Advertisement

Main Ad

E se o 0-0 valesse...Zero Pontos?


Desde cedo que somos levados a ter uma mentalidade vencedora perante a vida. Traçar objectivos e trabalhar para os atingir. Não dar nada como adquirido porque a vida é de quem luta por ela, de quem a agarra. Como é que esta mentalidade se pode transportar para o Futebol, mais concretamente, para a temática introduzida pelo título do artigo, que será aqui abordada? Vejamos…
Como todos sabemos, o jogo de futebol inicia-se com um 0-0 no marcador. Não pretendia dar nenhuma novidade em relação a este facto. Podemos é concluir que o 0-0 não é fruto de nenhum triunfo ou conquista, nem ninguém tem de suar para o atingir. Digamos que o nulo é uma condição inerente e irrevogável do jogo. Partindo para outra constatação do óbvio, o 0-0 atribui, às equipas que estão em confronto, um ponto na classificação. Entendo todo e qualquer ponto atribuído a uma equipa como o prémio dado atendendo ao que demonstrou em campo. Então, dado que o 0-0 é considerado empate, igualdade entre as equipas não materializada em golos, poderemos assumir que premiar as equipas por um resultado final de 0-0 é premiá-las por algo inerente ao jogo e passível de ser conquistado? Na minha opinião sim, estando o Futebol perante um cenário anti espectáculo.
Todas as novas ideias para o Futebol são bem-vindas. Umas farão mais sentido que outras, ainda assim todo o ser pensador tem a liberdade de as apresentar e posteriormente de as fundamentar. Esta ideia parece-me ser interessante. Partindo do plano logístico para o plano futebolístico, que é o que mais me interessa, atentar no seguinte: dir-me-ão os mais cépticos, embora correctos neste ponto, que o 0-0 vale um ponto, porque, apesar de ser inerente ao jogo, ambas as equipas não foram capazes de desfazer o resultado inicial durante noventa minutos. O objectivo do jogo é o golo, golo esse que imediatamente nega o nulo no marcador, não havendo necessidade de discussão a posteriori


Todavia, todos conhecemos a estratégia do “jogar para o ponto”. Todos conhecemos o “autocarro”. Todos conhecemos N outras expressões populares, da gíria futebolística, que têm como objectivo anular o adversário anulando o jogo, anulando o Futebol, tornando-o miserável e impossível de se apreciar. Todos nós conhecemos aqueles jogos, e pior, já pagámos para ver alguns deles, que acabam 0-0 e em que não chega a haver mais do que uma ou duas oportunidades claras de golo porque as equipas em vez de criarem estão mais preocupadas em anular.
Todas as ideias, na minha opinião, têm de contribuir para um embelezamento do Futebol. Ora, se o 0-0 valesse como uma derrota para ambas as equipas, não teriam os Treinadores de ter, no planeamento para o jogo, uma abordagem mais ambiciosa? A necessidade de ter de fazer um golo para pontuar não tornaria o Futebol mais atractivo? A necessidade de fazer um golo para pontuar não requisitaria por parte do Treinador uma competência ainda maior? Porque montar um “autocarro” e deixar dois homens rápidos na frente, tem de ser passado no Futebol, diria eu.
Respondendo às questões, não só o nulo no marcador não deveria atribuir pontos devido ao facto de ser um resultado inerente ao jogo, como não deveria atribuir pontos na tentativa de tornar o jogo mais atractivo. Os Treinadores teriam de arranjar estratégias mais ambiciosas e direccionadas para a criação de jogo atractivo e não de jogo destrutivo. Os planteis teriam de ser apetrechados com maior qualidade para procurar o golo todos os jogos. Como podemos nós Treinadores afirmar que o objectivo do jogo é o golo se o nulo é premiado? Faz algum sentido? Só apetece mesmo dizer “JOGUEM À BOLA, PORRA!“, porque há lá melhor sensação que festejar um golo? Há lá melhor sensação que olhar para uma bancada repleta de gente aos saltos festejando o golo do clube do coração?
         Importante referir que, esta ideia só se materializaria no nulo no marcador. Toda e qualquer igualdade com golos deveria, na minha opinião, ser premiada com um ponto. Referir também o seguinte: não está em discussão neste artigo o facto de o empate ser um resultado positivo ou negativo para A, B, ou C. Apenas a ideia apresentada e aquilo que essa ideia poderia causar no planeamento do jogo.

                                                                                      Pedro Cardoso


Enviar um comentário

0 Comentários