Advertisement

Main Ad

Os Gurus do Futebol - José Mourinho


O 1º episódio de um programa chamado "Gurus do Futebol" (no qual se fala dos melhores Treinadores de Futebol do mundo, apresentando os seus perfis e carreiras) foi sobre José Mourinho. Num programa com cerca de 45 minutos, José Mourinho mostrou-se como ele é! Irreverente, controverso, polémico, inteligente! Como particular apreciador de todo o seu sucesso como Treinador, fui tentando registar algumas frases e ideias de destaque, ao longo da entrevista, de modo a reflectir acerca delas e levar os nossos leitores a procurar fazer o mesmo.
A entrevista começa logo com uma frase marcante ao dizer que  “Ser treinador é o emprego mais difícil do mundo” e justifica-se dizendo que ninguém à volta do Futebol procura estabilidade, desde os jogadores, aos agentes, passando até pelos próprios clubes, todos procuram a mudança num mundo do Futebol onde cada vez impera mais o dinheiro. É por isso que torna o trabalho dos Treinadores sempre mais complexo e instável.
Quando questionado sobre o que diferenciava os melhores Treinadores, se eram as lideranças, se eram as metodologias, se eram as várias formas de “ler o jogo”, Mourinho responde dizendo que “É TUDO”, pois é a conjugação de vários factores e da leitura correcta de todos os detalhes que vai ditar se o Treinador é, ou não,  competente. Destaca ainda que é necessário saber trabalhar sobre pressão, pois, por exemplo, saber ler o jogo sobre pressão pode dificultar a opção correcta do treinador.
A determinada altura a entrevista aborda a questão dos Treinadores que gostam de valorizar os seus percursos académicos ou seus os percursos como ex-jogadores profissionais como algo essencial para chegar a Treinador Profissional. Perante isto o Special One diz que, quando iniciou a carreira, também pensava que seriam determinantes esses atributos, mas quando começou a sua ascensão percebeu que não é só por estudar desporto/futebol ou ter sido um ex-atleta de topo que se chega a tornar-se um bom Treinador.
Sobre as relações com jogadores, um tema sempre essencial nos dias de hoje,  José Mourinho afirmou que “o mais importante é ter uma relação honesta”, assumindo ter tido relações espantosas com alguns jogadores e com outros nem por isso, mas o importante é que independentemente disso continuou a ganhar.

"A honestidade não é uma boa qualidade no futebol, às vezes é melhor ser politicamente correcto".

Questionado sobre como é que Portugal, sendo um país tão pequeno, conseguiria ter tanto talento, desde Treinadores, jogadores, árbitros e até agentes, o treinador do Manchester United responde dizendo que a “PAIXÃO” por este desporto será umas das grandes justificações, referindo também que, de forma geral, em Portugal, se trabalha bem na Formação.

 

Outras das questões interessantes abordadas pelo jornalista foi o uso dos “mind-games” em que Mourinho diz que nem ele se considera “um expert em mind-games”, pois, segundo ele, raramente tem o objectivo de afectar os adversários com as suas palavras, procurando sempre ser ele próprio em todas as conferências de imprensa.
Antes de terminar a entrevista, o ex-treinador do Chelsea foi questionado sobre o que teriam sido os pontos mais altos e mais baixos da sua carreira, ao que responde que o mais alto foi a felicidade da Champions League pelo Inter e pelo orgulho da Champions League no F.C.Porto. Os pontos mais baixo terão sido as 3 meias-finais da Champions League onde perdeu, sendo que, em duas delas, foi eliminado nas marcas da grande penalidade.
Acaba a entrevista dizendo que não pensa como quer ser recordado quando acabar a carreira e dizendo que quando se retirar será de forma definitiva.

“Melhor qualidade para ser um profissional é amar o clube” – JM

E vocês o que pensam sobre a profissão de treinador? O que diferencia os melhores treinadores? O que se deve valorizar no trajecto? Que relações se devem ter com os atletas? 


                                                                            Rui Gomes



Enviar um comentário

0 Comentários