fez um movimento que o seu Mister nem sabia que ele conseguiria fazer. Ou ainda melhor, fez esboçar um sorriso com uma “tirada” tão natural que nem se apercebe daquilo que acabou de dizer e do significado disso para um adulto. Agradecer apenas por ser um privilegiado em poder assistir à qualidade de cada um e assistir ao esforço que cada um faz por querer ajudar o grupo.
             Aquilo que ficou por dizer a todos os atletas que deram o litro e apareceram em todos os treinos quantos lhes era possível (e que gozo dá ver um atleta perto do total de presenças durante o ano ou até mesmo com a totalidade das presenças a treino). O quanto ficou por agradecer ao grupo por ter sabido sofrer nos momentos difíceis e ter também sabido remar para o mesmo lado até ao final e levar o barco a bom porto. Por todos aqueles momentos de grupo em que os pais se juntavam em convívio e faziam o seu melhor para que os seus miúdos se pudessem juntar e fazer as suas “cowboiadas”.
          Sei que muito mais haveria a dizer, no fundo serão as memórias do futuro. A verdade é que cada Treinador gostaria de poder reviver certos momentos com os seus antigos atletas! Uns irão continuar, outros seguirão o seu percurso (e que grande vitória é saber que eles irão continuar) noutra paragem e tudo será diferente na relação daqui para a frente. O Treinador também poderá seguir o seu caminho naturalmente e tudo serão memórias. Ficou muito por agradecer certamente.
         O Treinador agradece diariamente com o seu afinco e muita das vezes o seu pensamento não está direccionado para esses pequenos momentos e futuras recordações. É o preço a pagar por esta profissão. Muitos dizem que é cada vez mais difícil ser Treinador na Formação! É o preço a pagar...
         No final, fica o silêncio no balneário e muito ficou por agradecer aos vossos “putos”, mas a vitória do Treinador será sempre a vitória do seu atleta, seja ela qual for.

“Até para o ano Mister…” 

Ricardo Carvalho


Enviar um comentário

0 Comentários