Como se de uma
equipa de robôs se tratasse, alguns Treinadores das camadas mais jovens da Formação
(sub-13, sub-11, sub-8), passam a semana a estruturar de forma analítica, e por
vezes sem oposição, como a sua equipa deve defender e sobretudo como atacar. “E
fazes assim”, “e vais ao primeiro poste e deixas a bola passar para o teu
colega fazer golo”, “ não fintes, passa a bola!”… O miúdo que interioriza esta
mensagem uma semana, um mês, um ano…o que saberá fazer além de cumprir ordens
do Treinador? Estas “fábricas de robôs” terão sucesso a longo prazo?
Na minha opinião,
nos escalões de base da Formação e depois de terem um nível básico de
qualidades técnicas, os miúdos devem ser trabalhos desde cedo usando os Princípios
do Jogo (fundamentais e específicos).
No entanto, como se está a lidar
com crianças, deveria ser utilizada uma linguagem mais facilitadora, em vez de
os termos “penetração”, “contenção”, “cobertura”, etc… pois o atleta terá mais dificuldade
em entender o que o Treinador pretende, quer seja em contexto de treino, quer seja
no feedback em dia de jogo.
Um planeamento
baseado nos Princípios de Jogo será idealmente melhor do que elaborar sessões
de treino em que, por exemplo, a bola chega aos pés da criança e mesmo tendo
uma excelente possibilidade de progressão, fixar o defesa e (aí sim) fazer o
passe é dito constantemente “PASSA!”, ficando o atleta entre 2 a 3 segundos com
a bola nos pés antes de fazer um passe para qualquer lado… só para satisfazer a
ordem do Mister!
Provavelmente
os atletas quando chegarem a idades mais avançadas não irão pensar e executar
com rapidez, pois estavam formatados (como um chip num robô), ou seja, habituados
a que lhes indicassem o caminho. Os atletas já não irão arriscar no 1X1
(fintar), pois nunca o fizeram em idades mais baixas. Provavelmente não saberão
progredir com a bola nem ter uma boa tomada de decisão, tal como também não saberão
movimentar-se consoante o “centro de jogo”… isto tudo pois simplesmente não
tiveram a Formação adequada.
Formatar é
pensar no momento! Formatar é limitar! Formatar é fazer robôs a pensar no
próximo jogo!
Formar é dar
as bases e deixar o atleta descobrir! Formar é aprender com os erros! Formar é
deixar que os miúdos usem o seu cérebro!
Rui Gomes
0 Comentários