Advertisement

Main Ad

O B.I. Futebolístico


Quantas são as vezes em que se fala em Etapas de Formação num atleta e depois nos esquecemos de as cumprir na íntegra, deixando o resultado de lado, pois a maior vitória de um Treinador de Formação tem que ser conquistada no futuro com uma correcta formação desportiva, pessoal e social.
A qualidade de um Treinador de Formação nunca poderá passar exclusivamente por uma avaliação de resultados no campeonato. A qualidade do Treinador terá de ser avaliada através da qualidade e o cunho pessoal que consegue incutir nos seus jogadores, as suas equipas e na sua forma de jogar. E tudo o que não seja pensado e analisado dentro destes parâmetros estará a ser avaliado de forma errada. Estará a ser avaliado dentro de uma gestão na qual não me baseio e da qual nem sequer quero fazer parte. Os títulos são bons, mas o que valerá um título se no futuro nenhum atleta conseguir chegar a profissional, ou sendo mais redutor, não conseguir sequer se mostrar com um bom rendimento e manter-se a um nível onde as diferenças já serão mínimas entre atletas?
Com este último parágrafo remeto-me para o título deste texto: o B.I. Futebolístico. Será que o ensinar e praticar um Futebol mais directo (pragmático, como dizem os entendidos dos tempos modernos) ao longo da Formação é o mais correcto? E o Futebol Apoiado? Para mim há que saber dosear o melhor interesse de todas as partes, ou seja, há espaço para tudo. A lei do “desenrasca” é a que opera melhor para mim! Essa lei provém do Futebol de Rua. Se tens de fazer uma tabela por ser essa a melhor opção, então nem hesites. Se tens de ir no um para um, por ser a solução encontrada no momento, então não hesites. Se o jogo está difícil e tens de recorrer ao remate, uma e outra vez, como forma de resolver o jogo, não penses duas vezes.
Com tudo isto, penso que há que tentar jogar o melhor Futebol possível com a bola no chão durante o maior tempo possível, mas ao mesmo tempo dar espaço ao atleta para errar e aprender com isso. Há que dar espaço para o atleta perceber as Ideias do Treinador e visualizar o terreno de jogo da melhor forma possível. Parece-me então errado, como tantas vezes se vê na Formação, o típico chutão na frente ou a célebre expressão “SOBE UNIÃOOO!” depois de um “barrote” para a frente. Parece-me por demais errado procurar explorar um atleta mais desenvolvido, passando o jogo a esticar na frente e procurar uma falha para o “Obikwelu” da equipa resolver o jogo.
Em relação ao B.I. Futebolístico, refiro-me directamente ao papel do Treinador na Formação do atleta. É importante o Treinador ter o seu Modelo de Jogo bem definido e fazê-lo passar ao atleta, obrigando-o a melhorar em função disso. A identidade do atleta irá ficar formada, dentro desse Modelo de Jogo e dentro dessa visão, com um estilo de jogo assente em Princípios de Jogo bem definidos e em que o atleta melhorará com a excelência da aprendizagem dos princípios básicos para o atleta. O que valerá saber uma penetração se depois a bola passa o tempo todo no ar, ou se tem espaço para progredir com bola e o Treinador manda-lhe dois gritos para chutar lá para a frente, de forma a não criar perigo para a sua equipa? De que vale trabalhar para o chutão, se depois vamos olhar para a Formação do atleta e não conseguimos retirar outro pensamento que não seja “este atleta vai acabar a carreira dentro de pouco tempo”, pois claro? A função do Treinador é trabalhar o atleta para gostar do desporto e da sua essência, para gostar da bola de Futebol e torná-la sua amiga.
Tudo o que não seja enquadrado dentro deste estilo, não é direccionado para mim. Prefiro perder jogos na Formação e ver um atleta a desenvolver-se diariamente, lembrando-o sempre dos erros que ainda comete, demonstrando-lhe o quão bom poderá vir a ser no futuro, caso consiga corrigir esses pequenos detalhes. Gosto de ver a identidade de um atleta com o meu cunho pessoal inserido, com marcas daquele que é o meu trabalho. É bom saber que no futuro irei ver o miúdo jogar e facilmente identificar as suas qualidades, pois de certeza que se irá destacar. Jogar Futebol Apoiado é então o mais correto? Talvez não, mas é a forma que gosto de ver o jogo e que destaco como estando mais perto de uma aprendizagem mais completa dos miúdos. Os miúdos irão tratar a bola por “tu” e saber cada momento dentro do jogo. A lei do “desenrasca” terá de operar, pois claro.
Com isto tudo, não digo que não gosto de ganhar jogos! Mas não é de todo o mais importante. Eu gosto é de ver o B.I. Futebolístico de cada um a aumentar e de ser avaliado por isso. Por fazer crescer pequenos jovens em grandes homens e grandes atletas ao mesmo tempo!


                                                                       Ricardo Carvalho
                              


Enviar um comentário

0 Comentários