Advertisement

Main Ad

Da Força de Vontade ao Sucesso!


A forma como te entregas ao treino tem sempre impacto na forma como jogas. Nada de novo. Mas como conseguir no Futebol Feminino qualidade de treino? Intensidade? Uma equipa compacta? Motivação? Princípios? Conhecimento? Parece fácil para quem entende o treino ou trabalha ao mais alto nível, mas não o é, para quem forma uma equipa feminina, na maioria das vezes imatura e inexperiente.
Defendo os exercícios com bola e a integração de todas as jogadoras no treino, o que significa que para conseguir realizar treinos com qualidade aceitável, que forneçam capacidade física, técnica e orientação táctica, sou/estou obrigado a uma ginástica mental imensa, mas, principalmente, muita comunicação assertiva.
Imaginem que para realizar um treino têm apenas 16 jogadoras e estas são juvenis, juniores e seniores!!! Parece impossível, mas é exactamente esta a real situação que a maioria dos clubes em Portugal vive. Criar, montar, explicar e aplicar exercícios é muito fácil, aliás, é o básico. Difícil é conseguir manter um nível de treino com todo o plantel nesses exercícios, sem que se notem as lacunas, desconcentrações e a desmotivação das diferentes atletas em diferentes estágios de maturação.
Para ser Treinador de Futebol Feminino é obrigatório saber responder de forma particular à jogadora e posteriormente conseguir encaixar o assunto individual no grupo sem beliscar negativamente o sentimento emocional. Por exemplo, como conseguir explicar ao grupo a importância de ajudar uma colega que ataca bem, mas é muito imatura a defender e tacticamente inexperiente? Julgo que o segredo está na participação do grupo, só conseguimos sucesso se tivermos uma equipa unida, focada nos mesmos objectivos e, em grupo, ultrapassar lacunas e fazer face às enormes carências.
Uma das questões que mantem um número elevado de jogadoras a treinar, sendo que para mim esse número elevado são no mínimo 18 atletas, está na forma de explicar, ser honesto, frontal e demonstrar a importância de ter entrega e compromisso para com o treino. Saber explicar a importância da intensidade da atleta no exercício, mesmo que esta não jogue, é crucial para o sucesso da equipa. Ouvir desabafos do tipo, “eu treino, mas não jogo” ou “eu venho a todos os treinos, mas ela é que joga” deve ser bem explicado pelo treinador de forma clara. Por vezes o “Estás a trabalhar bem” não chega. É importante expor e demonstrar que apesar de a equipa estar a funcionar com as jogadoras que têm jogado, existem questões que colocam em risco o sucesso da equipa se essa atleta jogar, e, se existe algo que as mulheres gostam, é opinião sincera e a demonstração plausível de uma opinião.
Como a maioria das atletas não entende que o importante para a equipa pode não ser o que a atleta julga ser o melhor para si, isso faz com que a força de vontade seja fundamental para evoluir, sendo que o segredo está dentro de cada jogadora. A compreensão e superação constante no treino e a percepção do “para que serve esse tipo de treino” é primordial. Se juntarmos à força de vontade ao entendimento do jogo, se existir uma leitura correcta da competição e dos treinos, se a atleta compreender o porquê de não estar a jogar naquele momento, se apoiar quem falha, teremos, seguramente, uma jogadora de equipa.
Quem tem força de vontade para ser melhor, para lutar, para tentar fazer mais e entender que a equipa está primeiro do que a individualidade, terá sucesso garantido.
Quem tem uma equipa unida em treino tem uma equipa perto do sucesso em jogo.

                                                                           Filipe Silva


Enviar um comentário

0 Comentários