Advertisement

Main Ad

Escolas de Futebol – O Novo Paradigma da Formação


Não é novidade que os três grandes têm feito uma aposta cada vez maior na sua Formação, efectuando um investimento bastante significativo no melhoramento das suas Camadas Jovens.
Os frutos começam agora a ser colhidos com novas gerações repletas de qualidade a aparecer e resultados condizentes a nível internacional. O SL Benfica e o FC Porto realizaram boas prestações em competições importantes a esse nível num passado recente, a título de exemplo.
Cada vez mais são vários os procedimentos que ajudam na prospecção dos melhores elementos jovens em Portugal, podendo escapar alguns elementos, sendo certo que a margem de acerto é bastante significativa.
É entusiasmante ver as novas gerações que irão surgir e perceber a quantidade de qualidade que dali poderá sair. Tudo isto é também fruto de um trabalho cada vez mais capaz de quem trabalha na formação dos três grandes!
Congratule-se quem desenvolve tanta metodologia que é colocada na disposição dos Atletas, é importante ser-se o facilitador do trabalho a ser desenvolvido. Os miúdos vivem hoje uma realidade totalmente diferente com material e tecnologia ao seu dispor, faltando-lhes momentaneamente (e digo momentâneo, pois acredito na reestruturação desta situação) as horas de prática em qualquer canto que esteja disponível para ver a bola chorar de alegria.


Contudo, são visíveis algumas falhas por esses distritos fora.
É perceptível a aposta em Escolas de Futebol de FC Porto, SL Benfica e Sporting CP, tentando referenciar os melhores Jovens para as suas Escolas, o que proporcionará uma maior aproximação ao Clube-Mãe, com um acompanhamento maior. Serão relatados os pormenores de desenvolvimento de atletas que consigam dar nas vistas e que irão treinar nas Academias dos Clubes com muita frequência.
No entanto, fui confrontado com uma nova realidade que não irá ajudar o desenvolvimento do Atleta e do Futebol Distrital, que fornecerá maior qualidade consoante a qualidade do futebol no seu distrito.
Neste caso, refiro-me concretamente à abertura de inúmeras escolas do mesmo Clube no mesmo distrito. É impensável de momento existir a Escola de Futebol A,B,C e D e, muitas vezes E e F, consumindo todos os miúdos para esses clubes com várias equipas dentro do mesmo escalão.
Retira-se o virtuosismo à competição com equipas do mesmo Clube constantemente a jogar entre si nas mesmas séries de escalão etário, passando o domínio para um só Clube. Os restantes clubes rapidamente irão sentir dificuldades na recruta de novos elementos, pois o atleta irá ver o símbolo de um Benfica, Porto ou Sporting e rapidamente irá preferir actuar dentro dessa realidade do que no clube da sua terra.
Não seria preferível uma só escola onde pudessem recolher os melhores Atletas e actuando em conjunto, aumentar-lhes o nível e proporcionar maior largura de recrutamento para o Clube-Mãe? Ou é tudo uma questão financeira para quem gere essas Escolas?
Com isto não quero dizer que o Clube não possa ter duas escolas em pólos diferentes do Concelho, pois certamente ajudará na prospecção de novos talentos.
Fica a ideia de que é tudo uma questão de interesses quando se conjugam seis ou sete escolas dentro do mesmo concelho num raio de poucos quilómetros. E as Associações deveriam meter mão nisso para o não esgotamento da realidade de outros clubes e para a retirada da realidade competitiva que os miúdos tanto gostam.
Reforço a ideia de que a aposta na Formação é o caminho a seguir pelas equipas principais do nosso país, mas com certos critérios de qualidade e de utilização do seu bom nome dentro das Escolas de Futebol que possam proporcionar uma continuação no melhoramento da qualidade dentro das suas Camadas Jovens.

Ricardo Carvalho



Enviar um comentário

1 Comentários

  1. Discordo totalmente do artigo. Atualmente as escolas de futebol da marca dos Clubes ditos grandes na formação, não passam de máquinas de fazer dinheiro à custa dos pais dos jogadores, que pagam para alimentar o seu ego e poder dizer o meu filho joga no ..., muitas vezes sem sequer participar em competição e com zero acompanhamento e encaminhamento para as equipas efectivas dos Clubes. Os jogadores com potencial, são identificados e recrutados aos Clubes adversários.

    ResponderEliminar