Advertisement

Main Ad

Vencer sem Compromisso? Impossível!


Dignidade. Atitude. Compromisso. Nos últimos tempos tenho procurado sistematizar algumas ideias no sentido de poder perceber melhor quais os predicados necessários para que uma Equipa (Amadora ou Profissional, de Formação ou Sénior) possa alcançar o Sucesso.
Entendendo por Sucesso a obtenção de resultados satisfatórios de acordo com o contexto e a realidade em que Treinador e Equipa trabalham, e sabendo ainda que só os que mais e melhor trabalham estão mais próximos do Sucesso, parece-me que existe sempre uma questão que fica por responder: O que é esse trabalhar mais e melhor?
Tal como afirmei no início deste artigo, tenho investido algum do meu tempo a tentar perceber como pode uma Equipa estar mais próxima do Sucesso. Para além das condições mínimas exigíveis (Plantel Equilibrado e Competitivo, Treinador Competente, Estrutura Directiva Competente, Departamento Médico Competente), julgo que há traços de personalidade que são essenciais para que os resultados surjam em consonância com a qualidade do trabalho desenvolvido e dos executantes que o desenvolvem. Razão pela qual falo em Dignidade, Atitude e Compromisso.
Seja em que nível competitivo for, uma Equipa deve ser Digna. Ter Dignidade é ter a plena certeza de que, no Futebol, nada se consegue sem trabalho. É ter a plena convicção de que, no Futebol, só o trabalho sério, honesto e conjunto podem levar um X número de pessoas a tornarem-se um grupo unido, forte e coeso, um grupo em que o todo é claramente muito mais do que a soma das partes. Ter Dignidade é ter a hombridade de encarar toda uma época como algo longo e trabalhoso, como algo que necessita de uma sementeira de bons hábitos e bons costumes para que a colheita final seja do agrado de todos.
Mas não basta ter Dignidade. É preciso também ter Atitude. Atitude competitiva e ganhadora. Nos treinos. Treinando e não apenas indo ao treino. Fora dos treinos. Descansando, levando uma vida concordante com a prática do Futebol. Nos jogos. Sendo titulares, sendo suplentes, sendo o 19º jogador. É preciso ter Atitude perante tudo aquilo que envolve e engloba o Futebol: os problemas individuais, os problemas grupais, os empates, as vitórias, as derrotas. É preciso ter Atitude durante todo um ano, pois nem mesmo no Verão convém descurar a parte física…não vá o acaso colocar-vos perante um Treinador que não permite jogadores acima do peso…

(Palavras de Cèsc Fabregas)

E é preciso ainda Compromisso. De todos estes conceitos, acredito que o Compromisso é aquele que está a cair mais em desuso. Infelizmente. O Compromisso a que me refiro é aquele que nos leva a treinar no nosso dia de anos, no dia de anos da nossa filha, no dia de anos da nossa mulher. O Compromisso a que me refiro é aquele que nos leva a não arranjar desculpas para faltar aos treinos, a não defraudar o trabalho e o planeamento de quem orienta a Equipa. O Compromisso a que me refiro é aquele que nos leva a deixar de ver todos os jogos da Champions ou da Liga Europa daquele clube que apoiamos ou do qual somos sócios. O Compromisso a que me refiro é aquele que nos leva a estar à chuva, ao frio, ao Sol, com neve ou com granizo para treinarmos com afinco e dedicação, pois só assim poderemos ganhar domingo a domingo.
Podem dizer-me: “Ah, mas são Amadores, são jovens, não ganham dinheiro, só querem lá andar…”. Compreendo. Mas não aceito. Não aceito nenhum desses argumentos porque se pensam que os Treinadores Amadores andam no Futebol pelo dinheiro…então estão redondamente enganados. Não aceito nenhum destes argumentos porque no meio desses mesmos jovens que só querem “lá andar” porque não ganham dinheiro, há outros jovens com ambições e há também Treinadores com ambições. Os quais não merecem o descomprometimento nem o alheamento das responsabilidades por parte de quem só “lá quer andar”. Para dar uns pontapés na bola há os alugueres dos pavilhões ou dos campos de Futebol de 7.
E aqui reside um dos maiores problemas do Futebol Amador. Especialmente do Futebol Amador. Muitos querem vencer, mas quase todos desconhecem o quanto têm de trabalhar para poder vencer. Muitos querem aparecer nos jornais, mas quase todos desconhecem o quão dignos têm de ser para merecer esse destaque. Muitos querem os prémios, o dinheiro e os títulos, mas quase todos esquecem-se de que os títulos, os prémios e o dinheiro só vêm para quem é digno, para quem tem atitude, para quem tem compromisso.
           Só terá Atitude quem souber ter Dignidade. Só terá Compromisso quem souber ter Dignidade e Atitude. Caso contrário, esqueçam. Porque Sucesso antes de Trabalho só mesmo no dicionário. Na vida real…na vida real as coisas não funcionam assim… 

                                                                                      Laurindo Filho


Enviar um comentário

0 Comentários