Advertisement

Main Ad

Premier League 2017/2018: Previsões

Em plena silly season encontro sempre prós e contras neste período de pré-temporada, em que os demais clubes se concentram nos treinos e jogos amigáveis de maneira a incutir nos atletas os processos que ditarão os resultados da equipa ao longo da temporada. É tempo de afinar a máquina. E ainda que se analisem amigáveis e os rumores das transferências sirvam para entreter o comum adepto, é triste perceber que, na semana antes do início de muitos campeonatos, incluindo o português, os principais tópicos de conversa sejam dois. A saber: o julgamento de Cristiano Ronaldo e a capacidade da imprensa espanhola em decifrar e revelar o que foi dito no tribunal; e o montante superior a 500 milhões de euros que envolve a transferência de Neymar para o PSG de Unay Emery, ficando para a história, a realizar-se como o negócio mais caro do Futebol, situado nos 222 milhões de euros. Faz lembrar aqueles sacos de boxe nas feiras, em que se insere uma moeda, dá-se um murro no saco e depois o record aumenta e aumenta e aumenta… Suponho eu, nunca testei.
E Futebol? A Premier League inicia a 11 de Agosto com um Arsenal x Leicester City, bom teste para duas fortes equipas, depois de já neste domingo Arsenal e Chelsea disputarem a Community Shield (Supertaça Inglesa). Futebol inglês ao mais alto nível, o futebol mais atraente e espectacular que o adepto pode apreciar. Minha preferência, está claro.
E este ano voltaremos a ter uma Premier League repleta de bom futebol, espectáculo e muitos candidatos a um título que também ele começa a ganhar o rótulo de campeonato mais difícil de se conquistar. Repare-se que, inicialmente, 5/6 candidatos se colocam sempre numa posição privilegiada para vencer a Premier League. Ainda que, e naturalmente, ao longo da temporada se comecem a afastar dos lugares cimeiros 3/4 equipas. Mas Manchester United, Manchester City, Liverpool, Chelsea e Arsenal reforçam-se para acabar o ano em primeiro lugar. Temos também a intromissão do Tottenham que, mesmo sem reforços, torna-se candidato por diferentes razões, mas com um elenco igualmente capaz.
Em detalhe, falemos do campeão, o Chelsea de Antonio Conte: indubitavelmente uma tarefa mais difícil, essencialmente por três razões: tendo de defender o título da Premier League, não considero que a pressão extra seja um factor negativo, é para isto que os jogadores e treinadores vivem, para os grandes desafios. Já o facto de terem de conjugar a Premier League com a participação na Liga dos Campeões fará com que a época seja mais exigente e aí veremos qual será a resposta. Segundo, porque, a meu ver, o Chelsea usou o mercado de verão para se reforçar, mas ficou mais fraco. Rudiger parece uma boa adição a uma defesa que ficou sem o capitão John Terry, mas as trocas de Diego Costa e Matic por Morata e Bakayoko enfraquecem o plantel. Terceiro, porque o período de transferências parece ter trazido alguns atritos entre treinador e presidente. E sabemos que o Chelsea não é um clube fácil neste aspecto e sabemos as consequências que costuma ter.


