Advertisement

Main Ad

A Importância do Observador para o Sucesso da Equipa


Uma das características do ser humano é o de observar para compreender e evoluir. No Futebol não será diferente! Antigamente não existia a função de Observador nas Equipas Técnicas, tal como os conhecemos hoje. No entanto, com o passar dos anos, e reconhecida a sua importância, o Observador passou a ser um elemento relevante e aliciante.
Actualmente ainda existem Treinadores que não mostram interesse na observação do adversário pois, segundo eles, preferem concentrar todas as atenções na sua própria equipa. Outros, mesmo reconhecendo a sua mais-valia, não os têm nas suas Equipas Técnicas por falta de recursos para o poderem exigir.
O Observador permite que o Treinador estude ou obtenha, mais rápida e fidedignamente, noções sobre o adversário, podendo assim tirar partido de possíveis fragilidades e/ou melhorar a forma de se precaver dos seus pontos fortes.
E como é para o atleta?
Se a informação da observação for trabalhada (curta e objectiva) e quase personalizada, o atleta vai sentir-se mais seguro sobre o adversário e psicologicamente vai sentir-se mais forte para o dia de jogo.
Quando José Mourinho chegou ao Benfica, em 2000, confrontou-se com a realidade do clube e, porventura, do Futebol Nacional: "Solicitei ao Departamento de Observação do clube a análise completa do adversário. Esperei, então, por uma observação detalhada da equipa do Boavista: os seus traços mais marcantes, a forma como jogava, os pontos fortes e fracos, o perfil dos jogadores, as suas qualidades e defeitos, etc. Enfim, nada de especial, tendo em conta a grandeza de um clube como o Benfica e os seus níveis de profissionalismo. Quando me entregaram, por escrito, o relatório, dei comigo a olhar para uma equipa com apenas dez jogadores... É verdade, pelo que me foi entregue, no desenho e na análise táctica, o Boavista jogava só com dez jogadores, sendo que o ausente era, "só", o Sanchez, um dos jogadores mais influentes da equipa" (no livro de Luís Lourenço).
O papel de Observador é muito mais do que um sujeito que grava um vídeo do jogo. Ele tem que saber o que analisar, como analisar e saber trabalhar essa informação de forma a que os Treinadores e, principalmente os atletas, consigam compreender o que é pretendido.


O que observar?
Depende do que são as prioridades do Treinador Principal! Por exemplo, há Treinadores a quem praticamente só lhes interessa em perceber o comportamento do adversário nas bolas paradas; outros preferem saber a forma como a equipa sai a jogar para saber se pressiona e como vai ser feita essa pressão; a outros ainda só lhes interessa saber o sistema táctico, etc…
Para além dessas questões de identificação, o Observador pode (se tiver essa liberdade) propor soluções ao Treinador Principal, tendo por base o que o adversário apresenta, sem esquecer também a sua principal base: a sua própria equipa! Daí também ser importante que os Observadores estejam a par do que se passa internamente com as equipas e, se possível, trabalharem junto delas durante a semana de treinos.
Concluindo, penso que a função do Observador cada vez fará mais sentido numa Equipa Técnica, pois são cada vez mais os pormenores que desequilibram e determinam as vitórias!

Rui Gomes




Enviar um comentário

0 Comentários