Advertisement

Main Ad

Hoje Sou Melhor do que Ontem


Quando estou a ler, a escrever e a aprender, penso em todo o processo de aprendizagem até chegar onde estou. Penso também que ambiciono ser cada dia melhor. Serão todos assim? Alguns não se conformaram com o que sabem ou têm? Alguns não pensarão que já sabem tudo?
Quantos de nós conhecemos aquele jogador que não dá tudo o que tem porque, para ele, chega ser o melhor do plantel, mesmo que jogue no clube mais débil da terrinha?
Recentemente eleito o Melhor Jogador da edição de 2016/17 da Liga dos Campeões, Cristiano Ronaldo tem ao longo do seu trajecto como jogador algumas frases interessantes sobre o ser melhor: "Na minha cabeça sou sempre o melhor"; “Sou o melhor do Mundo porque trabalho para isso”; “Estou melhor que ontem e pior que amanhã”! Estes são alguns exemplos de um jogador fantástico que nunca está conformado com o que é e trabalha sempre para ser melhor.


Trabalhando o objectivo ficará cada vez mais perto a cada dia que passa! Jogadores que trabalham sempre no limite das suas capacidades têm mais hipóteses de vir a serem os melhores do que aqueles que não fazem.
E os Treinadores? Como podem ser sempre melhores? Inicio com uma frase do actual Treinador do Benfica, Rui Vitória: “Trabalho para ser melhor porque o que fiz no passado já está desatualizado”.
Penso que grande parte da evolução do Treinador está em ser autodidacta, devendo usar o seu esforço na procura e pesquisa de material necessário para a aprendizagem. Parece-me ser o caminho mais genuíno e correto, pois cada um saberá onde tem que progredir como Treinador.
Que outras formas para se ser melhor? Na minha opinião as formações são importantes para evoluir e não estagnar! Deveremos ir às formações não apenas pelos créditos (para renovar a cédula de Treinador), mas pelo interesse que o assunto tem e pelo facto de conseguirmos sempre mais conhecimento. Que formações? De todo o tipo! Desde liderança a esquemas tácticos, a debates, a fóruns de Treinadores, tudo isso são experiências de troca e partilha de ideias importantes para a evolução do Treinador.
Outra forma para se melhorar poderá ser conseguida através do trabalho em diferentes contextos. Quanto em mais diferentes contextos se trabalhar, maior a capacidade de arranjar soluções aos problemas futuros. Trabalhar em vários contextos não significa mudar várias vezes de clube, antes procurar desafios novos e não se conformar ou acomodar ao local onde se treina (por ser perto de casa ou por estar habituado aos “cantos da casa”).
A competição está em nós mesmos, quer se trate de um jogador ou Treinador! Acreditem e trabalhem para os objectivos. E quando lá chegarem, continuem a fazer o mesmo, só assim serão sempre melhores e vão conseguir manter-se no topo!


                                                                            Rui Gomes


Enviar um comentário

0 Comentários