O Manchester City…Bernardo Silva, Ederson, Mendy, Kyle Walker, Danilo…Sejamos justos, é o melhor plantel da Premier League e um dos melhores do mundo. Torne Pep Guardiola este melhor plantel na melhor equipa e muito dificilmente o campeão será outro. É a minha previsão para campeão em 2017/2018. Veremos se a filosofia e as ideias de Pep estarão este ano mais claras aos olhos dos seus jogadores que, me parece que as compreenderam, mas foram incapazes de as colocar em campo com a regularidade desejável. E Ederson permite coisas diferentes a Pep e à sua equipa. Através da sua capacidade de colocar a bola com a eficácia  que conhecemos, permite ao City usar e abusar da profundidade no pontapé de baliza, obrigando as linhas defensivas adversárias a baixar, por não haver fora de jogo, abrindo espaço no meio. Ou as linhas baixam todas, juntas ou então abre buraco. E parece-me que cada vez mais as equipas vão retrair-se frente ao City de Pep dando-lhe o que mais gosta: a iniciativa do jogo. Este City promete.
O Tottenham Hotspur para mim é candidato e afirmo-o sem receio. Sem medo de mais tarde estar enganado. O elenco é praticamente o mesmo que durante duas longas épocas permitiu a Leicester City e Chelsea terem um concorrente à altura. Gostaria de realçar uma estratégia de comunicação de Mauricio Pochettino para preparar os seus jogadores para a época que se avizinha: “ É muito difícil convencer bons jogadores a vir para cá com a possibilidade de irem para o banco. É aí que começa o problema.” É, de facto, fantástico. Pochettino acha que já tem ao seu dispor os melhores. E que vontade que eles devem ter de mostrar em campo as suas valias e a vontade que têm em lutar pelo seu treinador.
O Manchester United de Mourinho prosseguirá em 2017/2018 o seu renascimento após a retirada do mítico Sir Alex Fergunson. Será suficiente para o título? Lukaku, Nemanja Matic e Lindelof trazem, sem dúvida, qualidade a um elenco que se deverá reforçar com mais um ou outro elemento. A preferência de Mourinho vigora, ou seja, a contratação de poucos elementos, mas de qualidade indubitável. Veremos, será sem dúvida uma das grandes questões da próxima época. Ainda assim, pede-se um campeonato superior e uma qualidade exibicional bastante mais elevada.
Arsenal e Liverpool parecem partir como “outsiders” mas historicamente devem ser tomados em conta. Interessante a estratégia de Klopp num quarteto ofensivo bastante rápido e energético: Coutinho, Salah, Firmino e Mané. Promete. Lacazette no Arsenal será também um aliciante. Veremos se as equipas conseguem quebrar o longo jejum que ambas atravessam. Um cenário difícil, creio.


Outros pontos de interesse:

è A possibilidade de vermos Marco Silva na Premier League, num cenário bem mais simpático que o último em que esteve envolvido. Aponto o seu Watford para o meio da tabela.

è O Leicester City conquistou a Premier League em 2015/2016. Permitiu ao clube uma conquista inédita, a participação na Liga dos Campeões da época transacta e o afastamento do rótulo de candidato à descida ano após ano. Creio que sem “shenanigans” farão uma época tranquila.

è Newcastle United e o seu regresso ao principal campeonato inglês. O regresso também de um treinador campeão europeu, que há pouco tempo esteve a liderar o Real Madrid. Prevê-se uma época tranquila, ainda que a Premier seja outro patamar.

è O investimento do West Ham United. Estádio que arrepia pela maneira como o público se entrega ao espectáculo, no qual Chicharito Hernandez, Arnautovic, Joe Hart e Zabaleta prometem participar. Top-6 será? Ver para crer…

è O progresso de Eddie Howe e do seu Bournemouth. Depois de uma época de altos e baixos, este jovem treinador, com uma equipa que em termos de investimento está longe das mais dispendiosas, terá neste 2017/2018 nova oportunidade de deslumbrar os adeptos do Futebol.

Top 5 reforços:

è Ederson (Manchester City)

è Bernardo Silva (Manchester City)

è Javier Hernandez (West Ham)

è Nemanja Matic (Man.Utd)

è Andrew Robertson (Liverpool)

Que role a bola, para que se comece a falar de Futebol!


                                                                         Pedro Cardoso


Enviar um comentário

2 Comentários

  1. É realmente muito interessante a posição de Pochettino em relação ao mercado e à própria Premier League. Apesar de na época passada terem participado na Liga Europa, na Champions o nível é outro. É essa a minha curiosidade para a temporada que se avizinha. O plantel é equilibrado, mas parece-me 'curto'.

    Quanto ao resto, excelente análise, a meu ver. Espero um Bournemouth entusiasta, enquanto, para mim, o West Ham será sempre uma incógnita pela falta de regularidade. Mas "que role a bola, para que se comece a falar de Futebol!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pela amostra que tivémos nos últimos dois anos, o Tottenham tem de ser encarado como um dos candidatos. Mas parece faltar um título a esta equipa, já que o bom Futebol se não tiver como consequência títulos, será sempre olhado com desconfiança. Quanto ao título da Premier League e a profundidade do plantel, Leicester, Atlético Madrid e Mónaco já cometeram proezas de dificuldade igual ou maior. Veremos...

      O Bournemouth será uma das curiosidades da nova época e acompanhar os investimentos de West Ham e Everton também será motivo de interesse. Porque parece haver uma linha que separa o Top-6 do resto das equipas e parece me difícil poder haver um intruso nesse Top.

      Obrigado pelo comentário, continue a acompanhar o Futebol Apoiado.
      Cumprimentos.

      Eliminar