Advertisement

Main Ad

Pensar pela Própria Cabeça


O Futebol está cada vez mais rápido. Podemos ver isso na maneira como as equipas procuram reagir rapidamente à perda de bola. Podemos ver isso na forma como cada vez mais equipas optam por abdicar da Posse de Bola para apostar única e exclusivamente no Contra-Ataque. Podemos constatar a maior rapidez presente no Futebol sob as mais distintas perspectivas, mas há uma perspectiva em que noto que a rapidez é cada vez maior. Falo da rapidez com que alguns Treinadores deixam de pensar com a sua própria cabeça, passando a pensar pela cabeça de terceiros…
Não sendo, de todo, um tema agradável, penso que este é um tema essencial. Creio que grande parte da evolução do Futebol Amador (e até mesmo Profissional) passa pela afirmação do Treinador através da afirmação das suas ideias. Acredito que os demais agentes desportivos ligados ao Futebol (Amador e Profissional, de Formação e Sénior) só irão evoluir quando o Treinador conseguir atingir a sua independência intelectual, a sua total afirmação intelectual.
Quantos de nós, Treinadores, não conhecemos um ou mais colegas que já foram condicionados naquelas que são as suas funções enquanto Treinador?
Quantos de nós, Treinadores, não conhecemos um ou mais colegas cujo trabalho foi alvo de interferência (directa ou indirecta) por parte de um Presidente, de um Empresário, de um Director Desportivo ou até mesmo de um Pai?
Quantos de nós, Treinadores, não fomos já alvo (pelo menos uma vez) dessas tentativas de influência, dessas tentativas de condicionamento?


Eu já! Muitas vezes! Mais do que aquelas que alguma vez imaginei vir a ser possível em seis anos como Treinador Principal. Já tive quem me quisesse impor um 11 inicial. Já tive quem me quisesse impor qualquer sistema táctico, menos aquele que eu queria trabalhar com a minha equipa. Já tive quem me quisesse impor uma convocatória. Já tive quem mandasse o filho ouvir as palestras para poder saber o que eu havia dito. Já tive quem mandasse o filho questionar-me acerca do meu microciclo semanal. Já tive quem me quisesse impor as suas “ideias de treino” sem nunca ter visto um microciclo semanal meu. E podia continuar aqui até ao final do mês a dar exemplos de tentativa de condicionamento do meu trabalho.
Sabem o que fiz? Em todas as situações aqui relatadas? Recusei-as liminarmente. Ouvi sempre tudo, umas vezes de forma mais calma, outras vezes com menos paciência, mas ouvi sempre tudo. Contudo, nunca cedi a pressões, a chantagens, a intromissões naquilo que era (e é) o meu trabalho. Pensei sempre pela minha cabeça…
Obviamente que há consequências para este género de postura. Não fazer o que um Presidente te impõe é dar início a uma “guerra” que, mais cedo ou mais tarde, vai ditar a tua saída. Não dar a titularidade ao jogador X (que não tem qualidade, que treina mal e que não se se enquadra no teu Modelo de Jogo), cujo Pai é o principal patrocinador do clube, é assegurar que ou o clube irá perder um patrocinador ou o clube vai arranjar um Treinador que garanta a permanência desse mesmo patrocinador. Não dar minutos ao jogador Y (a anos-luz daquilo que os restantes colegas conseguem fazer), cujo empresário ajuda financeiramente o clube, é criar uma possível situação de instabilidade dentro do balneário ou até mesmo dentro do próprio clube. E nem sequer me vou pronunciar acerca dos graus de parentesco que continuam a influenciar tomadas de decisão no Futebol Amador, Semi-Profissional e Profissional.  
Podem dizer agora: “Ok, isso é tudo muito bonito, mas e se não cedermos e formos despedidos?”, “E se nós ajustarmos um pouco dali e um pouco daqui, mas mantendo sempre alguma independência?”


Há coisas que não me passam ao lado. Eu sei que há quem tenha medo de “sair do circuito”. Eu sei que há quem tenha medo de nunca mais voltar a treinar. Eu sei que há quem pense que pode ceder apenas um pouquinho ali e um pouquinho aqui, naquela convocatória, naquele 11 inicial, naquele sistema táctico…
Eu não estou no “circuito”. Nunca estive. Nem sequer sei se alguma vez estarei. Com a minha personalidade…Mas sei que não existem pequenas cedências. Quem começa por ceder pouco, acaba sempre por ceder muito. Sei que não existem pequenas influências. Quem começa por se deixar influenciar de forma pequena nas suas decisões, acaba sempre por ser grandemente influenciado nas suas decisões. Sei que não existem pequenas interferências. Quem começa por permitir pequenas interferências, acaba sempre por perder o “sinal” do seu próprio trabalho. Sei que um Treinador nunca poderá dormir de consciência tranquila e satisfeito com uma ligeira independência porque isso não existe. Ou se é totalmente independente ou se é autónomo.
E também sei que não é fácil. Querer ser intelectualmente independente e querer mostrar competências através da afirmação das suas próprias ideias é desgastante. Querer afirmar-se como alguém válido porque se pensa por si mesmo é complicado. Cada vez mais complicado. Principalmente num mundo em que todos parecem querer ser aquilo não são.
Mas é o único caminho possível. Pelo menos para mim. Porque à velocidade com que se despedem Treinadores ao fim de 4/5 jogos sem vencer, à velocidade com que os interesses mudam consoante a cor do dinheiro, à velocidade com que novos “amigos” surgem no mundo do Futebol, sejamos sinceros…
Vale mais pensarmos pelos nossa própria cabeça!

                                                                          Laurindo Filho


Enviar um comentário

2 Comentários

  1. Parabéns, um texto reflexivo para ler e reler diversas vezes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dos nossos propósitos enquanto blog é levar as pessoas a pensar e a debater questões que julgamos serem pertinentes. Como esta que abordámos neste artigo.

      Obrigado pelo seu comentário.

      Continue a acompanhar-nos.

      Cumprimentos

      Eliminar