Advertisement

Main Ad

Jogo do Título...Que Não O Foi!


Passado sábado, Estádio da Luz, 20:30h, encontraram-se Benfica e Porto com o campeonato português por decidir. O dia parecia o ideal, o estádio estava cheio, a diferença pontual condizente com a grandeza do jogo e o horário obrigava o povo a colar-se ao televisor para testemunhar a tal decisão e… nada se decidiu, tudo se adiou.
Em primeiro lugar, elogiar a postura das duas equipas que se preocuparam em jogar futebol e que não deram azo a que a história dos noventa minutos se contasse através de picardias e fait divers. Houve casos, mas daqueles que fazem parte tendo em conta a rivalidade existente entre estas duas entidades desportivas.
Em segundo lugar, atentar na estratégia de ambas as equipas, olhando para as duas surpresas nos onzes: preterir André Silva e destruir a dupla de avançados para passar a um meio-campo mais povoado, perante a vontade de garantir superioridade numérica no meio, algo que raramente beneficiou a equipa de Nuno Espírito Santo durante o jogo. De resto, o onze esperado…e podemos até dizer que esta surpresa…também nunca a foi! Quanto ao Benfica de Rui Vitória, privado de Grimaldo e Fejsa, habituais titulares e jogadores que elevam a qualidade do elenco para outro patamar, teve em Rafa a surpresa lançada a jogo, para a faixa esquerda.
À partida, esta opção parecia fazer sentido, sendo Rafa o extremo mais rápido do plantel perante um Maxi Pereira cujos dias de velocista já o ultrapassam. Além disso, Rafa é um campeão europeu, apesar do seu curto contributo neste feito do Futebol Português, e um jogador de grande qualidade. Nunca duvidando do valor deste atleta, a sua época tem sido, no cômputo geral, decepcionante. E este jogo é a imagem da época de Rafa. Excelentes arrancadas com um nível de aproveitamento quase nulo. Com isto dizer que, a tomada de decisão do extremo natural de Vila Franca de Xira foi sempre condizente com o nível do jogo, ou seja, uma grande capacidade de desequilíbrio até ao último terço para depois decidir mal.
Em terceiro lugar, elogiar, com todos os adjectivos de conotação altamente positiva no dicionário da Língua de Camões, a entrada no jogo do Benfica na primeira parte e a entrada do F.C.Porto na segunda parte ainda que, esta, motivada pela necessidade de correr atrás do prejuízo. O Benfica entrou com vontade de controlar a bola e de encostar o adversário ao seu meio-campo e, com vários jogadores a participar na manobra ofensiva (atentar à capacidade de Nélson Semedo se integrar no ataque, com bola, desequilibrando desde trás, a facilidade com que o faz, tornando-o num lateral moderno de equipa grande = grande capacidade ofensiva como elemento número um de escolha), uma jogada entre Salvio e Jonas resulta no 1-0, tendo Jonas convertido grande penalidade, castigando falta sobre si mesmo.
A partir deste momento, foi um gradual “tirar o pé do acelerador” que motivou o adversário a pegar no jogo, contribuindo para isso, como apontei há pouco, a necessidade de correr atrás do prejuízo. Muito discutível, a opção por esta estratégia. Quanto ao F.C.Porto, criticar a entrada apática em campo, dado que era a equipa que estava mais obrigada a ganhar, basta olhar para a classificação, mas elogiar a procura nos primeiros minutos da segunda parte, onde empata e pode passar para a frente do marcador no lance isolado de Tiquinho Soares. Após este lance, um gradual relaxamento e, pior, uma gradual aceitação e posterior satisfação com o empate, algo a abordar mais à frente.


Ora, perante esta constatação (duas equipas com entradas de grande nível, conseguindo o golo nos primeiros cinco minutos das diferentes partes), continuo a questionar-me em relação ao porquê deste abrandar, um tanto estratégico, um tanto motivado pelas circunstâncias do jogo. Certamente que o Barcelona de Guardiola, no 5-0 ao Real de Mourinho não abrandou após o primeiro golo. Indubitavelmente, a Alemanha de Joachim Löw  não amoleceu perante o Brasil de Scolari no histórico resultado de 7-1 no Mundial do Brasil.
Estamos a falar de grandes equipas, mas Benfica e Porto também o são no contexto nacional. Parece haver cada vez mais uma necessidade das equipas grandes, entre si, jogarem o Q.B, defendendo o Q.B até ao fim. Depois, confesso que desesperei ao ver as duas últimas substituições de NES. Desesperei ao me aperceber que Casillas segurou o empate para a equipa que mais precisava de ganhar. Desesperei ao perceber que os adeptos do F.C.Porto festejaram um empate na Luz, perante o grande rival que conta com três campeonatos seguidos, sabendo esses adeptos que o empate mantinha o Porto na expectativa. Desesperei ao perceber que Nuno Espírito Santo escolheu perder o depender de si próprio pela fé num resultado favorável no Sporting x Benfica.
Porque acho que um treinador de um clube grande, e entendo não cometer um erro ao dizer, especialmente do F.C.Porto, terá de querer muito mais do que isto. Terá de ter uma ambição muito maior, condizente com a sua massa adepta. Ou não será já condizente pelos festejos vistos no final do jogo? “ Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades ”

Destaques do Clássico: Nélson Semedo (fase ofensiva) ; Brahimi (classe); Nuno Espírito Santo (a escolha pela perda da dependência de si próprio)

                                                                         Pedro Cardoso


Enviar um comentário

0 Comentários