Advertisement

Main Ad

Um Bom Treinador É...(Ou as Três Regras de Ouro Para Ser Um Bom Treinador)


Alguém sabe dizer quais são as três regras de ouro para se ser um bom Treinador? Alguém quer arriscar um palpite que pretenda ser unânime ou, na melhor das hipóteses, maioritariamente aceite por todos, sejam eles Treinadores ou Adeptos? Bem sei que é difícil, até porque hoje em dia parece haver uma cisão entre as opiniões que determinam o que faz um bom Treinador. Uns defendem que um bom Treinador é aquele cujo Processo de Treino é notório no futebol praticado pela sua equipa, outros acreditam que um bom Treinador é aquele que procura reagir rápido à perda da bola e que procura actuar em constante pressão sobre o portador da bola, uns quantos defendem que um bom Treinador é aquele que defende bem e explora o contra-ataque, enfim, há uma vasta corrente de opiniões e poucas ou nenhumas são unânimes.
Sinceramente, essa falta de unanimidade não me espanta nem me escandaliza. Primeiro porque sou contra todo e qualquer tipo de unanimidade (a História da Humanidade dá-nos imensos exemplos do que a unanimidade pode levar o ser humano a fazer). Segundo porque o Futebol é paixão e é sentimento! Por muito que se possa desejar que certas e determinadas doutrinas entrem em voga ou sejam socialmente aceites de forma global, o ser humano escolhe aquilo com que mais se identifica, aquilo de que mais gosta ou simplesmente aquilo que o faz mais feliz. Se para uns o estilo é quase tudo para o alcançar determinados objectivos, para outros o objectivo é o único foco realmente importante, sendo o estilo uma invenção dos “líricos e dos poetas”.
Serve esta introdução para deixar bem claro que tudo é possível e passível de acontecer no Futebol: seja o estilo, seja o objectivo, seja a identificação com um estilo ou a preferência apenas e só pelo objectivo. Perante este cenário, será que vale a pena procurar definir o que realmente faz de um Treinador um bom Treinador?
Sem possuir quaisquer tipos de certezas dogmáticas ou verdades absolutas, posso dizer apenas que sei o que, para mim, é um bom Treinador. Tenho as minhas referências e todas elas são distintas: gosto de Guardiola, de Bielsa, de Simeone, de Mourinho, de Klopp, de Conte, de Allegri, de Paulo Fonseca, de Sarri, de Paulo Sousa, de Muricy Ramalho, do saudoso Telê Santana, de Del Bosque, de Ancelotti, de Nageslmann, de Tuchel, de Sampaoli, só para dar um pequeno exemplo. Estou a tentar descobrir mais sobre Cruijff, Lillo, Cano...


Gosto de um pouco de cada um, sendo que, obviamente, tenho a minha predilecção, mas cada vez mais me apercebo que, no meio de um Futebol cada vez mais complexo, ser simples pode passar a ser um caminho a seguir. Quiçá o caminho a seguir. E se pensarmos bem, se olharmos para Del Bosque, para Ancelotti e agora para Zidane...o que têm eles em comum?
Aproveitando uma conversa tida com José Boto, devidamente autorizada a ser transcrita neste artigo (obrigado, uma vez mais, José Boto), dei-me conta de um conjunto de pressupostos que alguém lhe deu a conhecer há uns anos em Espanha, os quais são referentes ao que pode realmente definir um Treinador como sendo bom. Passo a explicar: de acordo com um Treinador que ministrava Cursos para Treinadores em Espanha (o qual escrevia estas três frases no quadro e deixava-as à vista de todos até ao final do curso), o melhor Treinador é aquele que...

- Escolhe os melhores

- Coloca-os nos lugares deles

- Não os chateia muito


Segundo esse Treinador, estas são as três regras de ouro para que todos possamos ser um bom Treinador. Só isto, pensarão os leitores? Só isto e um Treinador consegue ser um bom Treinador? Eu sei que parece redutor, mas acreditem que não é nada fácil conseguir seguir estas três regras. 
Então e onde entram os processos, as basculações, os contra-golpes e afins? Pois bem, se eu tivesse a resposta a todos estes enigmas, certamente que os leitores já teriam tido acesso às minhas respostas, pois acredito na partilha de ideias e de informação e acredito que aqueles que possuem mais conhecimento devem partilhá-lo com os demais, de modo a ajudar os outros a serem melhores. E quem ajuda os outros a crescer, cresce indubitavelmente mais do que se guardar toda a informação para si...
Mas dar-vos-ei a minha opinião. Sou apologista do Processo de Treino. Tenho a minha própria definição de Processo de Treino. Do meu Processo de Treino. Não sei se é melhor ou pior do que os restantes, sei apenas que é meu. E que surgiu como resultado de todas as experiências até agora vividas e de todos os grupos de trabalho até agora orientados. Se durante estes anos de experiência eu agi sempre de acordo com estas três regras de ouro? Não. Claro que não. Ora porque as conjunturas não o permitiram, ora porque as minhas opções não foram nesse sentido. Se o facto de não as ter seguido à risca (desconhecia a sua existência até ao passado domingo, sou sincero) fazem de mim um mau Treinador ou um Treinador menos bom? Penso que não, mas, e uma vez mais, todas as leituras são possíveis e passíveis de serem feitas.
Têm a palavra os meus jogadores, os nossos leitores e todos quantos quiserem opinar... 


                                                                                            Laurindo Filho


Enviar um comentário

0 Comentários