Advertisement

Main Ad

As Equipas Portuguesas na Europa em 2017/2018


Não existem “bruxos” nem “videntes” entre os membros do Futebol Apoiado. É um facto. Mas isso não nos impede de, perante aquilo que ditaram os sorteios da Liga dos Campeões e da Liga Europa, procurar analisar e perspectivar aqueles que poderão ser os percursos de SL Benfica, FC Porto, Sporting CP, SC Braga e Vitória SC na alta roda do Futebol Europeu.
À primeira vista, e no que diz respeito à Champions League, SL Benfica e Sporting CP têm a vida mais dificultada, podendo o FC Porto considerar-se a mais “sortuda” das equipas portuguesas presentes na edição deste ano da maior e melhor competição de clubes do Mundo. Já no que toca à participação portuguesa na Liga Europa, tanto SC Braga como Vitória SC parecem estar em grupos equilibrados, com os bracarenses a poderem ter hipóteses mais substanciais em relação à uma qualificação para a fase seguinte da prova. Mas será mesmo assim?


Grupo A – Benfica, Manchester United, CSKA Moscow e Basileia

Não há como fugir ao óbvio: o Manchester United é o grande favorito à vitória neste Grupo A. Tem um dos melhores Treinadores do Mundo, possui um plantel cada vez mais reforçado e à imagem do seu Treinador, tem individualidades capazes de decidir qualquer partida num ápice e é uma equipa mentalmente forte e confiante depois de um início de temporada demolidor (duas goleadas por 4-0 nas duas primeiras jornadas da Premier League, algo que nunca antes acontecera...até agora). Portanto, será expectável vermos os red devils a dominar e a controlar ambas as partidas com o Benfica. No entanto, convém não esquecer que em 2005/2006, com um plantel claramente menos talentoso e menos rico em opções técnico-tácticas, o Benfica eliminou o poderoso Manchester United de Sir Alex Ferguson, Scholes, Cristiano Ronaldo, Ferdinand, Gary Neville e Ryan Giggs nos Oitavos-de-Final da competição em pleno Estádio da Luz, com golos de Geovanni e...Beto (ainda se lembram dele?).
Para os embates frente ao CSKA Moscow, o clube da Luz parte com um ligeiro favoritismo, pois tem melhor colectivo, tem melhores individualidades e recentemente tem estado melhor no plano europeu, situação que lhe confere uma maior experiência e um maior à vontade para estes jogos. À partida o jogo na Rússia poderia ser mais complicado do que o jogo a ter lugar no Estádio da Luz, mas o CSKA Moscow poderá surpreender mais facilmente em Lisboa, dada a sua apetência e preferência pelas jogadas de contra-ataque ou ataque rápido organizado, daí que ambos os jogos vão requerer extrema paciência e bastante inteligência por parte dos comandados de Rui Vitória.
Nos jogos com o Basileia, e apesar dos suíços serem mais fortes a jogar em casa, acredito que os encarnados poderão somar seis pontos no conjunto dos dois encontros, razão pela qual a passagem à próxima fase deverá depender dos confrontos entre Benfica e CSKA Moscow.  

Grupo D – Sporting, Juventus, Barcelona e Olympiakos

Que dizer de uma equipa que vai defrontar Messi, Suarez, Iniesta, Busquets, Dembélé, Ter Stegen, Dybala, Higuain, Pjanic, Alex Sandro, Khedira, Marchisio, Cuadrado e Buffon, só para falarmos de Barcelona e Juventus? Para muitos, qualquer ponto obtido nos confrontos com italianos e espanhóis será sempre um bónus...mas creio que será precisamente nestes jogos que veremos o melhor Sporting da época! 
Gelson Martins, Bruno Fernandes, Adrien Silva, William Carvalho, Daniel Podence e Rui Patrício terão nestes jogos a montra ideal para alcançarem um novo, maior e melhor contrato. E Jorge Jesus terá, muito provavelmente, a última oportunidade de poder vir a afirmar-se como um grande técnico europeu, pelo que acredito que os leões irão fazer belíssimos jogos contra o Barcelona e contra a Juventus.
Já o Olympiacos, crónico campeão grego, irá colocar imensas dificuldades ao Sporting, especialmente no jogo a ter lugar em solo helénico. Falta saber se os comandados de Jorge Jesus terão a maturidade competitiva e a força mental necessárias para não se deixar intimidar pelo apaixonante e escaldante cenário que se vive no Estádio Karaiskákis. Se conseguir lidar com isso, acredito mesmo que, na pior das hipóteses, o Sporting seguirá para a Liga Europa. 

Grupo G – Porto, Mónaco, Besiktas e RB Leipizig

Sinceramente, penso que todas as equipas possuem armas suficientemente fortes para poderem passar, sendo que neste grupo (tal como em qualquer edição da Champions League) a regularidade será um factor determinante para o apuramento para a próxima fase. Todas as equipas têm condições para “roubar” pontos umas às outras, todas as equipas deverão ser mais fortes a jogar em casa do que fora e será curioso ver qual das equipas a actuar em 1x4x4x2 (caso não haja nenhuma alteração estrutural no Porto, no Mónaco e no RB Leipizig) fará prevalecer o seu Modelo de Jogo.
À priori, vejo o Porto como maior favorito à vitória do grupo, com um ligeiro ascendente sobre o Mónaco de Leonardo Jardim que, não obstante o bom início de época depois de uma autêntica razia no seu plantel e do “Caso Mbappé”, parece não dispor ainda de armas suficientes para “tirar” a equipa portista da liderança deste grupo.
Besiktas e RB Leipizig irão proporcionar, certamente, grandes jogos, especialmente quando receberem os dragões, mas a habitual falta de controlo emocional das equipas turcas e a pouca experiência do estreante alemão poderão ser fatais para ambas as equipas, daí que o Porto deverá passar à próxima fase sem grandes sobressaltos.


Grupo C – Braga, Ludogorets, Hoffenheim e Istanbul Basaksehir

Depois de um apuramento sofrido (e sofrível), ao Braga “calhou em sorte” uma das melhores e mais entusiasmantes equipas da competição – o Hoffenheim. Creio que a tarefa arsenalista frente aos alemães será hercúlea e só um super Braga poderá vencer a equipa orientada pela coqueluche Julian Naggeslman. Sobram os confrontos frente a búlgaros e turcos, sendo que em ambos os casos atribuo um ligeiro favoritismo aos bracarenses, ainda que admita faltar experiência e maturidade competitiva a este renovado Braga de Abel Ferreira. Se conseguir demonstrar personalidade e força mental para os jogos a disputar fora de casa, acredito que o Braga será o segundo classificado do grupo e passará à fase seguinte.

Grupo I – Vitória, Marselha, RB Salzburg e Konyaspor

Tarefa ingrata para Pedro Martins e os seus comandados. O Marselha parte como principal favorito à liderança do grupo, sendo que austríacos e turcos parecem dispor de uma ligeira vantagem em relação a um conjunto vimaranense que precisa ainda de tempo e de vitórias para se consolidar e se tornar numa equipa compacta, confiante e agressiva, tão ao gosto e à imagem do seu Treinador. Penso que dificilmente o Vitória SC poderá aspirar a algo mais do que o 3º lugar do grupo, dada a actual conjuntura.

E os leitores, que leitura fazem destes sorteios europeus?   


                                                                         Laurindo Filho


Enviar um comentário

0 Comentários