Advertisement

Main Ad

Quanto "Pesa" a Idade do Treinador?


A nível profissional ou a nível amador existem Treinadores de Futebol com várias idades, uns mais novos, outros mais velhos! Como em todas as áreas profissionais, e partindo das idades, no Futebol são criados estereótipos. Quantas vezes ouvem-se comentários depreciativos do género: “este Treinador é muito novo”, “este Treinador é muito velho”, “ este Treinador por ser novo tem pouca experiência” ou “este Treinador por ser velho, não evoluiu”…Será a idade um problema para um Treinador de Futebol?  
Algo importante de referir é que a idade do Treinador não tem a ver com a experiência do Treinador. Podemos ter um Treinador que inicia a carreira de Treinador aos 40 ou 50 anos e outro que inicia aos 20 e já treina há 5 anos, ou até é possível que o Treinador mais novo tenha mais experiência a nível de treino.
A imagem abaixo apresenta a idade média dos Treinadores de Futebol das principais primeiras ligas de Futebol da Europa (Janeiro de 2017). Embora não apresente a Liga Portuguesa, por curiosidade, esta apresenta no arranque desta época de 2017/2018 uma média de idades dos treinadores de 48 anos, mas com uma amplitude que vai dos 33 aos 63 anos! Se a idade significasse sempre qualidade, os melhores Treinadores teriam mais de 60 anos e a realidade não demonstra isso!


É consensual que um Treinador necessita normalmente de um amplo período de preparação, mas a realidade tem demonstrado que muitos dos Treinadores de hoje foram já jogadores! Durante esse tempo, e ao passarem por diferentes Treinadores, sistemas de treino, conceitos de jogo, por bons e maus resultados, foi-lhes “oferecido” uma ampla preparação com esses conhecimentos “teórico-práticos”.
Assim, na minha opinião, a idade interessa muito pouco, o que mais conta, no meu entender, define-se por QUALIDADE e COMPETÊNCIA!
Um aspecto que poderá ser intrínseco à idade e que se vai aprendendo com a experiência acumulada é a Liderança. Treinadores mais velhos provavelmente terão maior facilidade em saber liderar, no entanto, o Treinador mais novo terá outras formas de o fazer, provavelmente com uma maior proximidade aos atletas, o que, no meu entender, acaba por ser uma excelente e diferente forma de liderar.


Não definam um Treinador pela idade, definam pela competência!

                                                                            Rui Gomes

Enviar um comentário

0 Comentários