Advertisement

Main Ad

A Irrealidade da Realidade


Sabemos que a forma como treinamos reflecte-se no modo como jogamos, no entanto, existem variáveis que alteram esta condição em equipas que treinam ao fim do dia e, principalmente, a partir das 20h00!!!
Não é linear que um jogador com uma semana de treinos maus realize um jogo fraco ao fim-de-semana, aliás é possível acontecer o inverso.
Na fase em que se encontra o Futebol Feminino Português é muito comum as jogadoras não terem a entrega, disponibilidade e a intensidade necessária que o Treinador espera, para realizar uma semana forte de treinos afim de preparar a equipa para o jogo.
Algumas razões, que levam à quebra de rendimento no treino, são similares ao Futebol Masculino: enquanto a maioria das pessoas chega a casa para jantar, relaxar e descansar, os atletas vão treinar após um dia de escola, de trabalho, de cansaço físico e psicológico, de viagens, de situações pessoais e profissionais difíceis, entre outras.
No Futebol Feminino existe uma preocupação redobrada necessária, a juntar às comuns mencionadas atrás, porque a falta de formação futebolística, as épocas de treino pouco consistentes, a disparidade entre jogadoras, o quase nulo apoio dos clubes, a falta de cultura desportiva e a pressão psicológica social levam a que existam leituras erradas da realidade por parte das jogadoras.


Sendo assim, é urgente compreender e saber transmitir de forma coerente o que uma atleta realiza verdadeiramente em treino. A verdade é que a maioria das jogadoras tem uma ideia irrealista de como treina. Por exemplo, a intensidade é confundida com o tipo de exercício, velocidade ou cansaço. A entrega total ao treino é confundida com acções boas realizadas apenas num determinado contexto, ou exercício, e sempre com bola (as acções sem bola são secundárias). A leitura de jogo e a respectiva ocupação de espaços não existe por falta de compreensão ou intensidade das jogadoras. A comunicação transmitida não é processada de forma rápida e coerente devido as variáveis faladas atrás, como cultura desportiva, o pouco conhecimento de Futebol ou o cansaço do dia. Preocupam-se muito com assuntos acessórios, mesmo que não sejam importantes ou relevantes. O treino dos princípios básicos necessários para realizar as acções maioritárias em jogo é descorado, porque preferem as acções mínimas que só acontecem quando se domina bem os princípios das acções básicas.
Por isso é imperativo ter paciência, fazer evoluir as jogadoras no sentido de criar uma mentalidade de treino forte, que leve ao espírito de sacrifício e entrega das atletas.
A grande vantagem do sexo Feminino é que a irrealidade se transforma em Realidade e uma jogadora que não tenha conseguido realizar uma boa semana de treinos, ou tenha uma falha de presença, no JOGO terá a capacidade de ultrapassar todas as barreiras de querer, entrega e força.

                                                                             Filipe Silva

Enviar um comentário

0 Comentários