Advertisement

Main Ad

O Peso da Braçadeira


Podem perguntar o que têm em comum grande parte dos Treinadores de Futebol, a Estrada da Circunvalação, no Porto (EN12), a Marginal (EN6) - que liga Lisboa a Cascais - e a A5, auto-estrada alternativa a esse percurso. A resposta é simples: estão no topo da lista das estradas com maior número de vítimas em Portugal. Desde os escalões inferiores aos superiores. É uma comparação exagerada? Talvez, mas o objectivo é esse…chocar, acordar os Treinadores!
Não importa se têm 5, 10, 15, 25, 35 anos, importa ganhar! Não importa os talentos que são assassinados, importa ganhar! Não importam as lesões dos jogadores, importa ganhar! Não importam os valores da competição, importa ganhar!
O Treinador pode tudo, é em bom português “à vontade do freguês”. Faz-se o que se quer, sem saber o que se faz, faz-se porque se vê fazer, repete-se tudo, repete-se o erro dos outros, se for preciso. Quando se ganha...os melhores do mundo, quando se perde...não se vale nada.


Falo de “pilotos de aviões sem guia de voo”. Andam às cegas, treinam às cegas, apalpa aqui, apalpa ali, mas ganham, então, está tudo bem! Falo de “pilotos de aviões sem guia de voo”. Andam às cegas, treinam às cegas, apalpa aqui, apalpa ali, mas perdem, então, foi o árbitro, foram os jogadores, a falta de sorte e quando há lesões, ”ah foi o campo, foi cansaço do jogo, foi o “pique” e rasgou...”. E tornam a repetir e a repetir erros atrás de erros à espera de resultados diferentes!
A pergunta que faço é a seguinte: “Não será do Processo de Treino?”. E a resposta que obtenho é: “Não, não diga isso!”. Mas a pergunta que fiz não é a mais adequada, a pergunta certa seria: “Qual é o teu Processo de Treino?” e a resposta é: “Deixa cá ver o que vou fazer hoje”....
Chega! O Treinador do “Deixa cá ver o que vou fazer hoje”, é Pré-História. Todo o Processo de Treino e todo o planeamento deve ser cuidado, com vista ao desenvolvimento do jogador enquanto atleta, da equipa enquanto equipa, na qual está inserido, e sobretudo, o jogador enquanto Homem!

                              ("A Vida de um Treinador de Futebol é como um jogo de Futebol... 
                                            ...cada jogada pode definir a sua trajectória")
                  
Não importa a Metodologia que se segue, importante é seguir alguma. É preciso suportar o que fazemos, porque temos vidas nas nossas mãos, as quais devem ser tratadas com o devido respeito, para que não passem a vítimas no Futebol e transportem essas mazelas do Futebol para a sua vida fora do Futebol...
A braçadeira de Treinador tem um peso...há que saber carregá-lo!

                                                                            Filipe Silva

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. O treinador é cada vez mais julgado pelos resultados e banalizou-se o despedimento do treinador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente de acordo. E da mesma forma que comentei na página, creio ser esta a expressão que melhor caracteriza a vida de um Treinador, que independentemente do processo, não ganha - "Dez minutos de conversa e um despedimento rápido!"

      Eliminar