Advertisement

Main Ad

Os Pais no Futebol de Formação (Apoio ou Desequilíbrio): Como agir?


O papel da Família no desenvolvimento, crescimento e educação do jovem jogador é fundamental, assim como em quase todas as etapas na vida do atleta. A Família tem ‘’pequenos/grandes’’ pormenores que terão reflexo no resultado final de todo o processo de crescimento.
Nas camadas mais jovens do Futebol de Formação, os Treinadores são algumas vezes confrontados com Pais problemáticos que, numa tentativa impaciente de ajudar o seu filho, tornam-se quase seus “inimigos”. A atitude dos Pais pode influenciar negativamente o comportamento do filho, já que há casos em que jovens atletas com talento não resistem à pressão e consequentemente não atingem o seu potencial máximo, acabando por desmotivar ou até mesmo abandonar o Futebol.
Na relação Treinador-Atleta-Pai, a forma mais correcta de agir será, desde logo, reunirem no início de cada época, de modo a que todos possam perceber quais os critérios e as prioridades do clube para cada um dos seus escalões (por exemplo, também seria importante a distribuição de um flyer com informação para todos os Encarregados de Educação). Os Pais vão sentir que são realmente uma parte relevante da estrutura e perceber a importância que os seus filhos atribuem ao seu apoio…como Pais. Um apoio que irá contribuir para melhorar o comportamento e o desempenho dos seus próprios filhos. Para além dessas reuniões primárias, podem ainda ser marcadas outras (mensalmente ou trimestralmente) para se perceber o grau de satisfação dos Encarregados de Educação sobre os aspectos acordados no início de época. Seja qual for a periodicidade deste género de acções, é fundamental que haja coerência e consonância entre todas as partes durante toda a época. Deste modo, os clubes poderão desenvolver um trabalho sustentado e salutar, ajudando os jovens atletas a desenvolver-se e a evoluir com alegria, motivação e com resultados visíveis.
Os Pais, para além do seu papel natural e insubstituível, podem também ser um grande apoio para o seu filho:
·         Interessando-se pela sua atividade desportiva;
·         Dando-lhe assistência e colaborando nas deslocações;
·         Ajudando-o a compreender as razões dos seus êxitos e dos seus fracassos desportivos;
·         Levando-o a perceber que os erros fazem parte do processo de crescimento;
·         Dando-lhe autonomia e liberdade dentro das “4-linhas”


Tudo isso pode ser alcançado graças ao apoio directo dos Pais…enquanto Pais.
Numa esfera distinta, mas nem por isso menos importante, os Pais têm um papel fundamental promovendo uma boa alimentação (pós e pré-competitiva), um repouso adequado (descanso e horas de sono) e o acompanhamento da vida escolar do jovem atleta. Todos esses pontos podem ter influência no jogador, ou seja, podem afectar ou melhorar o rendimento do atleta.
Sem dúvida que os Pais, dependendo dos actos e acções que são praticados, podem ser um factor de equilíbrio ou desequilíbrio no crescimento e desenvolvimento de uma criança. Cabe aos clubes e escolas de formação fazê-los compreender que, no entender dos responsáveis, as opções que irão ser por si tomadas têm como principal objectivo ajudar na formação do seu jovem atleta.

                                                                                               Rui Gomes


Enviar um comentário

0 Comentários