Advertisement

Main Ad

Ser Regular para Triunfar


Na Europa, alguns campeonatos já terminaram, outros em breve chegarão ao fim. Quando olhamos para as equipas do topo da tabela classificativa será que existe algo que é comum entre elas?
Os campeonatos não devem ser encarados como uma prova de sprint, ou seja, como uma corrida de velocidade de curta distância, logo, as equipas são trabalhadas para terem excelentes arranques, mas com o tempo vão perdendo qualidade exibicional. Os campeonatos deveriam ser comparados mais às maratonas, no aspecto em que sugere uma acção continuada, provas mais longas e a busca de resultados através da superação.
Muitos Treinadores dão grande relevância e valorizam as séries positivas onde constantemente são amealhados pontos, jornada após jornada. Vejamos algumas dessas séries das duas equipas da frente, dos respectivos campeonatos:
Equipa
Melhor série sem perder
Percentagem de vitórias
Benfica
14 Jogos
76%
Porto
30 Jogos
67%
Mónaco
18 Jogos
78%
Paris SG
16 Jogos
73%
Chelsea
13 Jogos
78%
Tottenham
12 Jogos
67%
Juventus
16 Jogos
75%
Roma
6 Jogos
72%
Bayern München
15 Jogos
73%
RB Leipzig
13 Jogos
61%
Real Madrid
16 Jogos
75%
Barcelona
19 Jogos
73%

Números! Poderão não ser mais do que números, mas analisemos…será que as séries são um factor tão relevante como muitos pensam? Se estas séries forem acompanhadas com vários empates em vez de vitórias, poderão não ter a importância que tantos Treinadores e Jornalistas sugerem.
Podemos destacar o FC Porto como a melhor série das equipas apresentadas (30 jogos sem perder), mas foi campeão? Não! Pois existe outro número muito importante, o qual é designado por “percentagem de vitórias"…
Pode dar-se o caso de querermos, jornada após jornada, apenas amealhar pontos e não “estragar” a nossa série positiva, porém, temos que ter a clara noção que para ser campeão há que arriscar e, por vezes, comprometer a série de jogos para se conseguir uma vitória! Não podemos olhar para o que foi feito e apenas por se estar numa “série positiva” achar que os bons resultados já chegam.
O contrário também acontece! É importante em equipas que lutam para “não descer” limpar da cabeça dos jogadores essas séries de resultados menos bons, para que os atletas consigam a cada jogo lutar por um bom resultado sem que apareçam os “fantasmas” das outras jornadas. 
Sabemos que ao longo da época todas as equipas atravessam fases boas e fases menos boas. Contudo, para se ser campeão, não basta fazer boas exibições e golear em alguns jogos. Os campeões são os que são regulares e que mesmo nas fases más da época conseguem fazer bons resultados! 

Rui Gomes

Enviar um comentário

0 Comentários