Advertisement

Main Ad

Treinador de Guarda-Redes: duque ou ás de trunfo?


           É importante iniciar este texto esclarecendo que o Treinador de Guarda-Redes (TGR) é, antes de mais, um Treinador que é “somente” responsável pelos Guarda-Redes. Enquadra-se dentro de uma Equipa Técnica com outros elementos onde quem toma as decisões é o Líder – Treinador Principal.
A meu ver podemos analisar o TGR de duas formas: como um duque (apenas mais uma “carta do baralho”) ou como um ás de trunfo. E para que percebam esta minha análise, passo a explicar esta minha visão…
Mais uma “carta do baralho”: neste caso o TGR é visto como “o tipo que vai lá chutar umas bolas para os Guarda-Redes”. Pode parecer estranho, mas isto ainda acontece. Sejamos sinceros, não vale a pena assobiar para o lado e fazer de conta que esta atitude pertence ao passado. Porque não pertence apenas ao passado…E isso acontece por culpa de quem? De todos – Treinadores Principais, Estruturas Directivas e dos próprios TGR’s. E para chegar ao fundo desta questão quero deixar-vos três palavras que, na minha opinião, devem servir como guia para a valorização do TGR (Comunicação, Competência e Respeito).
 Ás de Trunfo: o TGR como uma mais-valia na Equipa Técnica e/ou numa Estrutura do Clube. A maior parte dos Treinadores Principais não faz ideia da complexidade que envolve o trabalho de um TGR nem como se desenvolve esse mesmo trabalho, descurando o facto de a valorização de uma posição tão específica advir daí (trabalho do TGR). Ora, se é ao TGR que cabe a responsabilidade de potencialização dos Guarda-Redes, e tendo em conta que as Equipas Técnicas são tendencialmente cada vez mais multidisciplinares, penso que o Treinador Principal tem de ser capaz de se rodear de pessoas capazes nas mais variadas vertentes (dando-lhes espaço para o desenvolvimento do seu trabalho, valorizando todos os que fazem parte do Processo de Treino de uma equipa). Acredito que o Treinador Principal possa ter opiniões quanto ao que devem/podem fazer os seus Guarda-Redes, mas sempre numa perspectiva global, de equipa, no seu papel e importância para o seu Modelo de Jogo.
Esta é a forma como os TGR’s podem ser encarados. E no que diz respeito aos três conceitos que podem servir de guia para a valorização do TGR, julgo ser importante dar-vos a conhecer as minhas ideias. Como tal…
Comunicação: muita, imensa, entre todas as partes, principalmente dentro da Equipa Técnica, reservando somente aqueles “pormenores” que interessam só aos Guarda-Redes e ao seu Treinador específico.
Competência: em qualquer área é importante. Aqui, acho extremamente importante. Acredito que se o TGR for competente e sério na sua área os resultados vão aparecer, o Guarda-Redes vai evoluir, a equipa vai ser beneficiada e a longo prazo a posição de Guarda-Redes também vai sair valorizada. O TGR tem de procurar o conhecimento, tem de querer mais do que ser “aquele tipo que vai lá chutar umas bolas” ou que “tira uns exercícios da internet”. O Treino de Guarda-redes é muito mais para além disso! Temos de procurar respostas, criar problemas, pesquisar e levar mais além o nosso conhecimento. Mostrar que somos realmente competentes e que temos espaço neste mercado, de modo a que possam valorizar verdadeiramente o TGR. Caso contrário e como se costuma dizer: “Por uns… pagam os outros todos…”.
Respeito: porque nada na vida a meu ver existe sem respeito, mútuo, pelo trabalho que se realiza, pelos outros, pelos Guarda-Redes e pelas decisões. Respeito também pelos nossos Princípios e Metodologia.
Queria concluir fazendo reflectir todos os envolvidos: Treinador de Guarda-Redes – duque ou ás de trunfo?

Miguel Menezes

Enviar um comentário

1 Comentários

  1. Parabéns Amigo, um bom Artigo de Reflexão sem dúvida, na verdade no nosso País o Trabalho do Treinador de G.Redes ainda é muito pouco Valorizado,quer nos Clubes, quer na opinião pública,(com raras exceções), estou convicto que os Treinadores Portugueses são dos melhores do Mundo, e lhes derem melhores condições (materiais e financeiras) irão ser ainda melhores, se calhar passare-mos a ser o "Ás de Trunfo". Forte abraço

    ResponderEliminar