Advertisement

Main Ad

Pensar o Treino: “Keep It Simple, Stupid”


Pensar o treino é uma crónica dentro da temática de Guarda-Redes, idealizado e focado essencialmente em debater questões relativas ao treino de Guarda-Redes.
“«Keep It Simple, Stupid» (Mantenha Simples, Estúpido) (KISS) é um princípio geral que valoriza a simplicidade do projecto e defende que toda a complexidade desnecessária seja descartada.” (Wikipédia)
O princípio acima descrito pode ser aplicado às mais diversas áreas. Na minha opinião o Treino deve ser uma delas. Como Treinador passamos por várias etapas durante a nossa formação. À medida que progredimos, sentimos a necessidade de inovar a cada dia e melhorar  as nossas sessões, algo que, no meu entender, está correcto, mas nunca nos devemos esquecer do mais básico e essencial.
Já Leonardo Da Vinci dizia que a “simplicidade é o último grau de sofisticação”. Totalmente de acordo. Não é fácil olhar para além de todas as barreiras e constrangimentos e nos focarmos no essencial e mais básico, que deve estar na origem de qualquer processo de trabalho e/ou formação. Este é um princípio que deve estar na base do nosso pensamento quando pensamos no treino.


Quantos de vocês Treinadores já não sentiram a necessidade de inovar? Quantos de vocês já fizeram exercícios que não resultaram? Porquê? A meu ver a resposta pode estar no KISS! Um dos princípios do treino é a progressão. Com o princípio da progressão vem a necessidade de aumentar a complexidade. Mas nem sempre aumentar a complexidade (grau de dificuldade) significa fazer grandes exercícios com enormes componentes, com mais material e um enorme número de variantes. A resposta por vezes é a mais simples e aqui volto a reiterar a frase de Da Vinci.
Quanto ao Treino de Guarda-Redes, na sua vertente mais específica, acho que este é um erro muitas vezes cometido, principalmente durante os escalões de Formação. Já passei por lá e falo por experiência própria. Queria provar algo, não tinha uma ideia concreta do que pretendia da sessão de treino. E este parâmetro é essencial! Qual o meu objectivo em determinada sessão de treino? Será esse objectivo relevante? Crucial? Essencial?
“Menos é mais” (Mies Van Der Rohe), aquele chavão que todos usamos, mas na realidade não pensamos bem nele. O tempo é escasso e as oportunidades são únicas, devemos potenciar e aproveitar ao máximo o tempo disponível... “Keep It Simple, Stupid.”

Juntos somos mais fortes!


                                                                       Miguel Menezes

Enviar um comentário

0 Comentários