Advertisement

Main Ad

Futuro Redondo – Um olhar sobre a ousadia de Marco Silva

Momento em que Marco Silva muda o esquema para uma defesa a quatro. Nos vinte minutos seguintes teve mais bola que o adversário encostando-o ao seu meio campo defensivo. Estávamos perante a confirmação de uma nova abordagem nos Tigers. O gosto pela bola. 


Sou um fã confesso da Premier League, considerando-a mesmo um mundo à parte no universo do Futebol. E sou um fã confesso de Marco Silva, por diversas razões, sendo a mais relevante o facto de ser um treinador que impulsiona as suas equipas a praticar algo que me agrada imenso – Futebol Espectáculo. Esta sua nova aventura nos Tigers dá-me uma certeza: em caso de sucesso (tenha-se como sucesso a permanência na Premier League), Marco Silva terá reconhecimento no campeonato mais interessante do mundo do Futebol, além daquele que levou o Hull City a contratá-lo e isso é bastante aliciante. No que diz respeito à sua já notória influência no futebol praticado pelos Tigers, parece-me que o jogo Chelsea vs Hull City pode revelar-nos aquilo que será a sua equipa daqui a um/dois meses em termos das Ideias, dos Princípios e do Modelo de Jogo que irá trilhar para atingir o seu principal objectivo.
O Hull City apresentou-se em Stanford Bridge com uma defesa a três. Maguire, Dawson e Davies eram os três jogadores mais defensivos, sendo que a largura da equipa ficava a cargo de Robertson na esquerda e Elabdellaoui na direita. A preocupação em criar superioridade numérica nos flancos, aquando do momento defensivo obrigavam Evandro a fechar na direita e Clucas na esquerda. No plano defensivo, e para encurtar o espaço a Diego Costa, quando o centro de jogo era o corredor central, um dos três defesas saía para a posição 6. Marco Silva habituou os seus conhecedores a equipas bem organizadas e a equipa tinha a sua estratégia defensiva bem planeada.
E quanto ao processo ofensivo? Que resposta dava a equipa com bola? Na verdade, parece-me ser aqui que se denotarão as principais diferenças no futuro desta equipa. Mais do que discutir se o esquema defensivo se apresentou com dois ou três centrais, até porque o futebol para mim é bem mais que um desenho, atentemos ao processo ofensivo.
Com efeito, contratar Marco Silva é contratar uma nova abordagem, baseada num estilo diferente dos antigos treinadores (lembrar que o Hull City já vai no terceiro treinador esta época). Contratar Marco Silva é apostar no controlo da bola, na definição dos ritmos do jogo, tal como se viu nos poucos jogos que o técnico português já fez. Neste jogo com o Chelsea, os momentos com bola foram poucos, considerando aquilo que Marco Silva pretende (compreenda-se o contexto do jogo), mas contra Bournemouth e Manchester United o controlo foi pleno. Um futebol com bola e com vários apoios/soluções ao portador da bola na tentativa de criar desequilíbrio no adversário. Um verdadeiro futebol apoiado, concordando precisamente com o nome deste Blog.
Atendendo ao novo conjunto de ideias que esta equipa vai levar e tentar transportar para dentro de campo até ao final do campeonato, surgem-me várias questões. O tempo corre contra Marco Silva, obviamente. Pôr em prática uma mudança de paradigma tão grande numa equipa leva tempo. E em Futebol, tempo é um factor bastante relativo. A equipa precisa de ganhar e de ganhar rapidamente. Mas terá o treinador português equipa suficiente, qualitativa e quantitativamente, para poder implementar realmente as suas ideias? Até que ponto é que as ausências de Livermore, Snodgrass e Mason serão nefastas para a implementação desta nova abordagem?
Acredito que um treinador define-se pelas suas ideias aliadas ao contexto em que se encontra. E tenho a certeza que Marco Silva triunfará (ou não) consoante aquilo que defende no Futebol.


Pedro Cardoso

Enviar um comentário

0 Comentários